CP tira comboio aos turistas para garantir viagem do PS

Giacomo Giugiaro / Flickr

A CP – Comboios de Portugal suprimiu o comboio turístico MiraDouro que devia realizar-se neste sábado, para garantir o transporte especial dos militantes do PS para a Festa de Verão do Partido, em Caminha.

O dado foi confirmado ao Dinheiro Vivo pela Comissão de Trabalhadores da IP – Infraestruturas de Portugal, a empresa responsável pela gestão da ferroviária nacional.

“Devido à falta de material, o comboio MiraDouro (21811), com saída de Porto-São Bento às 9h25, foi suprimido”, explica o porta-voz da Comissão de Trabalhadores da IP, Fernando Semblano. “Como a CP tem várias locomotivas a Diesel avariadas, a empresa optou por suprimir este comboio porque esta locomotiva será utilizada num serviço especial no período da tarde”, acrescenta este elemento.

O Dinheiro Vivo nota ainda que “o comboio 21812, que deveria fazer o percurso de regresso, entre Régua e Porto-São Bento”, também foi suprimido.

A CP debate-se, nesta altura, com uma crise de falta de material que afecta o serviço regular de passagens. E a situação pode complicar-se ainda mais, uma vez que Espanha anunciou que não pode alugar mais comboios a Portugal.

A empresa já tem recusado a realização dos chamados “comboios especiais”, tendo nomeadamente recusando ao Benfica os transportes que eram feitos com adeptos até ao Estádio da Luz.

O facto de ter alugado uma composição com sete carruagens para transportar militantes do PS entre o Pinhal Novo e Caminha, para a Festa de Verão do partido, que marca a rentrée política dos socialistas, está assim a causar polémica.

O Dinheiro Vivo nota que “o único comboio especial que a CP tem agendado para hoje é a viagem dos militantes do PS”.

A locomotiva Diesel que seria utilizada no comboio MiraDouro é necessária para mover esta composição até Caminha, o que motivou a supressão do transporte turístico.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Em Portugal há cidadãos de primeira que são os dirigentes e militantes socialistas.
    E há cidadãos de segunda, que é tudo o resto.
    Qual a novidade do pais parar para o comboio Especial do PS cheio de cidadãos de primeira, passar ?!
    Nem no tempo da outra senhora, se assistia a tal coisa.

RESPONDER

Há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos

A TSF avança esta terça-feira que há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos por causa da falta de pessoal. De acordo com a rádio, o Gabinete de Prevenção e Investigação de …

Cientistas "acordam" bactérias com 100 milhões de anos

Os micróbios e as bactérias estavam presentes em argilas enterradas no fundo do mar do oceano Pacífico e são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta Terra. Uma equipa de cientistas, dos Estados Unidos …

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …