Pandemia de covid-19 deixa mais de 4 mil cancros por diagnosticar

Mahmoud Khaled / EPA

A pandemia de covid-19 está a levar a que os cuidados oncológicos sejam descurados. Previsões apontam que haja mais de 4 mil pessoas com cancro sem saber.

Nos tempos que correm, o Serviço Nacional de Saúde está atulhado devido aos pacientes de covid-19. A pandemia deixa os cuidados não urgentes fechados há mais de um mês e a oncologia é uma das áreas mais afetadas.

Segundo o Expresso, os prestadores de cuidados de saúde adiantam que ficaram por fazer mais de 20 milhões de exames de diagnóstico e análises clínicas. Além disso, a Liga Portuguesa Contra o Cancro travou os 30 mil rastreios mensais a tumores. Desta forma, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia prevê que haja mais de 4 mil pessoas com cancro sem o saberem.

Em média, em cada mil rastreios 2,5 dão positivo e por mês são feitos 30 mil. As estimativas apontam para 4.849 novas neoplasias por diagnosticar: 856 colorretais, 581 da mama, 551 da próstata, 440 do pulmão, 240 do estômago ou 135 do pâncreas.

“No último mês, desde que o Governo decidiu suspender tudo o que não fosse urgente, estão congelados mais de dez milhões de atos só para utentes do SNS e mais de 20 milhões se incluirmos os beneficiários de subsistemas de saúde, como a ADSE”, disse Abel Bruno Henriques, secretário-geral da Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde.

“Produzimos mais de 90% dos atos em ambulatório, portanto o SNS está congelado. Temos contabilizada uma redução de 80% nas análises clínicas, 95% na imagiologia e 100% em exames de cardiologia ou de gastrenterologia, como endoscopias ou colonoscopias, por exemplo”, acrescentou, em declarações ao Expresso. As únicas áreas que se mantêm são a diálise e a radioterapia.

O responsável pelo Programa para a Área das Doenças Oncológicas, da Direção-Geral da Saúde, José Dinis, defende que, tal como a covid-19, “a oncologia devia ter também um gabinete dedicado”.

Com medo de serem infetadas pelo novo coronavírus, há muitos pacientes com medo de se dirigirem aos hospitais. “Vários colegas têm-me dito que têm de telefonar para convencer os doentes a virem às consultas ou até a vir fazer a quimioterapia. Estão a faltar muitos doentes no hospital de dia”, conta José Dinis.

Após a recuperação, “a prioridade será para a aferição de exames”, afirma Vítor Rodrigues, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro. “Estamos a perder algum tempo, mas terá uma consequência muito reduzida no prognóstico”, explica.

O presidente do IPO-Porto, Rui Henrique, considera que “não vai haver um regresso à normalidade mas sim uma evolução para uma nova normalidade e é de esperar que a nova normalidade implique uma eficiência inferior ao que estávamos habituados“.

A ministra da Saúde, Marta Temido, diz que o SNS vai reativar os cuidados programados, suspensos a 16 de março, mas ainda não explicou como o pretende fazer.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …