Pandemia de covid-19 deixa mais de 4 mil cancros por diagnosticar

Mahmoud Khaled / EPA

A pandemia de covid-19 está a levar a que os cuidados oncológicos sejam descurados. Previsões apontam que haja mais de 4 mil pessoas com cancro sem saber.

Nos tempos que correm, o Serviço Nacional de Saúde está atulhado devido aos pacientes de covid-19. A pandemia deixa os cuidados não urgentes fechados há mais de um mês e a oncologia é uma das áreas mais afetadas.

Segundo o Expresso, os prestadores de cuidados de saúde adiantam que ficaram por fazer mais de 20 milhões de exames de diagnóstico e análises clínicas. Além disso, a Liga Portuguesa Contra o Cancro travou os 30 mil rastreios mensais a tumores. Desta forma, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia prevê que haja mais de 4 mil pessoas com cancro sem o saberem.

Em média, em cada mil rastreios 2,5 dão positivo e por mês são feitos 30 mil. As estimativas apontam para 4.849 novas neoplasias por diagnosticar: 856 colorretais, 581 da mama, 551 da próstata, 440 do pulmão, 240 do estômago ou 135 do pâncreas.

“No último mês, desde que o Governo decidiu suspender tudo o que não fosse urgente, estão congelados mais de dez milhões de atos só para utentes do SNS e mais de 20 milhões se incluirmos os beneficiários de subsistemas de saúde, como a ADSE”, disse Abel Bruno Henriques, secretário-geral da Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde.

“Produzimos mais de 90% dos atos em ambulatório, portanto o SNS está congelado. Temos contabilizada uma redução de 80% nas análises clínicas, 95% na imagiologia e 100% em exames de cardiologia ou de gastrenterologia, como endoscopias ou colonoscopias, por exemplo”, acrescentou, em declarações ao Expresso. As únicas áreas que se mantêm são a diálise e a radioterapia.

O responsável pelo Programa para a Área das Doenças Oncológicas, da Direção-Geral da Saúde, José Dinis, defende que, tal como a covid-19, “a oncologia devia ter também um gabinete dedicado”.

Com medo de serem infetadas pelo novo coronavírus, há muitos pacientes com medo de se dirigirem aos hospitais. “Vários colegas têm-me dito que têm de telefonar para convencer os doentes a virem às consultas ou até a vir fazer a quimioterapia. Estão a faltar muitos doentes no hospital de dia”, conta José Dinis.

Após a recuperação, “a prioridade será para a aferição de exames”, afirma Vítor Rodrigues, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro. “Estamos a perder algum tempo, mas terá uma consequência muito reduzida no prognóstico”, explica.

O presidente do IPO-Porto, Rui Henrique, considera que “não vai haver um regresso à normalidade mas sim uma evolução para uma nova normalidade e é de esperar que a nova normalidade implique uma eficiência inferior ao que estávamos habituados“.

A ministra da Saúde, Marta Temido, diz que o SNS vai reativar os cuidados programados, suspensos a 16 de março, mas ainda não explicou como o pretende fazer.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …