Covid-19. Portugal “tem de preparar-se para o pior” e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação.

“Convém preparar para o pior. É uma questão de tempo, é muito possível que Portugal venha a ter casos”, alerta o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), referindo-se ao coronavírus (Covid-19). Ricardo Mexia considera que Portugal já devia estar numa fase mais avançada no combate ao vírus e defende que já devia ser conhecido um plano de contingência.

O médico garante que o facto de Portugal ainda não ter nenhum infetado é meramente circunstancial: “Não houve quem estivesse em contacto com infetados noutros países. Na maioria dos países os casos são importados, é circunstancial“.

“Era importante estarmos preparados para um cenário mais difícil, já que a situação, como se tem visto, evolui muito rapidamente. O plano de contingência devia ser conhecido. É importante ficar a conhecer-se o que é suposto acontecer se houver uma cadeia de transmissão da doença”, disse Mexia em declarações ao Diário de Notícias.

Embora o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garanta que Portugal tem um “plano de contingência pronto a ser ativado”, este ainda não é conhecido publicamente.

O presidente da ANMSP mostra-se ainda preocupado com a capacidade de resposta e coordenação dos serviços médicos, dando até o exemplo de Itália, em que o norte do país rapidamente se transformou no pior foco de contágio a nível europeu. “Sobre Itália, ninguém faria a previsão de que estaria na situação atual”, atirou.

O especialista salientou também a desinformação relativamente ao coronavírus. “Há alguma desinformação e devia haver mensagem mais clara. Os hospitais ou centros de saúde não devem ser o recurso de quem precisa de apoio. Deve usar-se a linha telefónica Saúde24, onde se receberá o aconselhamento e indicações do que fazer”, explicou.

É neste âmbito da desinformação que Bruce Aylward, chefe da missão da OMS na China, desfez alguns dos mitos relativamente ao surto.

Não há transmissão em grande número além da que pode ser detetada clinicamente”, disse Aylward. “Todos os dados que temos indicam que isso não é de grande dimensão”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …