Covid-19. Portugal “tem de preparar-se para o pior” e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação.

“Convém preparar para o pior. É uma questão de tempo, é muito possível que Portugal venha a ter casos”, alerta o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), referindo-se ao coronavírus (Covid-19). Ricardo Mexia considera que Portugal já devia estar numa fase mais avançada no combate ao vírus e defende que já devia ser conhecido um plano de contingência.

O médico garante que o facto de Portugal ainda não ter nenhum infetado é meramente circunstancial: “Não houve quem estivesse em contacto com infetados noutros países. Na maioria dos países os casos são importados, é circunstancial“.

“Era importante estarmos preparados para um cenário mais difícil, já que a situação, como se tem visto, evolui muito rapidamente. O plano de contingência devia ser conhecido. É importante ficar a conhecer-se o que é suposto acontecer se houver uma cadeia de transmissão da doença”, disse Mexia em declarações ao Diário de Notícias.

Embora o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garanta que Portugal tem um “plano de contingência pronto a ser ativado”, este ainda não é conhecido publicamente.

O presidente da ANMSP mostra-se ainda preocupado com a capacidade de resposta e coordenação dos serviços médicos, dando até o exemplo de Itália, em que o norte do país rapidamente se transformou no pior foco de contágio a nível europeu. “Sobre Itália, ninguém faria a previsão de que estaria na situação atual”, atirou.

O especialista salientou também a desinformação relativamente ao coronavírus. “Há alguma desinformação e devia haver mensagem mais clara. Os hospitais ou centros de saúde não devem ser o recurso de quem precisa de apoio. Deve usar-se a linha telefónica Saúde24, onde se receberá o aconselhamento e indicações do que fazer”, explicou.

É neste âmbito da desinformação que Bruce Aylward, chefe da missão da OMS na China, desfez alguns dos mitos relativamente ao surto.

Não há transmissão em grande número além da que pode ser detetada clinicamente”, disse Aylward. “Todos os dados que temos indicam que isso não é de grande dimensão”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …