Portugal com mais de 4200 infetados e 76 mortes. Pico só chegará em maio

Tiago Petinga / Lusa

Portugal regista esta sexta-feira 76 mortes associadas à covid-19, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infetados subiu para 4.268, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Trata-se de um aumento de 20,4% face ao número de infetados desta quinta-feira, na linha do que tinha acontecido nas 24 horas anteriores.

De acordo com os dados avançados pelo organismo liderado por Graça Freitas, o novo coronavírus fez, até à meia noite desta quinta-feira, 76 mortes – são mais 16 vítimas mortais do que as anunciadas nesta quinta-feira.

Em Portugal, a taxa de mortalidade é de 1,7%. O número de recuperados continua nos 43.

De acordo com o boletim, há, desde 1 de janeiro, um total de 25.431 casos suspeitos, dos quais 3.995 aguardam os resultados e 17.168 testes que deram negativo.

O total de doentes internados é de 354, 71 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

O Porto passou a ser a cidade com mais casos confirmado (317 de um total de 2443 na região norte), seguindo-se depois a cidade de Lisboa, com 284 casos de infeção.

Em conferência de imprensa, Graça Freitas afirmou que o pico da curva “não será atingido antes de maio”. “À medida que retardamos a aceleração da curva, e é isso que tem acontecido, o pico vai diferindo no tempo”, explicou a responsável.

Milhares de equipamento chegam ao Porto

Também nesta sexta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou a chegada de uma parte do material encomendado por Portugal para fazer face à pandemia.

Há coincidências felizes. Ao aterrar hoje no Porto, deu-se a coincidência de ter apanhado o momento exato da descarga de milhares de equipamentos de proteção individual, fatos de proteção e máscaras, que chegaram hoje a Portugal, num avião da Ethiopian Airlines”, anunciou o primeiro-ministro na sua conta de Instagram.

“Estamos a reforçar as compras e a receber mais donativos, que agradecemos. Em breve, todos estes equipamentos, tão necessários, estarão a ser distribuídos onde fazem mais falta”, escreveu António Costa na mesma rede social.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 2 de abril. O estado pode vir a ser renovado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. «…À medida que retardamos a aceleração da curva, e é isso que tem acontecido, o pico vai diferindo no tempo…»

    Tendo em conta que existe tratamento para o coronavírus covid-19, porquê que andam a falar em curvas e com o infundado estado de emergência em vigor?

    Ao longo da história nunca se isolou a população saudável para combater uma doença, aliás isso vai contra as normas de funcionamento e leis da ciência, da medicina, e da natureza.

    – É imoral não administrar a cloroquina
    https://resistir.info/crise/didier_raoult_24mar20.html

RESPONDER

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …