A covid-19 foi o balde de água fria de muitos países, mas pode ser uma oportunidade para a Nigéria

O mundo está a braços com uma pandemia e a Nigéria não é exceção. Agora que o país está a aliviar as restrições impostas para conter a disseminação do novo coronavírus, já se olha para o futuro.

A principal questão que se impõe agora na Nigéria é que medidas realistas de saúde pública podem ser tomadas neste país para garantir que a infeção e as taxas de mortalidade permanecem no limite mais baixo do espetro.

Doyin Ogunyemi, médica de Saúde Pública e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lagos, na Nigéria, defende que, em primeiro lugar, é necessário dotar o país de mecanismos de obtenção de dados confiáveis.

Neste sentido, a especialista considera que é primordial acelerar o tempo decorrido entre a recolha das amostras biológicas e os resultados dos testes à covid-19, que, muitas vezes, excede o período de recuperação de aproximadamente duas semanas para casos leves da doença, em vez das 48 horas de referência.

Apesar de a escassez de materiais, especialmente reagentes, ter sido o motivo, a verdade é que estes atrasos dificultam o acompanhamento da propagação e intensidade da doença na Nigéria. Outro problema associado, e até já conhecido, é a falta de testes no território.

De acordo com o Centro de Controlo de Doenças, foram realizados 60.825 testes no final de maio, num país que tem uma população superior a 200 milhões de pessoas. Em comparação, o Gana, cuja população é de cerca de 30 milhões, realizou mais de 200.000 testes.

Ogunyemi considera que existem algumas medidas imediatas que a Nigéria pode adotar para conter os efeitos negativos da pandemia, nomeadamente ao nível da consciencialização da população. A especialista refere ainda, num artigo assinado no The Conversation, que os esforços para reduzir a propagação necessitam de ser descentralizados.

Assim, a médica defende o aumento da capacidade dos locais de teste nos vários estados da Nigéria para que haja, pelo menos, um laboratório em cada um dos 36 estados. Atualmente, existem 28 laboratórios funcionais para testes à covid-19 no país.

Garantir a formação contínua do pessoal médico, isolar os casos confirmados, fornecer resultados de testes em 48 horas e evitar a contagem dupla de infetados está também na lista de prioridades elencada por Doyin Ogunyemi, que defende que a Nigéria tem de agir já, numa altura em que pôs fim ao lockdown.

Se a pandemia é encarada por muitos como o azar do ano, pode, no entanto, ser vista pela Nigéria como uma oportunidade de investimento adequado no seu sistema de saúde.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …

A água é, em simultâneo, dois líquidos num só

O super-resfriamento da água líquida a temperaturas mais baixas do que as alcançadas anteriormente revelou novas evidências de que a água pode existir como dois líquidos diferentes ao mesmo tempo. Uma equipa do Pacific Northwest National Laboratory …

Descoberto novo tipo de planeta no Deserto Neptuniano. Tem um "ano" que dura 19 horas

Uma equipa de cientistas da Universidade do Chile acaba de descobrir um novo tipo de exoplaneta, com um período orbital de 19 horas. Em comunicado, a equipa precisa que o planeta, batizado de LTT 9779 …

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …