Covid-19: França com quase 20 mil mortos, Reino Unido passou os 16 mil

Fabio Frustaci / EPA

A França registou 395 mortos nas últimas 24 horas, em meio hospitalar e em lares, perfazendo assim um total de 19.778 mortos desde o início da pandemia, anunciou hoje fonte oficial.

Os números do avanço do vírus em França foram divulgados hoje numa conferência de imprensa conjunta do primeiro-ministro, Édouard Philippe, e do diretor-geral da Saúde, Jérôme Salomon.

Desde 1 de março, morreram em França 12.069 pessoas em meio hospitalar, enquanto nos lares foram registados 7.649 óbitos. Há no país 30.610 pessoas hospitalizadas devido à covid-19 e 5.744 destes pacientes estão nos cuidados intensivos.

Tanto o número de pessoas hospitalizadas como os pacientes em estado grave têm vindo a descer, com Salomon a referir “uma lenta regressão” estável do número de novos casos no país.

O Reino Unido registou mais 596 mortes de pessoas infetadas com covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando para 16.060 o número de óbitos durante a pandemia, informou hoje o Ministério da Saúde britânico.

O número total de casos de contágio é agora de 120.067, mais 5.850 do que no dia anterior, referiu a mesma fonte.  No sábado, tinham sido registadas mais 888 mortes e 5.526 novos casos de pessoas infetadas relativamente ao dia anterior.

Os números das mortes são compilados a partir de dados das direções regionais de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte e referem-se a óbitos registados até às 17:00 da véspera apenas em hospitais.  O número de pessoas infetadas é contabilizado de forma diferente e inclui os diagnósticos feitos até às 9:00 de hoje.

A Itália declarou hoje mais 433 mortes por covid-19, o número mais baixo de vítimas desta semana, e confirmou a tendência de abrandamento dos efeitos da pandemia no país, que já provocou 23.660 óbitos.

De acordo com os dados apresentados pela Proteção Civil italiana, foram registados nas últimas 24 horas menos 49 mortos face aos 482 anunciados no sábado.

Paralelamente, o número total de casos de infeção desde que o surto foi detetado em Itália, em 21 de fevereiro, é de 178.972, ou seja, mais 3.047 novos casos diagnosticados em relação à véspera. Também a este nível se registou uma queda nos números, depois dos 3.491 novos casos reportados no sábado pelas autoridades sanitárias transalpinas.

Itália é o segundo país com mais mortos (23.660, em quase 179 mil casos), apenas atrás dos Estados Unidos da América, que lideram em óbitos (39.090) e em casos de infeção confirmados (mais de 735 mil).

Depois seguem-se Espanha (20.453 mortos, mais de 195 mil casos), França (19.718 mortos, mais de 151 mil casos) e Reino Unido (15.464 mortos, mais de 114 mil casos).

A pandemia de covid-19 já fez mais de 160 mil mortos em todo o mundo e cerca de dois terços dessas mortes ocorreram na Europa, de acordo com um balanço feito pela agência France-Presse pelas 10:40.

De acordo com várias fontes oficiais de todo o mundo, estavam registadas 160.502 mortes  associadas à pandemia de covid-19, das quais 101.398 na Europa, o continente mais afetado. Em termos de número de casos de infeção, a AFP contabilizou 2.331.318 casos, dos quais 1.151.820 foram registados no continente europeu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …