Costa chama partidos de esquerda para reuniões na quarta-feira

Paulo Novais / Lusa

O secretário-geral do PS, partido que venceu as eleições de domingo com 36,65% dos votos, espera ser indigitado pelo Presidente da República já esta terça-feira, tendo marcado para o dia seguinte reuniões com os partidos de esquerda.

O primeiro-ministro, António Costa, já convocou os líderes dos partidos de esquerda com assento parlamentar para reuniões esta quarta-feira, dia em que já espera ter sido indigitado pelo Presidente da República, avança o Observador.

Hoje, das 11h30 às 20h00, Marcelo Rebelo de Sousa vai fazer uma verdadeira maratona para ouvir os dez partidos com representação parlamentar, tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro.

Espero ainda amanhã [esta terça-feira], se for possível, em termos de tempo, depois receber em Belém o primeiro-ministro que vier a resultar em termos de indigitação da audição dos partidos”, declarou ontem o chefe de Estado aos jornalistas.

Segundo o chefe de Estado, existe “uma razão de urgência”, que é a realização de “um Conselho Europeu muito importante para discutir o Brexit“, na próxima semana, nos dias 17 e 18 de outubro.

“Conviria que o primeiro-ministro indigitado ouvisse os partidos numa composição diferente do Parlamento, portanto, já deste Parlamento acabado de eleger, sobre os temas europeus, antes da tomada de posição no Conselho Europeu“, considerou.

De acordo com o jornal online, a delegação do PS para as reuniões de amanhã já está definida, contando com António Costa, Carlos César, Ana Catarina Mendes e Duarte Cordeiro.

Costa vai enfrentar estas reuniões de uma forma diferente daquela em que estava há quatro anos. Desta vez, se tudo correr como planeado, chega a esses encontros já como primeiro-ministro, numa posição negocial reforçada.

O Observador escreve que o Bloco de Esquerda também já escolheu a sua delegação, levando para a mesa de negociações a mesma equipa que negociou as bases de entendimento da geringonça, ou seja, Catarina Martins, Pedro Filipe Soares, Mariana Mortágua e Jorge Costa.

Segundo o mesmo jornal, as “linhas vermelhas” para alcançar um acordo serão mudanças na legislação laboral, tornar o Serviço Nacional de Saúde totalmente público, renacionalizar os CTT e reforçar o investimento público.

No caso do Partido Comunista, o Comité Central reúne-se na manhã desta terça-feira. No domingo das eleições, na reação ao resultado do partido, Jerónimo de Sousa afirmou que o PCP não quer um acordo por escrito como o de 2015.

Nas eleições Legislativas de domingo, com base nos resultados do território nacional, faltando ainda apurar os votos e atribuir os quatro mandatos da emigração, o PS foi o partido mais votado, com 36,65% dos votos e elegeu 106 deputados, seguindo-se o PSD, com 27,90% e 77 eleitos, e o BE, com 9,67% e 19 deputados.

A CDU foi a quarta força mais votada, com 6,46%, elegendo 12 deputados, 10 do PCP e dois do PEV. O CDS-PP obteve 4,25% e elegeu cinco deputados, mais um do que o PAN, que recolheu 3,28% dos votos.

Chega, Iniciativa Liberal e Livre conseguiram, pela primeira vez, um deputado cada um, com votações entre os 1,30% e os 1,09%.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …