Costa chama partidos de esquerda para reuniões na quarta-feira

Paulo Novais / Lusa

O secretário-geral do PS, partido que venceu as eleições de domingo com 36,65% dos votos, espera ser indigitado pelo Presidente da República já esta terça-feira, tendo marcado para o dia seguinte reuniões com os partidos de esquerda.

O primeiro-ministro, António Costa, já convocou os líderes dos partidos de esquerda com assento parlamentar para reuniões esta quarta-feira, dia em que já espera ter sido indigitado pelo Presidente da República, avança o Observador.

Hoje, das 11h30 às 20h00, Marcelo Rebelo de Sousa vai fazer uma verdadeira maratona para ouvir os dez partidos com representação parlamentar, tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro.

Espero ainda amanhã [esta terça-feira], se for possível, em termos de tempo, depois receber em Belém o primeiro-ministro que vier a resultar em termos de indigitação da audição dos partidos”, declarou ontem o chefe de Estado aos jornalistas.

Segundo o chefe de Estado, existe “uma razão de urgência”, que é a realização de “um Conselho Europeu muito importante para discutir o Brexit“, na próxima semana, nos dias 17 e 18 de outubro.

“Conviria que o primeiro-ministro indigitado ouvisse os partidos numa composição diferente do Parlamento, portanto, já deste Parlamento acabado de eleger, sobre os temas europeus, antes da tomada de posição no Conselho Europeu“, considerou.

De acordo com o jornal online, a delegação do PS para as reuniões de amanhã já está definida, contando com António Costa, Carlos César, Ana Catarina Mendes e Duarte Cordeiro.

Costa vai enfrentar estas reuniões de uma forma diferente daquela em que estava há quatro anos. Desta vez, se tudo correr como planeado, chega a esses encontros já como primeiro-ministro, numa posição negocial reforçada.

O Observador escreve que o Bloco de Esquerda também já escolheu a sua delegação, levando para a mesa de negociações a mesma equipa que negociou as bases de entendimento da geringonça, ou seja, Catarina Martins, Pedro Filipe Soares, Mariana Mortágua e Jorge Costa.

Segundo o mesmo jornal, as “linhas vermelhas” para alcançar um acordo serão mudanças na legislação laboral, tornar o Serviço Nacional de Saúde totalmente público, renacionalizar os CTT e reforçar o investimento público.

No caso do Partido Comunista, o Comité Central reúne-se na manhã desta terça-feira. No domingo das eleições, na reação ao resultado do partido, Jerónimo de Sousa afirmou que o PCP não quer um acordo por escrito como o de 2015.

Nas eleições Legislativas de domingo, com base nos resultados do território nacional, faltando ainda apurar os votos e atribuir os quatro mandatos da emigração, o PS foi o partido mais votado, com 36,65% dos votos e elegeu 106 deputados, seguindo-se o PSD, com 27,90% e 77 eleitos, e o BE, com 9,67% e 19 deputados.

A CDU foi a quarta força mais votada, com 6,46%, elegendo 12 deputados, 10 do PCP e dois do PEV. O CDS-PP obteve 4,25% e elegeu cinco deputados, mais um do que o PAN, que recolheu 3,28% dos votos.

Chega, Iniciativa Liberal e Livre conseguiram, pela primeira vez, um deputado cada um, com votações entre os 1,30% e os 1,09%.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Batalha campal" assola a Catalunha: 40 mil pessoas nas ruas, 50 detidos e mais de 100 feridos

Pelo menos 51 pessoas foram detidas e 70 polícias ficaram feridos desde o início dos atos de violência que começaram na segunda-feira na região espanhola da Catalunha após a sentença que condenou políticos separatistas catalães …

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …