Costa chama partidos de esquerda para reuniões na quarta-feira

Paulo Novais / Lusa

O secretário-geral do PS, partido que venceu as eleições de domingo com 36,65% dos votos, espera ser indigitado pelo Presidente da República já esta terça-feira, tendo marcado para o dia seguinte reuniões com os partidos de esquerda.

O primeiro-ministro, António Costa, já convocou os líderes dos partidos de esquerda com assento parlamentar para reuniões esta quarta-feira, dia em que já espera ter sido indigitado pelo Presidente da República, avança o Observador.

Hoje, das 11h30 às 20h00, Marcelo Rebelo de Sousa vai fazer uma verdadeira maratona para ouvir os dez partidos com representação parlamentar, tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro.

Espero ainda amanhã [esta terça-feira], se for possível, em termos de tempo, depois receber em Belém o primeiro-ministro que vier a resultar em termos de indigitação da audição dos partidos”, declarou ontem o chefe de Estado aos jornalistas.

Segundo o chefe de Estado, existe “uma razão de urgência”, que é a realização de “um Conselho Europeu muito importante para discutir o Brexit“, na próxima semana, nos dias 17 e 18 de outubro.

“Conviria que o primeiro-ministro indigitado ouvisse os partidos numa composição diferente do Parlamento, portanto, já deste Parlamento acabado de eleger, sobre os temas europeus, antes da tomada de posição no Conselho Europeu“, considerou.

De acordo com o jornal online, a delegação do PS para as reuniões de amanhã já está definida, contando com António Costa, Carlos César, Ana Catarina Mendes e Duarte Cordeiro.

Costa vai enfrentar estas reuniões de uma forma diferente daquela em que estava há quatro anos. Desta vez, se tudo correr como planeado, chega a esses encontros já como primeiro-ministro, numa posição negocial reforçada.

O Observador escreve que o Bloco de Esquerda também já escolheu a sua delegação, levando para a mesa de negociações a mesma equipa que negociou as bases de entendimento da geringonça, ou seja, Catarina Martins, Pedro Filipe Soares, Mariana Mortágua e Jorge Costa.

Segundo o mesmo jornal, as “linhas vermelhas” para alcançar um acordo serão mudanças na legislação laboral, tornar o Serviço Nacional de Saúde totalmente público, renacionalizar os CTT e reforçar o investimento público.

No caso do Partido Comunista, o Comité Central reúne-se na manhã desta terça-feira. No domingo das eleições, na reação ao resultado do partido, Jerónimo de Sousa afirmou que o PCP não quer um acordo por escrito como o de 2015.

Nas eleições Legislativas de domingo, com base nos resultados do território nacional, faltando ainda apurar os votos e atribuir os quatro mandatos da emigração, o PS foi o partido mais votado, com 36,65% dos votos e elegeu 106 deputados, seguindo-se o PSD, com 27,90% e 77 eleitos, e o BE, com 9,67% e 19 deputados.

A CDU foi a quarta força mais votada, com 6,46%, elegendo 12 deputados, 10 do PCP e dois do PEV. O CDS-PP obteve 4,25% e elegeu cinco deputados, mais um do que o PAN, que recolheu 3,28% dos votos.

Chega, Iniciativa Liberal e Livre conseguiram, pela primeira vez, um deputado cada um, com votações entre os 1,30% e os 1,09%.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lay-off simplificado estende-se a empresas de carnes e cervejas

O 'lay-off' simplificado vai voltar a estar disponível para empresas que estão a registar quebras de faturação significativas devido à pandemia, mesmo que não estejam encerradas. Segundo referiu ao ECO a Confederação do Comércio e Serviços …

Caçadores da Torre Bela não tinham de comunicar transporte de animais abatidos para Espanha

Os caçadores espanhóis não tinham de comunicar à Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) o transporte das carcaças para Espanha, nem era obrigatória a presença de um veterinário na Herdade. Segundo a TSF, o esclarecimento …

Morreu Bunny Wailer, derradeiro ícone do reggae

O cantor e percussionista jamaicano Bunny Wailer, uma lenda do reggae, morreu esta terça-feira, aos 73 anos, no Andrew’s Memorial Hospital de Kingston, o que marca o fim de uma época para este movimento musical. A …

Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada. De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no …

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …