PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

Inácio Rosa / Lusa

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde.

A ex-ministra Maria de Belém Roseira sugeriu, na sexta-feira, que a nova Lei de Bases, proposta que o Bloco está a preparar com o histórico António Arnaut, fundador do SNS, fosse negociada com o PSD, segundo o Público.

No PSD o assunto já está a ser discutido, com Luís Filipe Pereira, antigo ministro de Durão Barroso e de Pedro Santana Lopes, que coordena o grupo sobre Saúde do Conselho Estratégico Nacional (CEN), a preparar um documento.

Os contornos finais do documento não serão ainda aprovados este sábado, na primeira reunião do CEN que decorre em Coimbra, mas o objetivo é que venha a servir de base às posições do PSD no debate político sobre o tema.

Com as conclusões do documento coordenado por Luís Filipe Pereira (também ele ex-ministro da Saúde, cujas políticas pró-privado foram e são contestadas pelo BE), o PSD decidirá quais as propostas concretas que apresentará no Parlamento, explicou um responsável da direcção do partido.

Os projetos de lei a apresentar pelo PSD “não serão meramente baseados em retórica política”, mas “acompanhados por uma análise prévia de capacidade de resposta do sistema, de impacto social e de impacto financeiro”, garantiu o mesmo dirigente.

Há, contudo, a noção entre a direção do PSD de que não será fácil uma negociação no Parlamento em torno do setor da Saúde. É dado por adquirido que não haverá nesta legislatura espaço político, nem do partido nem do Governo, para fazer mais acordos formais e exclusivos como os que foram feitos sobre a descentralização e sobre os próximos fundos estruturais a receber por Portugal na próxima década.

No entanto, apesar de “a Lei de Bases da Saúde precisar de ser alterada e melhorada”, o PSD “não aceita alterar a filosofia de sistema misto público e privado da Saúde”, reivindicando a validade do modelo introduzido, em 1990, na primeira Lei de Bases aprovada pelo segundo Governo de Cavaco Silva e preparada pela então ministra Leonor Beleza.

O Público aponta como exemplo do que poderá ser o modelo a propor pelo PSD “um sistema do tipo que hoje existe na ADSE, que serve os funcionários públicos e cuja filosofia é preciso alargar a todos os cidadãos que não trabalham para o Estado”.

Certo é que a direção do PSD é “frontalmente contra a proposta do BE, pois esta pressupõe o regresso à tutela e à prestação de serviços pelo Estado de todos os cuidados de saúde e exclui as parcerias na prestação de cuidados de saúde por privados, comparticipados pelo SNS”, conclui o responsável da direção de Rui Rio.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Cuidado com estas decisões.
    A população ganha com uma estratégia pública e parcialmente privada.

    60% pública e 40% privada é um equilíbrio desejável.

    Portugal tem sofrido muito com as pressões dos negócios lucrativos dos privados.

    Relembro que as gerações a entrar no mercado de trabalho têm menor capacidade financeira para os malabarismos do privado.

  2. Certamente muitos não estarão de acordo com este dar a mão do PSD ao governo sobretudo quando num passado bem recente o senhor Costa não só recusou qualquer diálogo com o PSD como tomou o poder em forma de assalto o que prova que o dito senhor só está aberto ao diálogo quando a conversa vai direitinha ás suas convicções, se tudo isto for ao encontro dos interesses nacionais pondo os partidários de parte tal como afirmou Rui Rio tudo bem e demonstra responsabilidade nacional por parte do PSD coisa que o PS jamais faria com o senhor Costa no seu comando e como partido de oposição.

  3. Rui Rio tem um objetivo político e já começou a executá-lo.
    Meter areia na geringonça e afastar BE e PCP do PS.
    Catarina e Jerónimo já andam de cabeça perdida e já fazem ameaças ao Costa.
    Depois, a dois, a competição PS / PSD será mais leal !

RESPONDER

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …