Costa “profundamente perplexo” por Rio tirar TGV da cartola

Mário Cruz / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa

O secretário-geral do PS afirmou-se “perplexo com o TGV tirado da cartola” por Rui Rio, acusando o presidente do PSD de “inconstância permanente de posições”.

“Ouvi essa declaração com uma enorme perplexidade“, afirmou o líder socialista, referindo que “o PSD foi sempre o campeão anti-TGV” e, agora, Rui Rio vem defender a solução entre Lisboa e Porto, depois de o programa nacional de infraestruturas para a próxima década ter sido aprovado na Assembleia da República, sem que os sociais-democratas apresentassem essa proposta.

“É muito estranho que tenha havido uma grande discussão na Assembleia da República sobre as infraestruturas a realizar na próxima década, tendo o PSD apresentado propostas, tendo o PSD votado a favor do programa, de repente saia da cartola um TGV de que ninguém ouviu o PSD falar”, continuou.

Costa estranha também ter ouvido o presidente do PSD “tirar da cartola dúvidas sobre a sua estratégia da solução Montijo” para o novo aeroporto, apontando que “foi uma solução desenvolvida pelo anterior Governo”.

“Precisamente para não andarmos sempre numa lógica de descontinuidade nós agarramos, estamos a trabalhar com a solução possível no contexto em que vivemos”, acrescentou.

O líder do PS insistiu que fica “muito surpreendido com esta inconsistência permanente das posições do PSD e do Dr. Rui Rio sobre matérias estruturantes para o país”.

Costa enfatizou que “investir numa linha do TGV não é fazer uma variante a uma vila, é uma obra de milhares de milhões de euros, relativamente aos quais tem que haver um consenso nacional muito profundo”.

“Quando agora se discutiu o programa de infraestruturas para a próxima década não houve proposta nesse sentido, agora que o programa está aprovado e em cima de eleições é que sai da cartola uma proposta como o TGV?”, perguntou.

Fiquei profundamente perplexo como é que um partido com o grau de responsabilidade e que pretende ser alternativa de Governo se comporta com esta ligeireza relativamente a investimentos que são de milhares de milhões de euros”, acrescentou.

O líder socialista entende que “não há nem condições financeiras, nem condições políticas para neste próximo quadro comunitário haver qualquer iniciativa dessa obra”.

Sobre estas declarações, Rui Rio disse que o PSD não fala no seu programa eleitoral na execução do TGV, mas no estudo de uma ligação mais rápida entre Porto e Lisboa, concluindo que Costa “deixou-se levar pelas notícias”.

“A notícia foi manifestamente exagerada. O doutor António Costa provavelmente ouviu a notícia, acreditou nela, ele já tem experiência que chegue para não acreditar logo nas notícias, mas faz um comentário em cima de um pressuposto que não é exatamente assim”, comentou o líder social-democrata nos Açores, no início de uma visita de dois dias à região autónoma.

No programa social-democrata às legislativas de outubro, precisou Rui Rio, está “alta velocidade, sujeita a consenso nacional, ibérico e europeu, e não está nenhuma execução para os próximos quatro anos”, antes um estudo sobre a matéria, o planear da mesma se se entender que é para avançar, e um novo estudo “condicionado às finanças públicas portuguesas”.

António Costa comentou também aos jornalistas a desconvocação da greve dos motoristas de matérias perigosas, afirmando: “todos ficamos satisfeitos, foi mais uma vitória do diálogo social”.

O secretário-geral do PS falava à margem de uma visita à Feira de Agricultura que decorre até domingo, em Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, e onde apontou que “ao longo deste quadro (comunitário de apoios) foram concedidos mais de 280 milhões de euros de apoio direto aos agricultores” desta região.

Disse ainda que têm havido outros apoios indiretos como a criação dos centros nacionais de competências da vinha e do vinho e dos frutos secos e dos laboratórios colaborativos com as instituições de ensino superior.

Falou ainda dos 40 milhões de investimento em barragens ou renovação do regadio e nas medidas de valorização do interior do país com a criação de uma secretária de Estado e um programa integrado.

Admitiu, contudo, que a revitalização do interior não se faz com um estalar de dedos, “é um processo que é muito exigente porque corresponde a um processo de desertificação que foi de décadas”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ANTES DEMAIS SOU SOCIALISTA E COM AS COTAS EM DIA MAS NÃO PARVO E IDIOTA, PORQUE NÃO PERTENÇO A ESSE XUXUALISMO DO GOVERNO PS E DO PS DE HOJE!!!
    SOU CONTRA TRAIDORES, PORQUE TRAIRAM O MEU CAMARADA ANTÓNIO JOSÉ SEGURO…PELA GANÂNCIA E ABUSO DE PODER, MAS PERDEU O PS AS ELEIÇÕES E ASSIM PARA COSTA SER 1.º MINISTRO JUNTOU-SE AOS INIMIGOS QUE TANTO MAL DIZIAM UNS DE OUTROS, PARA TER A MAIORIA NA ASSEMBLEIA DA RÉPÚBLICA!
    É ISTO DE DEMOCRACIA OU É APROVEITAMENTO POLITICO…
    O MEU COMENTÁRIO:
    Costa não há dinheiro para a Saúde, Educação, Segurança, Justiça etc… mas há para TGV!!!!
    És a vergonha de Portugal, tudo pelas eleições, mas lembrar que Passos Coelho não avançou TGV dado que Sócrates deixou o país na merd…
    O dinheiro deve ser aplicado onde o povo necessita, pois o TGV vai servir mais para os ricos e outros, porque o cidadão normal não precisa de TGV, mas sim para Saúde, Educação, Segurança, Justiça etc…
    Pois ai não te preocupas, que se fod. o Zé porque tu e os teus amigos e primos e familiares têm cartão de saúde, que paga o povo.
    E vocês deveriam era ter de servirem-se do SNS que muitos só vêm quando vão a certos convites e nas eleições darem abraços e beijinhos e outro a tirar Selfies!
    Acesso á saúde deveria ser igual para todos, mas não!
    Há portuguêses primos os Maçons, portuguêses de 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, etc….
    PORTUGAL JÁ NÃO É DOS PORTUGUÊSES É SIM DOS CREDORES…NUNCA MAS NUNCA PAGAREMOS A DIVIDA É CADA VEZ MAIOR E VAI SER MAIOR, EM BREVE VEM A TROICA!
    Há muita coisa escondida e Portugal Cheio de Corruptos e ladões do POVO.
    E O POVO ESTÁ CEGO E SÓ VÊ A COR PARTIDÁRIA, NÃO IMPORTA QUEM GOVERNA.
    POIS SOU PS, MAS NÃO VOTO PS SE NADA MUDAR….ATÉ 06 DE OUTUBRO DE 2019, OS GOVERNANTES QUE ESTÃO NEM PARA SERVIR Á MESA OU SEREM CAMAREIROS…

  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!

RESPONDER

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …