Costa tem “obviamente” medo de ser contaminado (mas ainda não fez testes)

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, afirma que, como toda a gente, tem medo de ser contaminado pelo coronavírus, mas ainda não fez nenhum teste, e conta que não vê a mãe e os filhos há várias semanas.

“Tenho obviamente o temor de que todos temos, mas confio mais naquilo que são as recomendações das autoridades de saúde”, diz o líder do executivo em entrevista à agência Lusa. “Essas normas têm evoluído e vou-me ajustando e procurando cumprir as recomendações que vão dando”, acrescenta.

Quanto aos testes, revelou que não fez até agora e que só o fará se for essa a indicação médica. “O teste é uma questão absolutamente de pura lógica, que nos diz qual é a nossa condição no momento em que fizemos o teste. Nada garante que cinco minutos depois, mesmo um nanossegundo depois, a nossa situação já não seja distinta”, justifica.

António Costa manifesta-se contra a chamada “multiplicação de testes por ansiedade”, alegando que “devem ser feitos quando há algum motivo, quando há uma suspeita de que as pessoas têm sintomas ou estiverem em contacto regular com pessoas de risco”.

Quanto às normas de distanciamento social, reconhece que ainda não as interiorizou por completo, como ficou demonstrado na passada quinta-feira, quando apertou a mão em direto nas televisões ao titular da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, após a conferência de imprensa do Conselho de Ministros sobre o recomeço das aulas.

Foi um momento de falha humana”, assume.

Desde o início da crise da pandemia da covid-19 que António Costa se tem deslocado por todo o país sem proteção visível, mas não exclui a hipótese de vir a colocar máscara. “Se um dia for essa a recomendação da Direção-Geral da Saúde, com certeza que me verão de máscara, tal como se estiver em contacto com alguém que esteja contagiado, como já é recomendação da Direção-Geral”, afirma.

“Usarei uma máscara, como uso uma luva que comprei na farmácia quando vou ao multibanco, por exemplo, porque não quero contaminar involuntariamente outros ou, já agora, correr o risco de ser contaminado”, acrescenta.

Tenho receio” – prossegue -, “mas se não sou eu que confio nas instruções das autoridades de saúde, como é que eu posso pedir aos cidadãos que tenham confiança nas suas instruções? Tenho de as cumprir, naturalmente”, remata.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Autarcas e bombeiros exigem que Governo mantenha SIRESP a funcionar

As declarações do presidente da Altice Portugal de que o SIRESP ia "acabar a 30 de junho" fizeram soar os alarmes. Autarcas e bombeiros querem que o Governo mantenha a rede de emergência. Na quarta-feira, em …

Carlos Carreiras anuncia "vacina portuguesa" e causa mal-estar no Governo

O presidente da Câmara de Cascais afirmou que, "em completa articulação com o Governo", garantiu a compra e inclusive a cedência da patente de uma vacina para produzir na Área Metropolitana de Lisboa. Esta quarta-feira, num …

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …