Costa obrigado a passar Natal isolado. Graça Freitas está recuperada e agradece à natureza

Francisco Seco / EPA

A directora-geral de Saúde, Graça Freitas, está recuperada da covid-19 e diz que se sente “grata à natureza”. Entretanto, António Costa foi considerado “contacto com exposição de alto risco” e vai ficar isolado em S. Bento até 29 de Dezembro.

O primeiro-ministro vai ficar em isolamento profiláctico na Residência Oficial até ao final do período de vigilância activa que é de 14 dias, anunciaram as autoridades de saúde.

Uma decisão tomada após Costa ter tido contacto com o presidente francês, Emmanuel Macron, que está infectado com o coronavírus.

Na sequência daquele contacto ocorrido a 16 de Dezembro passado e “após avaliação de risco efectuada por Autoridade de Saúde”, Costa “foi considerado contacto com exposição de alto risco“, sustenta a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) em comunicado.

Assim, o primeiro-ministro fica sujeito “a vigilância activa durante 14 dias, desde a data da última exposição, com isolamento profilático na Residência Oficial”, refere ainda a ARSLVT.

António Costa já estava em isolamento profilático preventivo e terá, deste modo, que passar o Natal afastado da família.

Cento e treze municípios em risco muito elevado ou extremo de transmissão de covid-19 estão este fim-de-semana uma vez mais em recolher obrigatório a partir das 13h, com o comércio e restauração a ter de encerrar a essa hora.

Graça Freitas sente “grande alívio” e volta ao trabalho

Recuperada da covid-19 está já a directora-geral de Saúde que vai voltar ao trabalho na próxima segunda-feira quando passarão cerca de três semanas depois de ter sido diagnosticada com a infecção.

“Sinto um grande alívio”, confessa a médica de 63 anos em entrevista ao jornal Sol, assumindo que pensava ser “candidata a ter uma forma grave da doença” por ter “antecedentes de doença complicados”. Mas acabou por “não ter tido nenhuma complicação e não ter infectado ninguém”, afirma.

Tive sempre sintomas ligeiros. Nunca tive febre, que era algo que estava à espera de ter. E depois os sintomas flutuam, há um dia em que se está bem e outro não. A doença tem esta incerteza de se estar sempre com o temor de piorar. É uma sensação, que do ponto de vista psicológico, causa grande ansiedade“, relata ainda Graça Freitas.

A responsável da Direcção Geral de Saúde (DGS) diz ainda que não sabe como ficou infectada, mas suspeita que o contágio pode ter ocorrido numa reunião de trabalho onde todos estavam com máscara.

“Naquele dia tínhamos um trabalho para acabar. Eu estava no meu piso e três especialistas estavam no piso 3, numa videoconferência. Fui assistir ao final. Estávamos todos com máscara. Uma das pessoas estava doente e não sabia“, revela Graça Freitas.

É um vírus que circula muito facilmente“, constata ainda, reforçando que todos os cuidados são poucos.

Na dita reunião, as pessoas estavam a “metro e meio, talvez” de distância e “a cumprir as regras”. Mas “pode não ter havido o arejamento suficiente“.

“Não estive lá mais de meia hora e quando saí para o gabinete não tinha a sensação de que tivesse estado numa situação de risco”, constata ainda.

Graça Freitas também nota que tem sido “extremamente cuidadosa desde o início”. “Limitei com uma fita o meu gabinete, passei a comer sozinha também no gabinete, quando muito partilhava com outra pessoa, mas a grande distância”, salienta, frisando que “estava convicta de que ter esses cuidados [a] iria proteger, apesar de dizer frequentemente que não há risco zero”.

Agora que está recuperada, a directora-geral de saúde nota que se sente “grata por a natureza” lhe ter “permitido passar por isto bem”.

Susana Valente Susana Valente, ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O Costa vai passar o Natal, sozinho em casa, ainda vai tirar dividendos nas sondagens.
    Estas vítimas socialistas desde a estalada do Só Ares, não dão ponto sem nó.

  2. Já não é a primeira vez que o Kosta em tempos de crise opta pelo isolamento! Já em 2017 após os incêndios de Pedrógão Grande ele isolou-se nas ilhas baleares de Palma de Maiorca!! Votem no kamarada Kosta, viva o Xuxalismo!

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …