Graça Freitas infetada com covid-19. Marta Temido e António Lacerda Sales testam negativo

Tiago Petinga / Pool / Lusa

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, está infetada com covid-19. A responsável da autoridade de Saúde foi testada na noite passada depois de ter estado em contacto com um infetado.

O semanário Expresso avança esta quarta-feira que Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, está infetada com covid-19. A responsável da Direção-Geral da Saúde (DGS), de 63 aos, foi testada na noite desta terça-feira após ter estado em contacto com uma pessoa infetada.

O resultado positivo chegou esta manhã depois de o laboratório de referência, o Instituto Ricardo Jorge, ter mantido a equipa a trabalhar dada a urgência na análise PCR.

Em declarações ao Expresso, Graça Freitas disse ter apenas sintomas ligeiros.

A informação foi confirmada através de um comunicado da DGS. “A Direção-Geral da Saúde informa que a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, testou ontem positivo para a infeção por SARS-CoV-2, estando neste momento em isolamento. A Dra Graça Freitas manifesta sintomas ligeiros da doença. O rastreio de contactos pela Autoridade de Saúde Regional está atualmente em curso, para identificar todas as pessoas potencialmente expostas. A conferência de imprensa que estava hoje prevista na DGS fica cancelada“.

A ministra da Saúde, Marta Temido, de 46 anos, foi igualmente testada por uma equipa que se deslocou ao seu domicílio. Esta quarta-feira, foi noticiado que a governante testou negativo.

Durante a madrugada, uma outra equipa de profissionais encarregue de testar altas individualidades dirigiu-se a Leiria para testar o secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, de 58 anos. O governante também está negativo.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, também testou negativo.

Os respetivos motoristas e família foram também submetidos a um teste para despistar uma eventual infeção.

Segundo o Observador, os governantes aguardaram em isolamento pelo resultado dos testes.

  ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Então quer dizer qua embora esteja sempre nas conferencias de imprensa a dizer que mantendo a distancia social, lavando as mãos e usando a mascara que as pessoas estavam seguras, a realidade é que ou não é bem assim ou então (e provavelmente o que aconteceu) é que fora das conferencias de imprensa a Graça temido não cumpriu as regras!!!!!!!!

  2. Não escreveria “Bem feito”, mas antes “Muito bem feito”. Aprenda a respeitar as normas, tal como cinquenta por cento dos portugueses respeitam.

    Melhore depressa, mas não continue a ser Diretora, porque não tem competência para tal.

      • Sim, Paulo, estou. Dou-lhe o meu e-mail se quiser mais informações.

        Aqui vai ele:

        ________________________________________
        Eu tenho a competência que Deus me quis dar.

  3. Moral da história,impõem regras ao zé povinho mas,eles não as cumprem.Mas é mesmo assim diz o velho ditado.Olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço.Bemfeito.

  4. Sinceramente.
    Não conheço nem gosto da senhora nem um bocadinho, desconheco-lhe as capacidades profissionais mas, o cargo que ocupa, obrigá-la-iam, em minha opinião, a uma superior compreensão dos factos e uma melhor avaliação das consequências resultantes das “trocas e baldocas” que tem apresentado.
    NO ENTANTO, a noticia é muito curta e não permite uma avaliação do comportamento da senhora, pelo que, por uma questão de respeito entre Humanos e Cidadãos, um pouco de refreamento nas acusações e desejos seriam, também em minha opinião, a ter em conta.
    Ninguém gosta de ser acusado por outro alguém que de todo desconhece os factos.
    Muito menos com um “Bem Feito”
    Caso se venha a conhecer que fez “A TAL” asneirada grande……
    Aí sim é malhar, porque merecerá.

  5. Ora esta!
    Como vamos passar sem a Gracinha?!
    Ela era tão engraçada. Tão porreira.
    Será que vai de seguida para um larzinho?

  6. Graça de Freitas infectada!É isso é muito estranho. Então, é porque não cumpriu, o que quer que os outros cumpram, alegando que se cumprirem, nada acontece. Ou será que as medidas que anunciam e obrigam os outros a cumprir, são completamente absurdas? Para quem tem dúvidas, é só olhar para o exp. da Suécia. Sem máscaras, sem confinamento e com a economia a funcionar, apresenta taxas de mortes inferiores ás dos seus vizinhos. Este governo como tantos outros, do reinado Europeu, apenas vão copiando uns pelos outros. Portugal e seu desgoverno, não precisavam de procurar nada de novo, se houvesse inteligência que não se baseasse na ansia de poder, bastaríamos observar, o que de bom existe pelo mundo, e adaptar.

  7. Que comentários tão mauzinhos. Já pensaram que a senhora só apresenta sintomas ligeiros porque manteve o distanciamento e usou máscara… se estivesse á vontadinha como uma parte dos portugas ou não soubesse usar a máscara podia estar numa cama de hospital e nos cuidados intensivos?

  8. A mulher é incompetente. Mas a ministra é tanto ou mais incompetente e não apanhou nada.
    Qualquer um pode apanhar. Em grande medida, se todas as regras de segurança cumpridas, basta um momento de azar.

  9. Eu manifesto o meu pesar pelo sucedido e sinceramente desejo que, se recomponha tão rápido quanto possivel! Embora não conheça pessoalmente a Dra Graça Freitas, merece a minha consideração e respeito, pelo trabalho competente e empenhado que tem realizado, no ambiente de informação turbulento em que tem realizado a sua actividade, sem nunca se intimidar e tendo sempre em vista o interesse dos portugueses.

    OBRIGADO

  10. Manifesto, perante vós, o meu pesar, tendo em conta o que sucedeu, e desejo, com toda a sinceridade, que a Desgraça Freitas se recomponha a mil à hora! Embora não a conheça pessoalmente, merece a minha consideração e respeito pelo (pouco) trabalho (competente e empenhado) que tem realizado ao longo destes meses – caóticos, para quem é pobre -, sem nunca se intimidar, e tendo sempre em vista o interesse dos portugueses, que estão a ser muito bem informados pelo governo e por outros órgãos de poder.

    OBRIGADA!

  11. Infetada durante uma reunião do DGS.Agora eu pergunto,vamos acreditar no que nos dizem?vamos aceitar passar o Natal confinados com os conselhos destes incompetentes?mais não digo.

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …