Graça Freitas infetada com covid-19. Marta Temido e António Lacerda Sales testam negativo

Tiago Petinga / Pool / Lusa

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, está infetada com covid-19. A responsável da autoridade de Saúde foi testada na noite passada depois de ter estado em contacto com um infetado.

O semanário Expresso avança esta quarta-feira que Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, está infetada com covid-19. A responsável da Direção-Geral da Saúde (DGS), de 63 aos, foi testada na noite desta terça-feira após ter estado em contacto com uma pessoa infetada.

O resultado positivo chegou esta manhã depois de o laboratório de referência, o Instituto Ricardo Jorge, ter mantido a equipa a trabalhar dada a urgência na análise PCR.

Em declarações ao Expresso, Graça Freitas disse ter apenas sintomas ligeiros.

A informação foi confirmada através de um comunicado da DGS. “A Direção-Geral da Saúde informa que a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, testou ontem positivo para a infeção por SARS-CoV-2, estando neste momento em isolamento. A Dra Graça Freitas manifesta sintomas ligeiros da doença. O rastreio de contactos pela Autoridade de Saúde Regional está atualmente em curso, para identificar todas as pessoas potencialmente expostas. A conferência de imprensa que estava hoje prevista na DGS fica cancelada“.

A ministra da Saúde, Marta Temido, de 46 anos, foi igualmente testada por uma equipa que se deslocou ao seu domicílio. Esta quarta-feira, foi noticiado que a governante testou negativo.

Durante a madrugada, uma outra equipa de profissionais encarregue de testar altas individualidades dirigiu-se a Leiria para testar o secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, de 58 anos. O governante também está negativo.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, também testou negativo.

Os respetivos motoristas e família foram também submetidos a um teste para despistar uma eventual infeção.

Segundo o Observador, os governantes aguardaram em isolamento pelo resultado dos testes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Então quer dizer qua embora esteja sempre nas conferencias de imprensa a dizer que mantendo a distancia social, lavando as mãos e usando a mascara que as pessoas estavam seguras, a realidade é que ou não é bem assim ou então (e provavelmente o que aconteceu) é que fora das conferencias de imprensa a Graça temido não cumpriu as regras!!!!!!!!

  2. Não escreveria “Bem feito”, mas antes “Muito bem feito”. Aprenda a respeitar as normas, tal como cinquenta por cento dos portugueses respeitam.

    Melhore depressa, mas não continue a ser Diretora, porque não tem competência para tal.

      • Sim, Paulo, estou. Dou-lhe o meu e-mail se quiser mais informações.

        Aqui vai ele:

        ________________________________________
        Eu tenho a competência que Deus me quis dar.

  3. Moral da história,impõem regras ao zé povinho mas,eles não as cumprem.Mas é mesmo assim diz o velho ditado.Olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço.Bemfeito.

  4. Sinceramente.
    Não conheço nem gosto da senhora nem um bocadinho, desconheco-lhe as capacidades profissionais mas, o cargo que ocupa, obrigá-la-iam, em minha opinião, a uma superior compreensão dos factos e uma melhor avaliação das consequências resultantes das “trocas e baldocas” que tem apresentado.
    NO ENTANTO, a noticia é muito curta e não permite uma avaliação do comportamento da senhora, pelo que, por uma questão de respeito entre Humanos e Cidadãos, um pouco de refreamento nas acusações e desejos seriam, também em minha opinião, a ter em conta.
    Ninguém gosta de ser acusado por outro alguém que de todo desconhece os factos.
    Muito menos com um “Bem Feito”
    Caso se venha a conhecer que fez “A TAL” asneirada grande……
    Aí sim é malhar, porque merecerá.

  5. Ora esta!
    Como vamos passar sem a Gracinha?!
    Ela era tão engraçada. Tão porreira.
    Será que vai de seguida para um larzinho?

  6. Graça de Freitas infectada!É isso é muito estranho. Então, é porque não cumpriu, o que quer que os outros cumpram, alegando que se cumprirem, nada acontece. Ou será que as medidas que anunciam e obrigam os outros a cumprir, são completamente absurdas? Para quem tem dúvidas, é só olhar para o exp. da Suécia. Sem máscaras, sem confinamento e com a economia a funcionar, apresenta taxas de mortes inferiores ás dos seus vizinhos. Este governo como tantos outros, do reinado Europeu, apenas vão copiando uns pelos outros. Portugal e seu desgoverno, não precisavam de procurar nada de novo, se houvesse inteligência que não se baseasse na ansia de poder, bastaríamos observar, o que de bom existe pelo mundo, e adaptar.

  7. Que comentários tão mauzinhos. Já pensaram que a senhora só apresenta sintomas ligeiros porque manteve o distanciamento e usou máscara… se estivesse á vontadinha como uma parte dos portugas ou não soubesse usar a máscara podia estar numa cama de hospital e nos cuidados intensivos?

  8. A mulher é incompetente. Mas a ministra é tanto ou mais incompetente e não apanhou nada.
    Qualquer um pode apanhar. Em grande medida, se todas as regras de segurança cumpridas, basta um momento de azar.

  9. Eu manifesto o meu pesar pelo sucedido e sinceramente desejo que, se recomponha tão rápido quanto possivel! Embora não conheça pessoalmente a Dra Graça Freitas, merece a minha consideração e respeito, pelo trabalho competente e empenhado que tem realizado, no ambiente de informação turbulento em que tem realizado a sua actividade, sem nunca se intimidar e tendo sempre em vista o interesse dos portugueses.

    OBRIGADO

  10. Manifesto, perante vós, o meu pesar, tendo em conta o que sucedeu, e desejo, com toda a sinceridade, que a Desgraça Freitas se recomponha a mil à hora! Embora não a conheça pessoalmente, merece a minha consideração e respeito pelo (pouco) trabalho (competente e empenhado) que tem realizado ao longo destes meses – caóticos, para quem é pobre -, sem nunca se intimidar, e tendo sempre em vista o interesse dos portugueses, que estão a ser muito bem informados pelo governo e por outros órgãos de poder.

    OBRIGADA!

  11. Infetada durante uma reunião do DGS.Agora eu pergunto,vamos acreditar no que nos dizem?vamos aceitar passar o Natal confinados com os conselhos destes incompetentes?mais não digo.

RESPONDER

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …

Jorge Jesus acusa Gil Vicente de antijogo: "Fez o que o árbitro permitiu"

Este sábado, o Gil Vicente visitou o Benfica e saiu com os três pontos na bagagem ao vencer por 2-1, num duelo relativo à 27ª jornada da Liga NOS. O Benfica perdeu no Estádio da Luz …

Site chinês "apaga" mulheres que não querem casar ou ter relações com homens

Vários grupos de feministas com ideias mais radicais começaram a ser bloqueados de um dos sites mais influentes na China. Num país conhecido pelo seu regime ditatorial e conservador, um grupo de mulheres uniu-se para lutar …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Justiça britânica perdoa dívida de 60 milhões a Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, foi declarado "exonerado da insolvência" que corria em Londres desde 2009. Um tribunal de Londres declarou que João Vale e Azevedo está exonerado de insolvência. Na prática, a justiça …