Macron infetado com o novo coronavírus. Presidente francês esteve com Costa nesta quarta-feira

Ian Langsdon / EPA

O primeiro-ministro, António Costa, com o Presidente francês, Emmanuel Macron

O Presidente francês, Emmanuel Macron, está infetado com o novo coronavírus, avança esta quinta-feira a agência Reuters, citando o Palácio do Eliseu.

“O Presidente da República foi diagnosticado positivo para a covid-19 hoje (…) Este diagnóstico foi feito após um teste de PCR realizado no início dos primeiros sintomas”, adiantou o gabinete do Presidente francês em comunicado.

De acordo com a mesma fonte, Emmanuel Macron cumprirá isolamento durante sete dias e continuará a “trabalhar e assegurar as suas atividades à distância“.

O primeiro-ministro português, António Costa, esteve reunido com Emmanuel Macron esta quarta-feira, numa reunião em Paris que serviu para preparar a presidência portuguesa da União Europeia, que arranca a um de janeiro.

Fonte do gabinete de António Costa confirmou à SIC Notícias que o primeiro-ministro vai ser testado ainda esta quinta-feira para o novo coronavírus.

O teste já estava previsto, uma vez que o primeiro-ministro tem viagem marcada para São Tomé e Príncipe nesta sexta-feira. António Costa tem na agenda, entre 18 e 20 deste mês, visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, tendo como objetivo o reforço da cooperação com estes dois países africanos de expressão portuguesa.

O primeiro-ministro encontra-se em isolamento preventivo em São Bento, à espera de mais orientações, de acordo com o Jornal de Notícias, que dá ainda conta que o líder do Executivo não compareceu numa reunião marcada para as 10:00 desta quinta-feira sobre a vacinação em Portugal, tendo sido substituído pela ministra da Saúde, Marta Temido.

Também o primeiro-ministro espanhol entrou esta quinta-feira em quarentena preventiva até 24 de dezembro, depois de ter estado, há dois dias, com o Presidente francês.

“Depois da informação fornecida pelo [Palácio do] Eliseu de que o Presidente francês, Emmanuel Macron, deu positivo no teste covid-19, o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, irá suspender toda a sua atividade programada para os próximos dias, em conformidade com os protocolos de saúde”, pode ler-se comunicado de imprensa do gabinete do chefe do Governo espanhol, citado pela agência Lusa.

Pedro Sánchez informou o rei, Felipe VI, que estará de quarentena até 24 de dezembro, altura em que terão passado dez dias desde a sua reunião com o Emmanuel Macron.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.621.397 mortos resultantes de mais de 72,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço da AFP.

Na Europa, o maior número de vítimas mortais regista-se em Itália (65.857 mortos, mais de 1,8 milhões de casos), seguindo-se Reino Unido (64.908 mortos, mais de 1,8 milhões de casos), França (59.079 mortos, mais de 2,3 milhões de casos) e Espanha (48.401 mortos, mais de 1,7 milhões de casos).

Sara Silva Alves, ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Das duas uma, ou estes dirigentes que nos tocam sofrer andam a saltar as regras que nos tentam impor, ou as regras são uma basófia e falham mais que uma espingarda da feira popular.
    Por outro lado quanto mais restrições mais mortos. Há aqui algo que não quadra.
    Eu creio que estão mal assessorados.

RESPONDER

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …

T-shirt reduz efeitos da menopausa

T-shirt portuguesa reduz sintomas da menopausa e ajuda quem tem cancro (e já está à venda)

A investigadora da Universidade do Minho (UM) Filipa Fernandes criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa e melhora a qualidade de vida de pacientes com cancro, graças a um tecido com um revestimento …