“Sabe a muito pouco.” Costa não tem “um Governo de combate”

PSD / Flickr

Luís Marques Mendes

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um “remodelação do anterior”.

“O primeiro erro político de António Costa” é, para Luís Marques Mendes, a composição do novo Governo, apresentado na passada terça-feira. O comentador político afirmou, no seu espaço de comentário na SIC, que o novo Executivo é “um Governo velho, a continuação do anterior”, “só tem duas caras novas” e é mais “uma remodelação”. “Sabe a muito pouco”, sublinhou.

Na opinião do antigo líder social-democrata, fica a sensação de que este “é um Governo de transição, um remendo” – ou seja, o “Governo verdadeiro” será aquele que “há-de surgir em 2021”. Para Marques Mendes, esta decisão é “muito má” porque “não dá autoridade aos ministros e não suscita respeito nas pessoas”.

O conselheiro de Estado também não vê o “reforço do núcleo político” no Governo, dando o exemplo da promoção de Pedro Siza Vieira a número dois da hierarquia para contrariar a opinião de que o Executivo se reforçou politicamente.

“Como [Costa] não tem acordos no Parlamento, precisava de ter Governo de combate, com energia nova, que não há, e políticos, que também não tem. Fala-se em Siza Vieira, [novo] número dois, grande promoção. Tenho-o na conta de uma pessoa séria, íntegra, competente, conhecedora dos problemas das empresas. Mas não é nenhum reforço do núcleo político do Governo. Siza Vieira não é político, não tem perfil político nem tem peso político próprio, é um amigo do primeiro-ministro, pronto. E não é por o ministro subir na hierarquia que a economia vai ganhar mais peso”, disse, citado pelo Observador.

Já sobre Mário Centeno, Marques Mendes considera que o ministro das Finanças foi alvo de uma “desconsideração” de António Costa. “Na hierarquia do Governo – apesar de contar pouco – fica atrás de Siza Vieira e Mariana da Silva? Não é bonito, sobretudo para quem o apresentou sempre como o grande trunfo do Governo. Mas verdadeiramente – pelo instinto de vingança que tem um bocadinho mas sobretudo pela natureza das coisas – quem vai continuar a mandar no Governo é Mário Centeno”.

Para o comentador político, o Governo “precisava de ser refrescado, estava muito desgastado”, mas “os ministros mais desgastados mantêm-se: da Saúde, Educação e Ciência”.

Além disso, o novo Governo “tem mais PS e menos sociedade civil”, já que mesmo “a única ministra que não vem da área do PS, Ana Abrunhosa, tem também do Estado. Parece um Governo do Estado e não do país, não há pessoas das empresas”.

Mas há também aspetos positivos, entre eles, por exemplo, o facto de este ser “um Governo quase paritário, em 19 ministros, oito são mulheres”; a nomeação de Ana Mendes Godinho para a pasta do Trabalho, que foi “uma surpresa, muito competente, dinâmica e trabalhadora, vai surpreender na minha opinião, sobretudo na concertação social” – e a escolha de Ana Abrunhosa, “independente que até é mais da área do PSD”, para a Coesão Territorial, porque é “competente, prática, operacional, domina muito bem a questão dos fundos comunitários”.

A “aposta consistente” em Alexandra Leitão para “o novo Ministério na área da Modernização e Reforma da Administração Pública”, merece também elogios, uma vez que este poderá ser “um Ministério forte, porque vai ter três áreas: a Administração Pública – que vem das Finanças -, a Modernização Administrativa – que vem de Mariana Vieira da Silva – e uma área importantíssima, das Autarquias locais e descentralização, [que vem] de Eduardo Cabrita [ministro da Administração Interna]”.

O reforço dos “dois dos melhores ministros” de Costa também é outro ponto positivo destacado por Marques Mendes: Pedro Nuno Santos (Infraestruturas e Habitação) e Matos Fernandes (Ambiente e Ação Climática).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …