“Sabe a muito pouco.” Costa não tem “um Governo de combate”

PSD / Flickr

Luís Marques Mendes

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um “remodelação do anterior”.

“O primeiro erro político de António Costa” é, para Luís Marques Mendes, a composição do novo Governo, apresentado na passada terça-feira. O comentador político afirmou, no seu espaço de comentário na SIC, que o novo Executivo é “um Governo velho, a continuação do anterior”, “só tem duas caras novas” e é mais “uma remodelação”. “Sabe a muito pouco”, sublinhou.

Na opinião do antigo líder social-democrata, fica a sensação de que este “é um Governo de transição, um remendo” – ou seja, o “Governo verdadeiro” será aquele que “há-de surgir em 2021”. Para Marques Mendes, esta decisão é “muito má” porque “não dá autoridade aos ministros e não suscita respeito nas pessoas”.

O conselheiro de Estado também não vê o “reforço do núcleo político” no Governo, dando o exemplo da promoção de Pedro Siza Vieira a número dois da hierarquia para contrariar a opinião de que o Executivo se reforçou politicamente.

“Como [Costa] não tem acordos no Parlamento, precisava de ter Governo de combate, com energia nova, que não há, e políticos, que também não tem. Fala-se em Siza Vieira, [novo] número dois, grande promoção. Tenho-o na conta de uma pessoa séria, íntegra, competente, conhecedora dos problemas das empresas. Mas não é nenhum reforço do núcleo político do Governo. Siza Vieira não é político, não tem perfil político nem tem peso político próprio, é um amigo do primeiro-ministro, pronto. E não é por o ministro subir na hierarquia que a economia vai ganhar mais peso”, disse, citado pelo Observador.

Já sobre Mário Centeno, Marques Mendes considera que o ministro das Finanças foi alvo de uma “desconsideração” de António Costa. “Na hierarquia do Governo – apesar de contar pouco – fica atrás de Siza Vieira e Mariana da Silva? Não é bonito, sobretudo para quem o apresentou sempre como o grande trunfo do Governo. Mas verdadeiramente – pelo instinto de vingança que tem um bocadinho mas sobretudo pela natureza das coisas – quem vai continuar a mandar no Governo é Mário Centeno”.

Para o comentador político, o Governo “precisava de ser refrescado, estava muito desgastado”, mas “os ministros mais desgastados mantêm-se: da Saúde, Educação e Ciência”.

Além disso, o novo Governo “tem mais PS e menos sociedade civil”, já que mesmo “a única ministra que não vem da área do PS, Ana Abrunhosa, tem também do Estado. Parece um Governo do Estado e não do país, não há pessoas das empresas”.

Mas há também aspetos positivos, entre eles, por exemplo, o facto de este ser “um Governo quase paritário, em 19 ministros, oito são mulheres”; a nomeação de Ana Mendes Godinho para a pasta do Trabalho, que foi “uma surpresa, muito competente, dinâmica e trabalhadora, vai surpreender na minha opinião, sobretudo na concertação social” – e a escolha de Ana Abrunhosa, “independente que até é mais da área do PSD”, para a Coesão Territorial, porque é “competente, prática, operacional, domina muito bem a questão dos fundos comunitários”.

A “aposta consistente” em Alexandra Leitão para “o novo Ministério na área da Modernização e Reforma da Administração Pública”, merece também elogios, uma vez que este poderá ser “um Ministério forte, porque vai ter três áreas: a Administração Pública – que vem das Finanças -, a Modernização Administrativa – que vem de Mariana Vieira da Silva – e uma área importantíssima, das Autarquias locais e descentralização, [que vem] de Eduardo Cabrita [ministro da Administração Interna]”.

O reforço dos “dois dos melhores ministros” de Costa também é outro ponto positivo destacado por Marques Mendes: Pedro Nuno Santos (Infraestruturas e Habitação) e Matos Fernandes (Ambiente e Ação Climática).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …