Costa não queria ajuda do PSD, mas já vai precisar dela

O PS vai precisar do apoio dos deputados da Direita para levar a cabo várias nomeações que exigem uma maioria de dois terços no Parlamento.

Estão em causa as nomeações para os cargos de Provedor de Justiça e de presidente do Conselho Económico e Social e ainda a escolha dos elementos para a Entidade Reguladora da Comunicação Social, bem como 10 dos 13 juízes que constituem o Tribunal Constitucional e 7 vogais do Conselho Superior de Magistratura.

Estas nomeações exigem a aprovação por parte de uma maioria de dois terços no Parlamento, ou seja, de 153 deputados do universo total de 230, conforme evidencia o Jornal de Notícias na sua edição impressa desta quarta-feira.

A maioria de esquerda conta apenas com 122 deputados, pelo que António Costa vai precisar de 31 votos da direita para poder passar as suas nomeações.

António Costa disse, no dia em que foi indicado como primeiro-ministro por Cavaco Silva, que não tinha pedido “a mão ao PSD”. Mas o líder dos socialistas poderá vir a precisar dela.

Todavia, este eventual entendimento com os sociais-democratas não se adivinha fácil, até face à “batalha” que os dois partidos travam quanto aos lugares no Conselho de Estado.

O PS já terá comunicado ao PSD que pretende a maioria dos cinco lugares que o Parlamento elege para o órgão político de consulta do Presidente da República.

Mas sendo o PSD o partido mais votado da Assembleia da República a questão não se adivinha pacífica.

O Bloco de Esquerda já anunciou que quer um lugar no Conselho de Estado e surge a possibilidade de um entendimento à esquerda para a elaboração de uma lista conjunta.

A eleição dos cinco conselheiros é no próximo dia 18 de Dezembro, mas as listas candidatas deverão chegar ao Parlamento até ao dia 16.

ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. O PSD não deve dar a mão a este tipo de gentalha. O AC não quiz tudo sem que p/ isso tivesse os votos dos portugueses? Então agora q precisa do PSD que se entenda c/ os “amigos” dele…

    • O quê?!
      Mas qual dar a mão?!
      Tem é que fazer a sua obrigação como deputados eleitos pelo povo e mais nada!
      .
      Já chegar de ver tristes ignorantes como tu que não sabem distinguir entre os interesses manhosos dos partidos e os interesses do país!!

  2. Eu não aguento tanta pinpineira jornalística. Ou antes entendo que com a tanga das maiorias absolutas a falta de respeito pela democracia parlamentar se generalizou e passou a fazer parte do imaginário geral. Por favor, senhores jornalistas não façam de factos normais da vida democrática, títulos de caixa alta, como de aberrações, subalternidades ou fracassos se tratasse. Um pouco de senso não ficaria mal. Afinal todos precisamos de um país melhor, mais justo e até os senhores, neste contexto, ficariam mais livres…

    • Mas será então que o consenso só tem validade quando se trata de defender interesses de esquerda mesmo quando esta em forma de assalto tomou conta do Poder e arrogando-se em dona e senhora de toda a verdade menosprezando mesmo os verdadeiros vencedores.

  3. Não esquecer que o Srº Silva substituiu á uns anos , o conselheiro da área do PC pelo “empresário de sucesso” (palavras do Coelho) Dias Loureiro; boa escolha, pessoa idónea e honesta, que muito “deu” a Portugal lololololo.

  4. Vamos então aguardar para ver como o Psd escolhe o melhor para o país. Ou o altruísmo político só lhe cabe para reforçar os seus interesses ?

  5. Parte dos nossos problemas enquanto país reside no facto de haver muita gente convencida que Portugal se “faz grande” ou “puro” com “respeitosos cumprimentos” a sublinhar “consensos” abstratos.
    O desconhecimento da política, aquele que resulta da interpretação emocional e afectiva das cores, leva a que alguns embriagados pela cor… Então não foi com pompa e arrogância que o A.Costa casado com a Catarina e com o sorumbático do pcp disse à boca cheia e aos quatro ventos que não dava a mão à dirª gozando com os deveres éticos e morais em política?
    Enquanto o eleitorado não estiver suficientemente preparado para antecipar este tipo de políticos, Portugal não passará de um país de “grupos” – O grupo primeiro.

  6. O PSD/CDS só deverão dar a mão desde que garantam a prevalência das suas ideias e em uníssono com os interesses nacionais, jamais deixar-se cair na tentação desses assaltantes de esquerda que só vêm os interesses pessoais e partidários acima dos nacionais, nada de fazer fretes a gente oportunista!.

RESPONDER

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio, considerada a versão mais leve de um átomo daquele elemento. Os investigadores realçam que a sua produção "é muito difícil". Uma equipa de investigadores produziu a …

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …