Costa não queria ajuda do PSD, mas já vai precisar dela

O PS vai precisar do apoio dos deputados da Direita para levar a cabo várias nomeações que exigem uma maioria de dois terços no Parlamento.

Estão em causa as nomeações para os cargos de Provedor de Justiça e de presidente do Conselho Económico e Social e ainda a escolha dos elementos para a Entidade Reguladora da Comunicação Social, bem como 10 dos 13 juízes que constituem o Tribunal Constitucional e 7 vogais do Conselho Superior de Magistratura.

Estas nomeações exigem a aprovação por parte de uma maioria de dois terços no Parlamento, ou seja, de 153 deputados do universo total de 230, conforme evidencia o Jornal de Notícias na sua edição impressa desta quarta-feira.

A maioria de esquerda conta apenas com 122 deputados, pelo que António Costa vai precisar de 31 votos da direita para poder passar as suas nomeações.

António Costa disse, no dia em que foi indicado como primeiro-ministro por Cavaco Silva, que não tinha pedido “a mão ao PSD”. Mas o líder dos socialistas poderá vir a precisar dela.

Todavia, este eventual entendimento com os sociais-democratas não se adivinha fácil, até face à “batalha” que os dois partidos travam quanto aos lugares no Conselho de Estado.

O PS já terá comunicado ao PSD que pretende a maioria dos cinco lugares que o Parlamento elege para o órgão político de consulta do Presidente da República.

Mas sendo o PSD o partido mais votado da Assembleia da República a questão não se adivinha pacífica.

O Bloco de Esquerda já anunciou que quer um lugar no Conselho de Estado e surge a possibilidade de um entendimento à esquerda para a elaboração de uma lista conjunta.

A eleição dos cinco conselheiros é no próximo dia 18 de Dezembro, mas as listas candidatas deverão chegar ao Parlamento até ao dia 16.

ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. O PSD não deve dar a mão a este tipo de gentalha. O AC não quiz tudo sem que p/ isso tivesse os votos dos portugueses? Então agora q precisa do PSD que se entenda c/ os “amigos” dele…

    • O quê?!
      Mas qual dar a mão?!
      Tem é que fazer a sua obrigação como deputados eleitos pelo povo e mais nada!
      .
      Já chegar de ver tristes ignorantes como tu que não sabem distinguir entre os interesses manhosos dos partidos e os interesses do país!!

  2. Eu não aguento tanta pinpineira jornalística. Ou antes entendo que com a tanga das maiorias absolutas a falta de respeito pela democracia parlamentar se generalizou e passou a fazer parte do imaginário geral. Por favor, senhores jornalistas não façam de factos normais da vida democrática, títulos de caixa alta, como de aberrações, subalternidades ou fracassos se tratasse. Um pouco de senso não ficaria mal. Afinal todos precisamos de um país melhor, mais justo e até os senhores, neste contexto, ficariam mais livres…

    • Mas será então que o consenso só tem validade quando se trata de defender interesses de esquerda mesmo quando esta em forma de assalto tomou conta do Poder e arrogando-se em dona e senhora de toda a verdade menosprezando mesmo os verdadeiros vencedores.

  3. Não esquecer que o Srº Silva substituiu á uns anos , o conselheiro da área do PC pelo “empresário de sucesso” (palavras do Coelho) Dias Loureiro; boa escolha, pessoa idónea e honesta, que muito “deu” a Portugal lololololo.

  4. Vamos então aguardar para ver como o Psd escolhe o melhor para o país. Ou o altruísmo político só lhe cabe para reforçar os seus interesses ?

  5. Parte dos nossos problemas enquanto país reside no facto de haver muita gente convencida que Portugal se “faz grande” ou “puro” com “respeitosos cumprimentos” a sublinhar “consensos” abstratos.
    O desconhecimento da política, aquele que resulta da interpretação emocional e afectiva das cores, leva a que alguns embriagados pela cor… Então não foi com pompa e arrogância que o A.Costa casado com a Catarina e com o sorumbático do pcp disse à boca cheia e aos quatro ventos que não dava a mão à dirª gozando com os deveres éticos e morais em política?
    Enquanto o eleitorado não estiver suficientemente preparado para antecipar este tipo de políticos, Portugal não passará de um país de “grupos” – O grupo primeiro.

  6. O PSD/CDS só deverão dar a mão desde que garantam a prevalência das suas ideias e em uníssono com os interesses nacionais, jamais deixar-se cair na tentação desses assaltantes de esquerda que só vêm os interesses pessoais e partidários acima dos nacionais, nada de fazer fretes a gente oportunista!.

RESPONDER

Desvendado o enigma do precioso vidro do deserto da Líbia

https://vimeo.com/336882972 Uma nova investigação acaba de dar resposta ao enigma do vidro da Líbia, que intriga cientistas há um século. O material, que chegou a ser utilizado pelo rei Tutankhamun, é fruto do impacto de um …

Funcionários públicos passam a receber hoje 75% do valor das progressões

Os funcionários públicos que reuniram dez pontos na avaliação de desempenho nos últimos anos começam hoje a receber com o salário 75% da progressão que esteve congelada, que passará a ser paga na totalidade em …

Pasta de dentes de carvão não branqueia os dentes (e faz muito mal)

O carvão ativado, como uma moda de saúde, começou a ficar popular em 2016. Hoje, podemos encontrá-lo em bebidas, gelados e pizza, por exemplo. Não há dúvida de que parte da atração está na estética das …

O exoplaneta mais tórrido já descoberto tem valiosas terras raras

A 650 anos-luz da Terra, o KELT-9 b, o exoplaneta mais quente até agora descoberto, tem assinaturas de alguns dos cobiçados minerais de terras-raras.  Além das assinaturas de ferro gasoso e titânio encontradas na sua atmosfera, …

Conseguirá a Terra sair ilesa se o Sol ficar sem combustível?

Planetas rochosos formados por elementos densos serão, muito provavelmente, os únicos sobreviventes da morte explosiva de uma estrela. Esta descoberta dá-nos pistas preciosas sobre o futuro da Terra. Quando uma estrela morre destrói tudo o que …

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …