Bloco de Esquerda quer lugar no Conselho de Estado

*Bloco / Flickr

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda

O Parlamento vai eleger no próximo dia 18 cinco conselheiros de Estado e o Bloco de Esquerda quer um desses lugares.

De acordo com informações apuradas pelo Diário de Notícias, o Bloco de Esquerda pretende um dos cinco lugares para o Conselho de Estado, algo que vai ser decidido já no próximo dia 18.

Fonte do partido explicou que o Bloco vai iniciar um diálogo com o PS nesse sentido para que os cinco nomes escolhidos possam refletir o novo quadro parlamentar.

Apesar de ainda não haver nomes, segundo apurou o mesmo jornal, a intenção do partido é indicar alguém com um forte peso político e que tenha experiência suficiente para o órgão de consulta do Presidente da República.

Caso isto venha a acontecer, esta é a primeira vez na história do Bloco que uma figura do partido tem direito a um lugar neste órgão consultivo.

Do lado do PS, os socialistas ainda não levantam muito o véu sobre a questão, com uma fonte do partido a declarar apenas que “ainda há tempo” para que isso se realize e que é uma coisa a ser discutida.

As cinco personalidades vão ser eleitas para os próximos quatro anos de legislatura, por isso, vão transitar do atual chefe de Estado, Cavaco Silva, para o seu sucessor, que será escolhido em janeiro do próximo ano.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Portugal vinculado a padrões europeus e outros internacionais aceita o descarado assalto ao poder e sem limites de esquerdistas extremistas radicais do contra, camuflados em “voz do povo” e nas sonoridades de tias de convento?

  2. Acho muito bem!!
    Qualquer nome é melhor do que “lixo parasita” como o Marques Mendes ou Luís Filipe Menezes (etc)!…
    Não se preocuparam com estes “abutres” e estão agora preocupados com o BE?!
    Realmente o BE é que mete medo e tem feito as negociatas que se tem visto…
    Enfim…

  3. Não sei qual o critério para se chegar a conselheiro de estado mas certamente será pela representação parlamentar e neste caso o BE estará em 3º ou 4º lugar na AR o que poderá não lhe dar direito a tal.

RESPONDER

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …