Bloco de Esquerda quer lugar no Conselho de Estado

*Bloco / Flickr

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda

O Parlamento vai eleger no próximo dia 18 cinco conselheiros de Estado e o Bloco de Esquerda quer um desses lugares.

De acordo com informações apuradas pelo Diário de Notícias, o Bloco de Esquerda pretende um dos cinco lugares para o Conselho de Estado, algo que vai ser decidido já no próximo dia 18.

Fonte do partido explicou que o Bloco vai iniciar um diálogo com o PS nesse sentido para que os cinco nomes escolhidos possam refletir o novo quadro parlamentar.

Apesar de ainda não haver nomes, segundo apurou o mesmo jornal, a intenção do partido é indicar alguém com um forte peso político e que tenha experiência suficiente para o órgão de consulta do Presidente da República.

Caso isto venha a acontecer, esta é a primeira vez na história do Bloco que uma figura do partido tem direito a um lugar neste órgão consultivo.

Do lado do PS, os socialistas ainda não levantam muito o véu sobre a questão, com uma fonte do partido a declarar apenas que “ainda há tempo” para que isso se realize e que é uma coisa a ser discutida.

As cinco personalidades vão ser eleitas para os próximos quatro anos de legislatura, por isso, vão transitar do atual chefe de Estado, Cavaco Silva, para o seu sucessor, que será escolhido em janeiro do próximo ano.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Portugal vinculado a padrões europeus e outros internacionais aceita o descarado assalto ao poder e sem limites de esquerdistas extremistas radicais do contra, camuflados em “voz do povo” e nas sonoridades de tias de convento?

  2. Acho muito bem!!
    Qualquer nome é melhor do que “lixo parasita” como o Marques Mendes ou Luís Filipe Menezes (etc)!…
    Não se preocuparam com estes “abutres” e estão agora preocupados com o BE?!
    Realmente o BE é que mete medo e tem feito as negociatas que se tem visto…
    Enfim…

  3. Não sei qual o critério para se chegar a conselheiro de estado mas certamente será pela representação parlamentar e neste caso o BE estará em 3º ou 4º lugar na AR o que poderá não lhe dar direito a tal.

RESPONDER

Texto final do acordo da Cimeira do Clima aprovado pelos 195 países participantes

Os líderes mundiais presentes comemoraram este sábado a aprovação do texto final da COP21 - Conferência Mundial do Clima, sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa. Após 13 dias de debates, os representantes …

Texto final do acordo da Cimeira do Clima aprovado pelos 195 países participantes

Os líderes mundiais presentes comemoraram este sábado a aprovação do texto final da COP21 - Conferência Mundial do Clima, sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa. Após 13 dias de debates, os representantes …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagem: Livre caiu para metade, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …