Bloco de Esquerda quer lugar no Conselho de Estado

*Bloco / Flickr

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda

O Parlamento vai eleger no próximo dia 18 cinco conselheiros de Estado e o Bloco de Esquerda quer um desses lugares.

De acordo com informações apuradas pelo Diário de Notícias, o Bloco de Esquerda pretende um dos cinco lugares para o Conselho de Estado, algo que vai ser decidido já no próximo dia 18.

Fonte do partido explicou que o Bloco vai iniciar um diálogo com o PS nesse sentido para que os cinco nomes escolhidos possam refletir o novo quadro parlamentar.

Apesar de ainda não haver nomes, segundo apurou o mesmo jornal, a intenção do partido é indicar alguém com um forte peso político e que tenha experiência suficiente para o órgão de consulta do Presidente da República.

Caso isto venha a acontecer, esta é a primeira vez na história do Bloco que uma figura do partido tem direito a um lugar neste órgão consultivo.

Do lado do PS, os socialistas ainda não levantam muito o véu sobre a questão, com uma fonte do partido a declarar apenas que “ainda há tempo” para que isso se realize e que é uma coisa a ser discutida.

As cinco personalidades vão ser eleitas para os próximos quatro anos de legislatura, por isso, vão transitar do atual chefe de Estado, Cavaco Silva, para o seu sucessor, que será escolhido em janeiro do próximo ano.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Portugal vinculado a padrões europeus e outros internacionais aceita o descarado assalto ao poder e sem limites de esquerdistas extremistas radicais do contra, camuflados em “voz do povo” e nas sonoridades de tias de convento?

  2. Acho muito bem!!
    Qualquer nome é melhor do que “lixo parasita” como o Marques Mendes ou Luís Filipe Menezes (etc)!…
    Não se preocuparam com estes “abutres” e estão agora preocupados com o BE?!
    Realmente o BE é que mete medo e tem feito as negociatas que se tem visto…
    Enfim…

  3. Não sei qual o critério para se chegar a conselheiro de estado mas certamente será pela representação parlamentar e neste caso o BE estará em 3º ou 4º lugar na AR o que poderá não lhe dar direito a tal.

RESPONDER

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …

GNR deteve nove pessoas em Vilar Formoso por situações de emigração ilegal

A GNR deteve sete homens estrangeiros por permanência ilegal no país e dois homens, também estrangeiros, por suspeita de auxílio à emigração ilegal, com idades entre 30 e 40 anos, na fronteira de Vilar Formoso, …

Norte-americana ganhou 26 milhões na lotaria (mas destruiu bilhete durante lavagem de roupa)

A mulher garante que é a premiada da Loteria da Califórnia e, como tal, a dona dos 26 milhões de dólares. Contudo, segundo revela a imprensa americana, o bilhete ficou esquecido no bolso das suas …

Metrobus vai circular no Porto no final de 2023. Terá sete paragens da Boavista à Praça do Império

Ao que tudo indica, os autocarros 100% elétricos devem começar a circular no final de 2023. A ligação de metrobus entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, no Porto, terá sete paragens …

Homem de 95 anos tornou-se o mais velho dador de órgãos na história dos EUA

Uma norte-americana que se encontra a recuperar de um transplante de fígado não só tem um novo órgão que provavelmente lhe salvou a vida, como também um que fez história. Segundo a cadeia televisiva CNN, esta …

PAN acusa partidos de boicotarem ida de Rui Pinto à comissão do Novo Banco

André Silva fala em sucessivos adiamentos do agendamento da audição ao hacker, pedida pelo PAN, o que leva o deputado a referir “manobras e expedientes dilatórios”. Como recorda o Público, o PAN foi o único partido …

O vulcão em erupção na Islândia está agora à venda

O vulcão no sudoeste da Islândia, na Península de Reykjanes, que entrou em erupção no final de março, está agora à venda (e já há várias propostas em cima da mesa). De acordo com o jornal …

Após críticas, Cravinho garante que cartões de Antigo Combatente já estão a ser enviados

O Ministro da Defesa garantiu hoje que os cartões de Antigo Combatente já estão a ser produzidos e alguns já foram distribuídos aos beneficiários, assegurando que o processo vai continuar. João Gomes Cravinho abordou o tema …