Costa não quer coligações se ganhar

Hugo Delgado / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

António Costa rejeita a hipótese de formar uma coligação se vencer as legislativas, mas admite “acordos pontuais” caso tenha uma vitória sem maioria absoluta. E nem sequer pondera cenários de derrota.

Ao Observador, o líder do Partido Socialista afirma que não quer uma aliança permanente: “Coligação não se coloca“.

No entanto, para garantir a estabilidade, Costa está aberto a negociações para “acordos pontuais”, podendo virar-se à esquerda como à direita. “Costa não tem bloqueios”, defende uma fonte próxima, em declarações ao site.

O candidato socialista, que chegou a admitir inviabilizar um possível orçamento da coligação PSD/CDS caso esta vencesse as eleições com maioria relativa, tem vindo a suavizar o seu discurso na reta final.

A fonte próxima ao líder socialista referiu que “António Costa terá um governo e um orçamento viabilizado porque vai negociar”, à semelhança do que fez na Câmara de Lisboa, onde, recorda o Observador, negociou a reforma fiscal e a reforma administrativa com o PSD e conseguiu acordos com o Bloco (o primeiro acordo com José Sá Fernandes foi ainda como vereador eleito pelo BE).

António Costa recusa-se também a ponderar uma eventual sucessão na liderança do partido: “O cenário é o de vitória. Não se equaciona essa questão de sair ou não“, referiu ao Observador. De acordo com o site, o líder do PS deu a entender na conversa que não sai se tiver “uma derrota por poucochinho”.

Esta terça-feira, na SIC Notícias, o socialista António Vitorino – que dias antes tinha estado num comício do PS – posicionou-se “contra” a ideia de que “um líder que perde tem que sair”.

Costa mostra-se confiante na vitória, mas nas sondagens os indícios são outros: a coligação Portugal à Frente (PàF) surge nas duas sondagens reveladas nesta quinta-feira como vencedora.

O estudo da Universidade Católica coloca PSD e CDS-PP com mais 6 pontos percentuais que os socialistas, sendo a margem mínima da PàF superior à máxima conseguida pelo PS. Já a sondagem da Intercampus revela uma menor margem de vitória, mas ainda assim coloca a coligação 4,2 pontos à frente.

Domingo é dia de “acertar contas” com Governo PSD/CDS

O secretário-geral do PS, António Costa, reiterou esta sexta-feira numa arruada em Moscavide, concelho de Loures, que no domingo é dia de “acertar contas” com o Governo PSD/CDS-PP.

Na arruada, que durou cerca de uma hora e atravessou a conhecida Avenida de Moscavide, Costa interagiu com lojistas e cidadãos, encorajando ao voto no PS no domingo.

“Com o meu voto podem contar, mas é preciso o voto de todos”, disse a uma cidadã descontente com o atual Governo, acrescentando depois, num outro contacto com uma descontente, que domingo, dia das legislativas, é dia de “acertar contas” com o passado recente do país.

Noutro momento, o secretário-geral do partido recebeu cumprimentos de Carlos Trindade, secretário-geral da corrente sindical socialista da CGTP, com o sindicalista a realçar que só com o PS é possível a “retoma económica” de Portugal.

No percurso estiveram a acompanhar o líder do PS figuras do partido como Ferro Rodrigues, Marcos Perestrello, Miranda Calha, Sérgio Sousa Pinto, Edite Estrela ou Jorge Lacão.

A arruada desta manhã antecede o almoço de último dia da campanha na cervejaria Trindade, em Lisboa, e a tradicional descida do Chiado agendada para depois do repasto.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nem precisa de perder o sono a equacionar esses cenários!
    Não vale tudo sr. Costa…o fantasma de A.J.Seguro vai derrotá-lo de forma estrondosa.

  2. Poucochinho… Oh A.Costa que grande bluff saíste tu companheiro… Diria mesmo que te tornaste num embuste pelo que fizeste ao A.SEGURO pá.

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …