Costa ligou a Lagarde para garantir que vai cumprir compromissos com Novo Banco

O primeiro-ministro ligou, esta quinta-feira, à presidente do Banco Central Europeu (BCE) para assegurar que o Governo cumprirá os compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco.

“Portugal é um Estado de direito que cumpre as suas obrigações contratuais. Falei com a Presidente do BCE, Christine Lagarde, a quem garanti o escrupuloso cumprimento dos compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco”, escreveu António Costa na sua conta oficial do Twitter.

Esta posição acontece depois de o Governo ter visto anulada, no Parlamento, uma transferência orçamental de 476,6 milhões de euros do Fundo de Resolução ao Novo Banco no próximo ano, tal como estava previsto no OE 2021.

A proposta de alteração do Bloco de Esquerda foi aprovada com os votos favoráveis do PSD, PCP, PEV, Chega e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.

Depois do debate na Assembleia da República, que aprovou a proposta do OE2021, o líder do Executivo atacou o PSD e o BE por terem impedido esta injeção, tendo garantido ainda que o Governo cumprirá a lei e respeitará o contrato com o Novo Banco.

“Contrato assinado é contrato que tem de ser honrado, lei que existe é lei que tem de ser respeitada, e a legalidade será seguramente assegurada num país que se honra de ser um Estado de Direito”, disse.

Ninguém pense que nos vai amedrontar com maiorias negativas, maiorias que não convergem para fazer o que quer que seja, mas que só convergem para tentar impedir de fazermos aquilo que estamos a fazer. Não pensem que nos apanham nessa. Se não há cão, haverá gato”, declarou ainda Costa.

O ministro das Finanças, João Leão, admitiu aos jornalistas estar “muito preocupado” com esta situação e já admitiu que poderá vir a pedir a fiscalização sucessiva desta norma junto do Tribunal Constitucional.

Segundo o jornal online Observador, a agência de rating DBRS Morningstar já veio dizer que esta “notícia inesperada” gera incerteza sobre o capital do banco e cria risco de litigância.

Esta notícia foi inesperada e cria desafios para o Novo Banco, já que gera incerteza em torno do capital do banco e do plano de redução de riscos em curso, além de aumentar o potencial para litigância”, lê-se na nota publicada esta tarde.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Movimento "Também somos portugueses" defende alteração à lei eleitoral

O movimento "Também somos portugueses" apelou este domingo ao Governo e aos partidos políticos representados no Parlamento para a necessidade de alterar as leis eleitorais para os emigrantes, defendendo o voto remoto para participar na …

Hoje é o dia mais triste do ano. O mito da “segunda-feira azul”, que já surgiu há mais de 15 anos

O dia 18 de janeiro marca a “segunda-feira azul” – a terceira segunda-feira do mês e o dia mais depressivo do ano. O conceito remonta a 2005, quando o canal de televisão Sky Travel lançou …

Sporting com mais um jogador infetado antes do Clássico com o FC Porto

O avançado do Sporting Bruno Tabata testou positivo ao novo coronavírus, disse à Lusa fonte conhecedora do processo, com o jogador a ser baixa certa para a meia-final da Taça da Liga de futebol frente …

De 57 para 155. Mais de metade dos concelhos em risco extremo de infeção por covid-19

O número de concelhos em risco extremo devido ao número de casos de covid-19 quase triplicou nos primeiros 12 dias de janeiro, passando de 57 para 155, segundo a análise esta segunda-feira divulgada sobre a …

MP investiga queixa contra segurança privada ilegal no centro de detenção do SEF

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito depois de uma queixa do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) por alegado crime de exercício ilícito da atividade de …

Fenprof pede testes, vacinação e teletrabalho nas escolas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) lançou um abaixo-assinado a exigir a realização de testes na comunidade escolar, a priorização dos profissionais das escolas na vacinação contra a Covid-19 e a possibilidade do teletrabalho, noticiou …

Maioria dos portugueses concorda com injeção de dinheiro público na TAP

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios mostra que a maioria dos portugueses concorda com a injeção de dinheiro público na TAP para evitar a falência. De acordo com …

Injeção de liquidez chega às empresas em fevereiro (e "não vai ser preciso mais dinheiro no Orçamento")

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, garantiu que a injeção de liquidez proveniente do reforço de apoios deverá chegar às empresas já no próximo mês. Em entrevista ao Jornal de Negócios, Pedro Siza Vieira, ministro …

Áustria alarga confinamento. Austrália deverá manter fronteiras fechadas em 2021

A Áustria vai alargar o atual confinamento comercial e social para conter a pandemia de covid-19. Já a Austrália deverá manter as fronteiras fechadas durante a maior parte do ano. A Áustria vai alargar o atual …

Herdeiro do império Samsung condenado a dois anos e meio de prisão

Um tribunal em Seul condenou o herdeiro do império Samsung a dois anos e meio de prisão no novo julgamento pela participação no esquema de corrupção da ex-Presidente sul-coreana. O Tribunal Superior de Seul decidiu impor …