//

Costa e seus 17 ministros já entregaram declarações de rendimentos no Constitucional

partidosocialista / Flickr

O primeiro-Ministro António Costa

O primeiro-Ministro António Costa

António Costa e os 17 ministros do governo socialista já entregaram as suas declarações de rendimentos no Tribunal Constitucional (TC).

O primeiro-ministro declarou mais de 155 mil euros de rendimentos, de acordo com a agência Lusa: 63.457 mil euros de rendimento do trabalho dependente e 91.875 mil euros de rendimentos do trabalho independente.

De acordo com a lei, “os titulares de cargos políticos e equiparados e os titulares de altos cargos públicos apresentam no Tribunal Constitucional, no prazo de 60 dias contado da data de início do exercício das respetivas funções, a declaração dos seus rendimentos, bem como do seu património e cargos sociais”.

O último ministro a entregar a declaração foi Capoulas Santos, ministro da Agricultura.

Segundo a agência Lusa, o ministro que mais rendimentos declarou foi o médico Adalberto Fernandes, que tutela a Saúde e declarou no ano passado mais de 167 mil euros em rendimento dependente e mais de 13 mil euros de rendimento independente.

Com morada declarada em Fontanelas, no concelho de Sintra, a declaração de rendimentos do primeiro-ministro era a única disponível apresentada sob a forma de atualização sucessiva de declarações anteriores.

O primeiro-ministro é o segundo membro do Governo com mais rendimento declarado, a que se segue o ministro das Finanças, Mário Centeno, quadro do Banco de Portugal, que apresentou uma declaração de rendimentos detalhada onde declara ter recebido mais de 144 mil euros de rendimento dependente.

A generalidade dos ministros tem dívidas para crédito à habitação e, em menos casos, para compra de carro. A excepção é o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, proprietário de imóveis em Caminha e de uma vespa Piaggio, que não declarou qualquer dívida.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.