Costa à espera de dividendos do Banco de Portugal para pagar dívidas da Saúde

Clara Azevedo / Portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa

Os dividendos do Banco de Portugal “serão afetos integralmente ao pagamento das dívidas do setor da Saúde”, afirmou na quarta-feira o primeiro-ministro António Costa, durante o debate quinzenal.

Foi durante o debate quinzenal que o primeiro-ministro deixou a garantia de que os dividendos do Banco de Portugal seriam usados para pagar as dívidas do setor Empresarial do Estado (EPE) a fornecedores.

“O objetivo é a eliminação da dívida na Saúde, quer na primeira fase, de reforço de capital que foi feito, quer numa segunda fase, que será a verba dos proveitos do Banco de Portugal”, disse António Costa, citado pelo Observador.

O Orçamento do Estado para este ano tem uma estimativa de 500 milhões de euros de receita com os dividendos do banco central. No entanto, o valor final só será determinado quando o Banco de Portugal fechar as contas, em março, e apresentar a proposta de entrega dos lucros ao acionista.

Depois disso, o ministro das Finanças tem de aprovar a proposta e o dinheiro é entregue em maio. O Governo socialista tem defendido uma política mais generosa de distribuição de lucros pelo banco central, praticamente a única entidade que ainda paga dividendos ao Estado.

O ministro da Saúde tinha dito em novembro do ano passado que o Governo ia lançar um “vasto plano de eliminação de dívidas e redução dos pagamentos em atraso” na área da Saúde, no valor de 1400 milhões de euros.

Num primeiro momento, o Governo procedeu a um reforço da tesouraria dos hospitais em cerca de 400 milhões de euros – apesar de o valor ainda não ter sido totalmente executado.

No início deste ano, os hospitais empresa receberam mais 500 milhões de euros, através de aumentos de capital, com origem nas transferências do Orçamento do Estado para 2018. No entanto, em fevereiro essa verba ainda estava congelada por ordem de Mário Centeno.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ainda vem dizer q a economia está em crescimento? Então expliquem a razão da divida enorme do Estado ao setor da Saude !! Este baralhanço de nrs é como baralhar as cartas!! Fazem dos Portugueses autênticos burros e lorpas. Mas como não somos assim tão burros e lorpas como estes politicos/governantes pensam então eles querem pura e simplesmente banir-nos … nem que seja pela entrada nos hospitais sem os cuidados mínimos…

  2. Este governo parece os “pobretas” (com todo o respeito pelas classes sócias!) todos “armados em ricos” mas loucamente à espera do fim-do-mês para ter algum dinheiro!

  3. Pessoalmente acho que este desgoverno já devia ter caído há muito. Dizem que isto está tudo bom, que o país está ótimo e que se recomenda e depois isto!!!!
    O que lhes vale é que isto é um país de palermas. Noutro qualquer país já tinham ido passear.

  4. Mas há dias não havia notícias de que as contas tinha um saldo positivo de muitas centenas de milhões? E as dívidas são só à saúde? A desgovernar com a austeridade dos outros é que eles andam. Estes é que são mais troikistas que a troika!!

RESPONDER

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …

A curvatura do espaço-tempo vai ajudar o WFIRST a encontrar exoplanetas

O WFIRST (Wide Field Infrared Survey Telescope) da NASA irá procurar planetas para lá do nosso Sistema Solar na direção do centro da nossa Galáxia, a Via Láctea, onde estão a maioria das estrelas. O …