Costa à espera de dividendos do Banco de Portugal para pagar dívidas da Saúde

Clara Azevedo / Portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa

Os dividendos do Banco de Portugal “serão afetos integralmente ao pagamento das dívidas do setor da Saúde”, afirmou na quarta-feira o primeiro-ministro António Costa, durante o debate quinzenal.

Foi durante o debate quinzenal que o primeiro-ministro deixou a garantia de que os dividendos do Banco de Portugal seriam usados para pagar as dívidas do setor Empresarial do Estado (EPE) a fornecedores.

“O objetivo é a eliminação da dívida na Saúde, quer na primeira fase, de reforço de capital que foi feito, quer numa segunda fase, que será a verba dos proveitos do Banco de Portugal”, disse António Costa, citado pelo Observador.

O Orçamento do Estado para este ano tem uma estimativa de 500 milhões de euros de receita com os dividendos do banco central. No entanto, o valor final só será determinado quando o Banco de Portugal fechar as contas, em março, e apresentar a proposta de entrega dos lucros ao acionista.

Depois disso, o ministro das Finanças tem de aprovar a proposta e o dinheiro é entregue em maio. O Governo socialista tem defendido uma política mais generosa de distribuição de lucros pelo banco central, praticamente a única entidade que ainda paga dividendos ao Estado.

O ministro da Saúde tinha dito em novembro do ano passado que o Governo ia lançar um “vasto plano de eliminação de dívidas e redução dos pagamentos em atraso” na área da Saúde, no valor de 1400 milhões de euros.

Num primeiro momento, o Governo procedeu a um reforço da tesouraria dos hospitais em cerca de 400 milhões de euros – apesar de o valor ainda não ter sido totalmente executado.

No início deste ano, os hospitais empresa receberam mais 500 milhões de euros, através de aumentos de capital, com origem nas transferências do Orçamento do Estado para 2018. No entanto, em fevereiro essa verba ainda estava congelada por ordem de Mário Centeno.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ainda vem dizer q a economia está em crescimento? Então expliquem a razão da divida enorme do Estado ao setor da Saude !! Este baralhanço de nrs é como baralhar as cartas!! Fazem dos Portugueses autênticos burros e lorpas. Mas como não somos assim tão burros e lorpas como estes politicos/governantes pensam então eles querem pura e simplesmente banir-nos … nem que seja pela entrada nos hospitais sem os cuidados mínimos…

  2. Este governo parece os “pobretas” (com todo o respeito pelas classes sócias!) todos “armados em ricos” mas loucamente à espera do fim-do-mês para ter algum dinheiro!

  3. Pessoalmente acho que este desgoverno já devia ter caído há muito. Dizem que isto está tudo bom, que o país está ótimo e que se recomenda e depois isto!!!!
    O que lhes vale é que isto é um país de palermas. Noutro qualquer país já tinham ido passear.

  4. Mas há dias não havia notícias de que as contas tinha um saldo positivo de muitas centenas de milhões? E as dívidas são só à saúde? A desgovernar com a austeridade dos outros é que eles andam. Estes é que são mais troikistas que a troika!!

RESPONDER

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …

Almeida Henriques suspeito de receber avença enquanto esteve no Governo por favores a empresário

Almeida Henriques, antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, e atual presidente da Câmara de Viseu, é suspeito de ter recebido dinheiro por favores ao empresário Agostinho …

Costa responde a Ventura: Programa do Governo não muda "semana sim semana não"

Recorrendo à ironia, o primeiro-ministro, António Costa, respondeu esta terça-feira ao deputado único do Chega, afirmando que o programa do Governo não muda "semana sim, semana não" consoante as críticas. No debate quinzenal na Assembleia da …

Pela primeira vez, porcos nascem com células de macaco (e morrem uma semana depois)

Pela primeira vez, cientistas chineses criaram pequenos leitões com órgãos que continham células de macaco. Os animais acabaram por morrer todos no espaço de uma semana. Os investigadores travam uma longa batalha para vir a desenvolver …

Iniciativa Liberal anuncia voto contra OE2020

O deputado único e presidente da Iniciativa Liberal (IL) anunciou esta terça-feira que o partido votará contra o Orçamento do Estado para 2020, depois de uma reunião com o Governo. "Este orçamento vai dar corpo ao …

Funcionários admitidos até 2005 podem perder férias se estiverem de baixa prolongada

Os funcionários públicos admitidos antes de 2006 e que estiverem de baixa por doença superior a 30 dias podem vir a perder dias de férias, segundo uma proposta do Governo ainda em negociação com os …

Tiroteio num supermercado em Nova Jersey faz seis mortos

As autoridades de Nova Jersey, nos Estados Unidos, informaram que o tiroteio registado num supermercado, esta terça-feira, causou seis mortos, entre os quais um polícia e dois suspeitos da autoria dos disparos. Os disparos foram ouvidos …

Atividade das amígdalas cerebelosas associada a comportamentos de bullying nos jovens

Certos padrões na atividade cerebral dos adolescentes, nomeadamente nas amígdalas cerebelosas, foi associada a comportamentos de bullying. Estes jovens revelaram ser menos empáticos perante rostos temerosos. O bullying é um problema social que afeta muitas crianças …

Já se sabe o que provocou o colapso violento do Kilauea

A erupção de 2018 em Kilauea, no Havai, caracterizou o espetacular colapso da caldeira do vulcão. Agora, novas investigações constatam que esta mudança dramática foi desencadeada por um pequeno derrame de magma do reservatório abaixo …