Costa à espera de dividendos do Banco de Portugal para pagar dívidas da Saúde

Clara Azevedo / Portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa

Os dividendos do Banco de Portugal “serão afetos integralmente ao pagamento das dívidas do setor da Saúde”, afirmou na quarta-feira o primeiro-ministro António Costa, durante o debate quinzenal.

Foi durante o debate quinzenal que o primeiro-ministro deixou a garantia de que os dividendos do Banco de Portugal seriam usados para pagar as dívidas do setor Empresarial do Estado (EPE) a fornecedores.

“O objetivo é a eliminação da dívida na Saúde, quer na primeira fase, de reforço de capital que foi feito, quer numa segunda fase, que será a verba dos proveitos do Banco de Portugal”, disse António Costa, citado pelo Observador.

O Orçamento do Estado para este ano tem uma estimativa de 500 milhões de euros de receita com os dividendos do banco central. No entanto, o valor final só será determinado quando o Banco de Portugal fechar as contas, em março, e apresentar a proposta de entrega dos lucros ao acionista.

Depois disso, o ministro das Finanças tem de aprovar a proposta e o dinheiro é entregue em maio. O Governo socialista tem defendido uma política mais generosa de distribuição de lucros pelo banco central, praticamente a única entidade que ainda paga dividendos ao Estado.

O ministro da Saúde tinha dito em novembro do ano passado que o Governo ia lançar um “vasto plano de eliminação de dívidas e redução dos pagamentos em atraso” na área da Saúde, no valor de 1400 milhões de euros.

Num primeiro momento, o Governo procedeu a um reforço da tesouraria dos hospitais em cerca de 400 milhões de euros – apesar de o valor ainda não ter sido totalmente executado.

No início deste ano, os hospitais empresa receberam mais 500 milhões de euros, através de aumentos de capital, com origem nas transferências do Orçamento do Estado para 2018. No entanto, em fevereiro essa verba ainda estava congelada por ordem de Mário Centeno.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ainda vem dizer q a economia está em crescimento? Então expliquem a razão da divida enorme do Estado ao setor da Saude !! Este baralhanço de nrs é como baralhar as cartas!! Fazem dos Portugueses autênticos burros e lorpas. Mas como não somos assim tão burros e lorpas como estes politicos/governantes pensam então eles querem pura e simplesmente banir-nos … nem que seja pela entrada nos hospitais sem os cuidados mínimos…

  2. Este governo parece os “pobretas” (com todo o respeito pelas classes sócias!) todos “armados em ricos” mas loucamente à espera do fim-do-mês para ter algum dinheiro!

  3. Pessoalmente acho que este desgoverno já devia ter caído há muito. Dizem que isto está tudo bom, que o país está ótimo e que se recomenda e depois isto!!!!
    O que lhes vale é que isto é um país de palermas. Noutro qualquer país já tinham ido passear.

  4. Mas há dias não havia notícias de que as contas tinha um saldo positivo de muitas centenas de milhões? E as dívidas são só à saúde? A desgovernar com a austeridade dos outros é que eles andam. Estes é que são mais troikistas que a troika!!

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …