Centeno bloqueou os 500 milhões que deu aos hospitais para pagar dívidas

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O governo transferiu em janeiro 500 milhões de euros para pagamento de dívidas doa Hospitais públicos aos fornecedores, mas pouco tempo depois o Ministério das Finanças proibiu a sua utilização.

39 hospitais de gestão publica empresarial receberam no início de janeiro 500,19 milhões de euros que serviriam para pagar dívidas aos fornecedores.

No entanto, poucas horas tinham passado até que as Finanças proibiram esses mesmos hospitais de movimentar o dinheiro, pelo menos até novas instruções. Até hoje, passado mais de um mês, a verba mantém-se congelada, segundo o Jornal de Notícias.

Segundo o ministério de Mário Centeno, a verba inicialmente disponibilizada tinha como objetivo “exclusivamente o pagamento de dívida vencida a fornecedores, por ordem de maturidade”.

Para já, no entanto, não há data prevista para que os hospitais possam utilizar a verba, uma vez que o ministério diz faltar “identificar e validar” as dívidas em questão.

“Só após identificação e validação das dívidas a regularizar estarão reunidas as condições para se proceder aos pagamentos através da aplicação dos saldos de gerência em despesa”, explicam as Finanças.

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, criticou o que considera ser uma “estratégia de constante restrição da tesouraria dos hospitais”, que “não tem resultado, gera mais ineficiência e desperdício e está a contribuir para agravar a situação financeira dos hospitais”.

Ministro da Saúde garante pagamento de dívidas aos fornecedores dentro de dias

Adalberto Campos Fernandes falava aos jornalistas à margem da cerimónia que assinalou os 60 anos do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, comentando assim a notícia do Jornal de Notícias que diz que o ministro das Finanças bloqueou as verbas para os hospitais pagarem as dívidas aos seus fornecedores.

Segundo o ministro, está-se neste momento no processo de “categorizar os fornecedores” e “dentro de dias será feita a liquidação de faturas“.

O ministro realçou ainda que, no final do primeiro trimestre, vai ser atingido “o valor mais baixo de sempre de pagamentos em atraso no Serviço Nacional de Saúde”.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Com calotes desta dimensão até eu fazia o deficit descer a zero !!!!
    Por outras palavras, o Estado está a transferir o deficit para as empresas.
    Com “amigos” destes quem precisa de inimigos ????

  2. As empresas coitadas precisam de vender e o Estado Caloteiro aproveita-se , pagando depois com meses ou anos de atraso sem juro de mora. Quando é o cidadão ou uma empresa a não pagar ao Estado a tempo e horas , as coimas e os juros são logo cobrados . Onde está a equidade?

    • Senhor João será só o estado a utilizar essa “arma” ….olhe as grandes superfícies veja determinados patrões com os salários de meses por pagar.Acha que em casa desses falta comida como na casa dos trabalhadores?

  3. Lá hão-de vir outros que uma vez mais suportarão as consequências e depois serão considerados os maus da fita como de costume!.

RESPONDER

Homens e mulheres já podem entrar juntos em restaurantes na Arábia Saudita

A Arábia Saudita acabou com a exigência de entradas separadas em restaurantes para homens e mulheres e com a separação entre sexos à mesa. Até agora era obrigatório ter uma entrada para famílias e mulheres …

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …