António Costa sobre Covid-19: “Portugal e Espanha são exemplo de controlo”

António Pedro Santos / Lusa

António Costa falou esta quinta-feira ao país, após o final da reunião do Conselho Europeu. O primeiro-ministro deu Portugal e Espanha como exemplos de controlo do surto de Covid-19.

“Foi uma longuíssima reunião do Conselho Europeu que tratou de diversos pontos, todos eles relativos a esta pandemia do coronavírus”, começou por dizer António Costa.

Costa realçou que há um “trabalho conjunto” europeu para operações coordenadas para o repatriamento de cidadãos. Além disso, foram “prolongadas as medidas de limitar ao máximo a utilização de fronteiras externas da União Europeia”.

O chefe do Governo disse que “estamos numa situação de paralisia generalizada da economia” e que, por isso, é necessário tomar medidas para nos prepararmos para o futuro.

Segundo o Correio da Manhã, o Eurogrupo tem de apresentar propostas no prazo de duas semanas para amparar a queda da economia.

Costa explicou ainda que foi feita pressão junto da Comissão Europeia para “acelerar todos os procedimentos de compra de equipamento médico e de material de proteção individual” e para “reforçar o orçamento para um stock de reserva ao nível europeu”. O primeiro-ministro salientou também que a “aquisição em pool facilita a obtenção de melhores preços e capacidade negocial”.

Os profissionais de saúde em Portugal queixam-se da falta de material de proteção contra o novo coronavírus. Face a este problema, Portugal decidiu comprar material no mercado estrangeiro para responder às lacunas. No entanto, a encomenda portuguesa acabou por ser desviada por um país que pagou um preço mais alto pelo material médico.

Além disso, Costa adiantou que vão ser mobilizadas verbas para apoiar os 17 projetos que estão em curso à escala europeia para o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19.

O contributo mais importante até ao momento, na ótica de António Costa, veio por parte do Banco Central Europeu (BCE). Ainda esta quinta-feira se soube que o BCE mudou as regras do jogo e não terá limites na dívida emitida por cada país da Zona Euro. Foi também decidida a mobilização de 750 mil milhões de euros para intervenção no mercado.

É com base nestas duas medidas que Costa sublinhou a ação determinada do BCE em “controlar o risco de qualquer crise de dívida soberana”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 505 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 23.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …