António Costa sobre Covid-19: “Portugal e Espanha são exemplo de controlo”

António Pedro Santos / Lusa

António Costa falou esta quinta-feira ao país, após o final da reunião do Conselho Europeu. O primeiro-ministro deu Portugal e Espanha como exemplos de controlo do surto de Covid-19.

“Foi uma longuíssima reunião do Conselho Europeu que tratou de diversos pontos, todos eles relativos a esta pandemia do coronavírus”, começou por dizer António Costa.

Costa realçou que há um “trabalho conjunto” europeu para operações coordenadas para o repatriamento de cidadãos. Além disso, foram “prolongadas as medidas de limitar ao máximo a utilização de fronteiras externas da União Europeia”.

O chefe do Governo disse que “estamos numa situação de paralisia generalizada da economia” e que, por isso, é necessário tomar medidas para nos prepararmos para o futuro.

Segundo o Correio da Manhã, o Eurogrupo tem de apresentar propostas no prazo de duas semanas para amparar a queda da economia.

Costa explicou ainda que foi feita pressão junto da Comissão Europeia para “acelerar todos os procedimentos de compra de equipamento médico e de material de proteção individual” e para “reforçar o orçamento para um stock de reserva ao nível europeu”. O primeiro-ministro salientou também que a “aquisição em pool facilita a obtenção de melhores preços e capacidade negocial”.

Os profissionais de saúde em Portugal queixam-se da falta de material de proteção contra o novo coronavírus. Face a este problema, Portugal decidiu comprar material no mercado estrangeiro para responder às lacunas. No entanto, a encomenda portuguesa acabou por ser desviada por um país que pagou um preço mais alto pelo material médico.

Além disso, Costa adiantou que vão ser mobilizadas verbas para apoiar os 17 projetos que estão em curso à escala europeia para o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19.

O contributo mais importante até ao momento, na ótica de António Costa, veio por parte do Banco Central Europeu (BCE). Ainda esta quinta-feira se soube que o BCE mudou as regras do jogo e não terá limites na dívida emitida por cada país da Zona Euro. Foi também decidida a mobilização de 750 mil milhões de euros para intervenção no mercado.

É com base nestas duas medidas que Costa sublinhou a ação determinada do BCE em “controlar o risco de qualquer crise de dívida soberana”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 505 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 23.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …