António Costa sobre Covid-19: “Portugal e Espanha são exemplo de controlo”

António Pedro Santos / Lusa

António Costa falou esta quinta-feira ao país, após o final da reunião do Conselho Europeu. O primeiro-ministro deu Portugal e Espanha como exemplos de controlo do surto de Covid-19.

“Foi uma longuíssima reunião do Conselho Europeu que tratou de diversos pontos, todos eles relativos a esta pandemia do coronavírus”, começou por dizer António Costa.

Costa realçou que há um “trabalho conjunto” europeu para operações coordenadas para o repatriamento de cidadãos. Além disso, foram “prolongadas as medidas de limitar ao máximo a utilização de fronteiras externas da União Europeia”.

O chefe do Governo disse que “estamos numa situação de paralisia generalizada da economia” e que, por isso, é necessário tomar medidas para nos prepararmos para o futuro.

Segundo o Correio da Manhã, o Eurogrupo tem de apresentar propostas no prazo de duas semanas para amparar a queda da economia.

Costa explicou ainda que foi feita pressão junto da Comissão Europeia para “acelerar todos os procedimentos de compra de equipamento médico e de material de proteção individual” e para “reforçar o orçamento para um stock de reserva ao nível europeu”. O primeiro-ministro salientou também que a “aquisição em pool facilita a obtenção de melhores preços e capacidade negocial”.

Os profissionais de saúde em Portugal queixam-se da falta de material de proteção contra o novo coronavírus. Face a este problema, Portugal decidiu comprar material no mercado estrangeiro para responder às lacunas. No entanto, a encomenda portuguesa acabou por ser desviada por um país que pagou um preço mais alto pelo material médico.

Além disso, Costa adiantou que vão ser mobilizadas verbas para apoiar os 17 projetos que estão em curso à escala europeia para o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19.

O contributo mais importante até ao momento, na ótica de António Costa, veio por parte do Banco Central Europeu (BCE). Ainda esta quinta-feira se soube que o BCE mudou as regras do jogo e não terá limites na dívida emitida por cada país da Zona Euro. Foi também decidida a mobilização de 750 mil milhões de euros para intervenção no mercado.

É com base nestas duas medidas que Costa sublinhou a ação determinada do BCE em “controlar o risco de qualquer crise de dívida soberana”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 505 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 23.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …

Galp anuncia cortes de 500 milhões de euros por ano devido à pandemia

A Galp Energia decidiu cortar mais de 500 milhões de euros por ano dos seus custos operacionais e investimentos para 2020 e 2021, visando fazer face ao impacto da pandemia de Covid-19 na procura de …