Há 8 anos, Costa aplaudiu forcado na arena. Agora diz-se chocado com as touradas

Tiago Petinga / Lusa

António Costa está a ser acusado de contradição, depois de ter vindo a público manifestar-se chocado com as touradas. É que quando era presidente da Câmara de Lisboa distinguiu um forcado pela “valentia” na “arte taurina”, e assistiu à tourada da cerimónia de condecoração.

Estávamos no ano de 2010, com António Costa como presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), quando o então autarca condecorou o forcado José Luís Gomes com a medalha municipal de mérito, grau ouro, pela “sensibilidade e valentia próprios desta arte taurina”, como se destaca na deliberação camarária, que foi aprovada por unanimidade.

A cerimónia de condecoração incluiu uma tourada a que António Costa assistiu, com os devidos aplausos, como é patente num vídeo que está a ser partilhado nas redes sociais.

As imagens reforçam as acusações de contradição contra António Costa que, no passado dia 11 de Novembro, escreveu uma carta aberta a Manuel Alegre, referindo-se à tourada como uma “manifestação pública de uma cultura de violência ou de desfrute do sofrimento animal”.

Choca-me que o serviço público de televisão transmita touradas. Mas não me ocorre proibir a sua transmissão”, escreveu ainda o primeiro-ministro, numa resposta a Manuel Alegre que pediu a António Costa para não excluir as touradas da medida de descer o IVA dos espectáculos, que está inscrita no Orçamento de Estado para 2019 (OE2019).

O movimento pró-touradas está a aproveitar a condecoração concedida por António Costa ao forcado para apelar à demissão da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, nomeadamente através de uma petição, por ter defendido que “não é uma questão de gosto, mas de civilização” o facto de o IVA das touradas não ser reduzido.

Mas nas redes sociais, o que mais abunda são críticas ao primeiro-ministro e há quem o acuse de ser “um artista, não só na arte de fazer política, como na arte de bem tourear em toda a sela”.

O gabinete do primeiro-ministro já veio a público rejeitar a ideia de que haja qualquer tipo de contradição na postura de António Costa. Numa nota enviada ao Público, destaca-se que o governante esteve na cerimónia de condecoração “a título institucional, enquanto presidente da CML”.

Além disso, “António Costa, por representar todos os lisboetas” como presidente da Câmara, “também marcou presença em várias cerimónias de diferentes religiões e em jogos internacionais dos diferentes clubes da cidade”, constata o gabinete do primeiro-ministro.

SV, ZAP //

PARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

  1. Eu dou valor aos forcados porque têm coragem para enfrentar o toiro e não espetam bandarilhas no dorso do animal, é a única coisa que gosto de ver na tourada, de resto critico o que fazem e acho que não devia existir porque é animalesco espetar ferros nos animais que se vão esvaindo em sangue.
    Por isso eu era capaz de cumprimentar um forcado que enfrenta um toiro de caras e expressar-lhe a minha admiração pela coragem que tem!
    Mas já não faria o mesmo com um cavaleiro que anda a espetar ferros ou um toureiro que anda a esperar espadas e ferros nos animais. Alias, desprezo essa gente!
    Aqui não há contradição nenhuma, tal como António Costa também não demonstrou nenhuma contradição.
    Ah e já agora, tourada não é cultura, pode ser um espectáculo, degradante em parte, mas não é de todo cultura!

    • Cara Ana Isabel, o Costa ficou para ver toda a tourada, cavaleiros a espetar ferrinhos no animal também, e aplaudiu sorridente durante todo o espectáculo.
      De resto, concordo consigo na análise que faz de cavaleiros e forcados.
      Quanto ao Costa, já sabemos que pelo poder espeta ferros e facas onde for preciso, até pelas costas. O artista é realmente bom malabarista, não deixando cair os vários suportes que lhe garantem o poder, mas de facto o carácter não é o forte dele…

    • Desculpe, mas não ofenda a inteligencia daqueles que até por vezes são algo distraídos!
      Por outros modos…as touradas, em portugal, só incluem forcados?! Já agora, e até porque conheço pouco da prática, mas já assisti, até no canal publico. O forcado confronta o toiro ou touro em que momento?…Espero que os seus argumentos em prol de uma fraude como é o atual primeiro ministro, sejam mais consistentes do aquilo que conhece da tauromaquia e consequentemente que ilibar um oportunista e sem caracter como é este “primeiro ministro”!

    • Ana Isabel, os forcados são os maiores cobardes numa tourada. São oito a atacar um touro moribundo, rasgado por fora e por dentro, todo espetado com bandarilhas. A sangrar horrores. Dolorido. A sofrer dores atrozes. Enfim, só os cobardes atacam um animal moribundo que, por vezes, ainda reúne forças suficientes para os mandar (aos forcados) desta para melhor, em legítima defesa. E o maiores heróis de uma tourada são os valentes Touros que, apesar de previamente torturados, antes de entrar na arena, defendem-se valentemente dos ataques dos seus carrascos. Não são os cobardes toureiros e forcados, seres desprezíveis, pelos actos desprezíveis que praticam.

    • Cara Ana Isabel,
      Porque é que a sua opinião “definitiva e conclusiva” há-de ser melhor que a de um aficionado? Este seguramente argumentará tão bem a favor das CORRIDAS DE TOUROS quanto a senhora o faz contra.
      Sabe, porventura, que o touro se não sangrar corre sérios riscos de ter um enfarte, dadas as condições da sua pressão arterial? Então se não o picassem com farpas ou com bandarilhas não seria mais cruel?
      Guarde o desprezo para si pois essa centelha de arrivismo chauvinista apenas revela intolerância e fundamentalismo para com os seus semelhantes humanos que acham que tal manifestação é arte e cultura (apenas têm uma opinião diferente da sua). Já quanto ao facto de afirmar que não existe contradição na actuação do PM, nem merece comentários…
      Já agora gostaria de lembrar-lhe que tradição não são cinzas extintas pelo tempo. É a chama que alimenta a fogueira da cultura (no caso vertente até bem popular). Que o digam Picasso ou Hemingway!

  2. E daqui a 8 anos volta a apoiar a tauromaquia… se der votos…
    E não se esqueçam que agora não vê com bons olhos a especulação imobiliária… mesmo quando há meia dúzia de anos também ele foi um especulador…
    É para o lado que o vento sopra.
    Se ser homossexual desse votos este homem já não tinha cu.

  3. em menos tempo e contra valores muito superiores já vimos um pantomineiro, esse sim tem sido uma vida inteira um aldrabão, mudar o significado da palavra irrevogável e não vos vi por aqui a bolsarem as barbaridades que agora bolsam, são uns bolsonarozitos insignificantes e reles sempre prontos a correr ao mando da voz do dono na tentativa de virarem o rebanho na direcção do matadouro. carneirinhos mansos que só berram e nada mais fazem a não ser comer o pasto onde o dono limpa os pés.

    • Tu é que me saíste cá um carneiro!!! E ao que aparentas marras sempre no mesmo. Continua assim, mas deixa os outros pensarem pelas suas cabeças.

  4. Não sou a favor nem contra o Antonio Costa, até porque não ligo nada a politica, mas as pessoas podem mudar de opinião e de gostos, ou não podem? chama-se a isto (no caso dele) evolução, se ele realmente hoje em dia condena as touradas, meu parabens Sr. PM, você é hoje um ser humano bem melhor do que era em 2010.

  5. Respeito quem gosta de touradas, eu não, gostava de ver alguém que entre na arena e sinta o que é levar um ferro no lombo, sim eu gostava, se a pessoa gostar de levar um ferro nas costas pois eu passarei a ver touradas…mas até lá não, repugna-me ver um animal a sofrer e ser drogado, para os milhares verem o touro a ser espetado sem dor nem piedade, para depois baterem palmas!!!
    O tempo de Nero o Imperador de Roma já acabou, era um assassino sanguinário metia cristãos na arena e assim entrava touros, leões e tigres para os matar…
    Hoje é o mesmo, salvo em vez de cristãos, são touros que são agredidos, maltratados, a sofrerem, na angustia, e o público a vibrar com o espectáculo!!!
    O touro não é bravo, é sim agredido no campo para ser mau e bravo, porque se lhe der amor ele nada faz mal a alguém…principalmente quem o trata e dá amor ao invés de o maltratar…
    É como um cão ou lobo que dizem que é perigoso, se lhe derem amor ele é um cordeirinho, se o maltratarem ele será um animal perigoso…
    POR TUDO ISTO, “O POVO É QUEM ORDENA”, FAÇA-SE UM REFERENDO COM DUAS PALAVRAS ” SIM OU NÃO ÁS TOURADAS” ASSIM SIM É DEMOCRÁTICO.
    POIS AS VERDADES, POR VEZES DOEM, MAS OS FERROS DOEM MUITO MAIS…
    VIVA PORTUGAL SEM TOURADAS E MAIS RESPEITO E AMOR PELOS ANIMAIS….
    ATENÇÃO, MEUS AMIGOS, DEUS NÃO DORME…AMÉM.

    • Se dermos amor ao toro ele é manso???!!!
      Então para não de extinguir esta raça (se não for para as touradas esta raça de touros não serve para mais nada), sugiro que leves para casa uma meia dúzia de vacas bravas e um touro semental… Os bezerros poderão ficar na varanda do apartamento a ver quem passa.
      Por favor ESTUDEM, ESTUDEM ESTUDEM, PENSEM e PENSEM antes de emitir opiniões que são “politicamente correctas”.
      Obrigado

  6. Para o senhor primeiro ministro, o que é passado varreu-se da sua “inteligência”. Tenho pena. Mas como ele, há muitos e, não digo mais nada…

  7. Condecora um forcado, no centro da praça e faz o elogia da arte de tourear ! 8 anos depois diz-se contra as touradas. Ao que chega este politiqueiro. Como se pode confiar num trafulha destes ?

  8. Afinal, quem trata mal os toiros?!!!! Deixem de tretas, o toiro é que faz a festa E DIVERTE-SE!!!…. Aqui a maioria dos moralizadores dos animais, nem um animal têm nem nunca deram 1 chavo para alimentar um deles….. Afinal há mais irracionais a comentarem de que ..
    VEJAM O VÍDEO….. E DEIXEM-SE DE PALERMICES IDIOTAS…. NUNCA FUI A UMA TOURADA, MAS NÃO CONDENO QUEM VÁ…. e muito menos jumentos a passear na avenida…
    https://www.youtube.com/watch?v=ITn-chmwdzo

  9. Srs. empresários dos touros, criadores, toureiros,etc… é pá vcs têm uma maneira muito simples de acabar com esta converseta das “virgens ofendidas do sangue” que se batem com brutos bifes, robalos e churrascos de toda a espécie de animais; desenvolvam uma carapaça para colocar encima do touro para se espetarem as bandarilhas (tmb. elas desenvolvidas para o efeito), o espetáculo fazia-se na mesma e deixava-se de ouvir estes merdhas do sangue que falam falam mas adoram um bom arroz de cabidela… rsss

  10. Numa palavra: Hipócrita. Desenvolvendo um pouco mais, Costa é uma “lapa” do poder, todos vimos como correu com Seguro numa altura que iriam haver eleições, todos vimos como “descartou” Sócrates como uma pastilha usada, todos vimos como fingiu negociações com o PSD, todos vimos como se aliou a partidos dos quais o PS chegou a dizer mais mal que Maomé do toucinho, para ele tudo vale desde que se mantenha no poder, não importa se para dar a alguns tem de criar impostos indirectos para todos, vive da imagem, uma imagem criada, artificial e falsa.

  11. Mentira não é Pecado. Lá diz o velho ditado. que também se pode aplicar a este Sr. Costa

    OLHA PARA AQUILO QUE EU DIGO; E NÃO PARA AQUILO QUE EU FAÇO

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …