/

Costa atira-se a Teodora e acusa-a de “invocar em vão o nome de Deus”

44

As palavras da presidente do Conselho de Finanças Públicas, Teodora Cardoso, sobre o “milagre” do défice, caíram mal no goto do Governo e até o Presidente da República critica a responsável.

Teodora Cardoso referiu-se ao valor de 2,1% do défice como um “milagre”, notando que foi conseguido com “medidas que não são sustentáveis” a longo prazo. Estas declarações não agradaram nada ao Governo e o primeiro-ministro reage num tom muito duro.

“É preciso um grande esforço para ter que invocar em vão o nome de Deus para não reconhecer o que é simples reconhecer: o monumental falhanço de todas as previsões do Conselho de Finanças Públicas ao longo de 2016″, destaca António Costa, citado pela Lusa.

O primeiro-ministro acrescenta que “o Governo não tem o dom de fazer milagres” e que só “faz o que lhe compete, que é governar, gerir o Orçamento e alcançar os resultados que se propõe alcançar”.

Redução do défice “saiu do pêlo dos portugueses”

Também Marcelo Rebelo de Sousa critica a posição de Teodora Cardoso, realçando que a redução do défice em 2016 “saiu do pêlo e do trabalho dos portugueses desde 2011/2012”.

O Presidente da República refere, em declarações também divulgadas pela Lusa, que se deveu portanto, a “um esforço muito grande dos portugueses” e não a “um milagre”.

“Milagre, este ano, em Portugal, só vamos celebrar um que é o de Fátima para os crentes, como é o meu caso, tudo o resto não é milagre”, concluiu o chefe de Estado.

“Milagre é Teodora Cardoso ainda ter salário”

O PCP também se junta a estas críticas à presidente do Conselho de Finanças Públicas, considerando que Teodora Cardoso é cada vez “mais irrelevante para os portugueses”, conforme declarações do deputado Miguel Tiago no programa “Política Pura” da TSF.

“Milagre é Teodora Cardoso ainda ter salário e ocupar o lugar que ocupa”, destaca o deputado comunista, lembrando que esta responsável “dizia maravilhas dos Orçamentos do Estado quando os portugueses viviam um dos piores momentos das suas vidas”.

Pelo PSD, Pedro Duarte constata, igualmente na TSF, que falar em “milagre” foi um momento “infeliz” para Teodora Cardoso. “Ela sabe, melhor que ninguém, que não há milagres na economia”, destaca o social-democrata.

Todavia, Pedro Duarte concorda com as ideias da presidente do CFP e lança farpas ao Governo, sublinhando que “não podemos acreditar em entidades independentes quando dizem bem de nós e depois deitarmos essas entidades pelo cano quando têm opiniões diferentes das nossas”.

ZAP // Lusa

44 Comments

  1. Esta senhora percebe mais de Finanças Públicas que a soma de todas as cabeças no Governo, na Assembleia da República ou na Presidência.
    Lá porque saiu o Euromilhoes ao Governo – Imposto especial sobre os combustíveis, Perdão fiscal, etc – não quer dizer que o problema de base – gastar mais do que se ganha – esteja resolvido.
    Pela ideia transmitida pelo sr Costa, basta repetir as mesmas medidas nos anos que se seguem para se ter redução do deficit.
    O problema é que o euromilhoes só sai uma vez na vida …. A quem sai !!!!!!!!

  2. Teodora Cardoso está obviamente certa.
    Algumas das medidas que permitiram este déficit baixo não são repetíveis.
    Costa e Marcelo são dois charlatães.

    • Antes de se atrever a mandar calar quem quer que seja (muito menos a Dra. Teodora Cardoso) veja se pelo menos aprende a escrever em Português…

      • “(…) não há milagres na economia”. É claro que a palavra “milagre” é uma metáfora. Pode ser entendido como uma conjuntura favorável ou como a utilização de “manobras” favoráveis extraordinárias que não se podem repetir. No passado houve vários governos do “Centrão” que usaram essas manobras extraordinárias para baixar o deficit com a conivência da UE, em vez de tomarem medidas estruturais.

      • “Muito menos a Dra Teodora Cardoso”?
        Porquê? É mais gente que a gente?
        A Dorinha falhou nas previsões que fez, e isso é inegável… Um monumental falhanço…
        E qualquer pessoa tem o direito de a mandar calar, até porque somos nós que lhe pagamos o seu rico ordenado.
        Se é para fazer mal o seu trabalho, mais vale não fazer e dar o lugar a quem o faça bem.

  3. É bem verdade….Usando uma expressão do treinador da bola Jorge Jesus, “é só cotovelite” o que algumas pessoas sentem pela incompetência demonstrada pelo anterior governo na gestão das contas publicas. O que interessa ao português comum é pagar menos impostos e ver que os que pouco pagam, fugindo aos mesmos, os paguem. O que me interessa em particular é isso. Parabéns a este governo, e que sigam sempre neste rumo.

    • Os fundamentos da economia não interessam para nada, não é meu esperto? O que interessa é ter hoje dinheiro no bolso nem que amanhã o tenha que repor com língua de palmo. Na verdade é assim que pensa o comum dos tugas e é por isso que este país não sai do atoleiro em que está metido.

  4. Teodora Cardoso é uma profissional e está onde está por trabalho e mérito. A maior parte dos políticos são uns oportunistas que procuram aproveitar as oportunidades e a quem interessa só os resultados imediatos.
    Parabéns, D. Teodora e não tenha medo de enfrentar “os donos disto tudo”.

  5. Estes senhores ou me engano muito ou são todos um mesmo, um só empregado de um mesmo patrão, Manuela, Beaver, Tuga,Tiago, Ernesto,Rodrigues,Admirador.
    Ou então isto é “mais um milagre” , este de opinião!

  6. Quando a mesma senhora contrariava o governo anterior o Dr. Costa batia palmas, agora é o que é.
    São os democratas que temos.
    Lá para Outubro quando vier outro aumento brutal dos impostos indirectos logo veremos qquem tem razão.

  7. Como não crente, não acredito em milagres. Uns governam à sua medida para determinados interesses, outros governam…. para outros interesses. Os ciclos repetem-se. Os nomes mudam. As políticas alternam-se e os resultados contestam-se. Nada de novo neste Portugal, português.
    Os jornais vendem, os comentadores comentam e os responsáveis políticos saem impunes dos erros públicos cometidos ( intencionais ou não). A justiça é lenta e em minha opinião pessoal pouco eficaz.
    Os que tentam ter voz independente não têm validade. Os que prestam vassalagem, são reconhecidos. Nada de novo, mais um vez, neste Portugal, português.
    Pelo respeito ao analfabetismo e pela liberdade de expressão….

  8. Os problemas de fundo é que importam, e esses sabemos que não estão resolvidos, auto sustentabilidade e elevada corrupção.
    Informaram há pouco que a ASAE vai encerrar o parlamento após uma breve inspecção ….
    foram todos apanhados a comer da mesma panela ….
    Não nos deixemos iludir com as tretas dos políticos, que agora também são “paineleiros”, já percebem de futebol e tudo, basta pagarem que eles falam de tudo um pouco.

  9. Em Portugal fala-se a verdade
    Os Politiqueiros que temos insistem em hostilizar quem a diz
    Muito bem Dra Teodora, insista, pois é a prova que Portugal tem Quadros com muito valor

  10. Se o governo governa, consegue resultados inimagináveis para os mais crentes e conceituados comentadores de economia (já esqueceram de que em Setembro vinha o diabo, como dizia um certo senhor?) e somos louvados a nível Europeu, que tantas dúvidas tinham, como é possível ver comentários, como alguns aqui expressos? “O Costa”, merece e deve ser tratado com as mesmas honras, quanto aquelas que são tratados outros Primeiros Ministros!… Ele não é Doutor de ocasião, nem se licenciou com 40 anos de idade, pois aos 32, já era Ministro da Justiça e foi considerado como um dos melhores Ministros dessa pasta, pelo Doutor Laborinho Lúcio, então diretor do CEJ, insuspeito, já que nem é do PS, mas sim do PSD. Pelo que lemos, constata-se haver “muita dor de cotovelo” e até parece que alguns ficariam satisfeitos se a economia em vez de crescer e o défice baixar, acontecesse o contrário!…

    • A vigarice pode durar tempo de mais, mas não dura sempre.
      Depois critiquem quem nunca avisou…
      Esquerda não perde os tiques ditatoriais. Até o PCP vem com a balela Estalinista habitual.

  11. Fátima??? Quem é? Ganha milhões???? Paga impostos??? Passa Documentos de Venda pelo dinheiro que recebe??? Ide todos passear. Este País não precisa de partidos com ideologias. Precisa é de partidos competentes na gestão das finanças públicas… Cambada de Ladrões, Ladrões, Ladrões… Políticos com patrimónios de milhões…. Não é apenas o Sócrates… Ladrões.

  12. Pelos vistos no final de 2015, e apesar de toda a incerteza criada pós-eleitoralmente com a vitória incompleta da PAF, o país não estava tão mal como diziam aqueles que vieram a inventar a “geringonça” para conquistar o poder. Embora o resultado de 2016 não tenha sido obtido por “milagre” mas tenha saído do “esforço e do pêlo” dos Portugueses nos anos de 2011,2012 e seguintes, o certo é que o país não estava tão mal como, na altura, gritavam as “cigarras da desgraça” da oposição das esquerdas. Mudam-se os tempos e as posições e a música é a mesma! Acho que Teodora Cardoso, infelizmente, tem carradas de razão, mas o futuro é que o irá dizer.

  13. Caro Amigo
    Qd as despesas de nossa casa são cobertas por se tirar ao vizinho, não vejo o mérito
    Eu pago de impostos os olhinhos da cara, e já há 2 anos que não tenho férias
    A bem de quê exatamente?
    Pode explicar-me?
    De um défice e de um pagamento extra à troika?
    E logo de seguida planos megalómanos para se construir um aeroporto?
    Sinceramente … decoro … decoro.. é o mínimo que se exige aos políticos
    Já chega de sermos hostilizados da forma que temos sido
    Deficit à custa de quem trabalha?
    Deficit à custa de contenção nas despesas, tal como fazemos nas nossas casas

  14. A esquerda nunca gostou de quem pensasse de forma diferente. Estaline já tinha mandado liquidar Teodora, e Costa tem pena de não o poder fazer.
    Esquerda é especialista em destruir quem pensa de forma diferente deles.

  15. Maria
    Deixem o Governo trabalhar. Afinal porque há menos desemprego? Porque a U.E. elogiou Portugal? Porque foi noticiado que os portugueses já estão com índice de confiança mais elevado? Deixem-se de invejinhas e digam à Dra. Teodora que ponha a partidarite de lado. O Senhor/Senhora (Mentira) diz que paga muitos impostos, só agora? Só este ano?
    Se paga é porque ganha bem. Parabéns! Se é empresário (é porque tem muitos lucros), dê emprego aos desempregados e incentive-os para que desempenhem bem as funções que lhes confiar. Deixe-se de ser vulgar e dizer mal dos políticos. Acha que o 1.º Ministro Dr. António Costa não trabalha? O Dr. Mário Centeno não trabalha? Se não houvesse políticos quem nos governava?
    Acerca das férias (eu sou do tempo em as férias – pagas pelos patrões -, eram apenas de 8 dias), esses patrões que ficavam indevidamente com os descontos dos empregados. Sabem o que faziam com esse dinheiro? compravam carros de corrida para os filhinhos se divertirem.
    Se não tem férias é porque não delega os seus afazeres noutras pessoas que entretanto podia formar. Há tempo para tudo, é preciso é ser organizado e feliz porque o nosso querido Portugal está muitíssimo melhor e a nossa “gerigonça” muito contribui para isso. Deixem-se de cantigas e escárnio e mal dizer.

  16. Quem se atrever a dizer a verdade e a analisar com realidade do que se passa neste sítio, é imediatamente acusada de crime contra a Pátria ! No caso a Senhora, distinta e respeitada economista, floi desfeiteada por dois juristas, Marcelo e Costa que, de economia não percebem nada ! e assim caminha Portugal a caminho do próximo colapso !

  17. Foi baixo demais o comentário do deputado comunista Miguel Tiago ao referir que “milagre é Teodora Cardoso ter salário e ocupar o lugar que ocupa”. quer dizer se ele mandasse não lhe pagava e punha a na rua.
    É por ser mulher? É por ter uma certa idade?
    É de uma desfaçatez que revolta!
    Preconceitos são prejudiciais à democracia. Respeitem toda a gente.
    Meus senhores, como gostava em Portugal os políticos fossem pessoas honestas, verdadeiras, humildes, para poderem aprender com os erros. mas não, só vêem de um lado, ou na oposição, ou no governo, por isso, é tudo volátil, tudo de acordo com a posição que se ocupa, ainda que tenham de chamar preta à cor verde. Que grandes instrutores temos.

  18. Do pelo dos portugueses tem saído muita coisa. Depois aparece tudo quanto é geringonça, incluindo o feijão frade, a dizer mal da mulher que sabe mais de economia do eles todos juntos. Como o défice chegou ao que chegou, com cortes fortes no investimento público, já não se calam com isso. Para esquecer outras desgraças.

  19. Todos os que aqui defendem o “milagre” da sô tôra Teodora serão também todos os que, ignorantemente, votariam num Trump para Portugal, não é?
    Oh senhores: aprendam a reflectir antes de opinar. Milagres não existem, sobretudo quando se fala de economia!
    Santa tristeza…

  20. Tanta gente a reclamar do bom desempenho do governo “impossível”, geringonça desgraçada e oportunista, incompetente, ilegítima, traidora, “socialista” (aqui como adjectivo depreciativo, de orientação “depravada”, anti-religiosa e desonesto – tantos os motivos apontados…). Tanta gente irritada por o país estar a entrar nos eixos, com uma boa governação de entendimento entre a maioria dos portugueses, artes demoníacas do “monhé” Costa em juntar os partidos que representam a maioria expressa dos eleitores e que até hoje, para gaudio da competência da direita amorfa e anquilosada, servil e provinciana dos “apatetados” PaF’s e seus simpatizantes (entre eles a ilustre Sra. Teodora!), nunca tinha sido possível juntar. Parece que esta direita da purificação na punição (austeridade) desistiu de arengar sobre o futuro próximo (e longínquo…) do país na mão de agentes da extrema esquerda mascarados de socialistas, e seus apoiantes maoistas-trotskistas-bakuninistas- e outros istas….!!! Pobre país que depois de ser roubado, espoliado, empobrecido, desmoralizado e desgovernado pela troupe circense do PaF.
    Milagre seria ser o PaF a governar e na sua ótica negativista e incompetente, comprometedora da independência nacional, e incapaz de articular uma ideia própria, ter conseguido mais que aquilo que conseguiu: que quem tem consciência de pátria nunca mais os queira ver no horizonte politico!!!! Aqui se exibem lamentavelmente todos os rancorosos, invejosos dum sucesso que nos beneficia a todos, e afasta a “nuvem” duma dependência estrangeira que além de indigna era penalizadora de quem trabalha, é honesto e competente! E tudo por troca da ambição de poder numa qualquer desqualificada Republica de Bananas (Passos em versão Tapioca!).

    • Caro amigo, concorco inteiramente com o que escreveu.
      (Espero que o Zap publique, pois já fui censurado nos ultimos comentátios que fiz ontem e hoje, um deles a esta mesma notícia)

  21. Talvez a senhora Teodora Cardoso esteja mais a chamar a atenção para o embandeiramento em arco do governo chamando a si todo o êxito do sucesso atual esquecendo o sacrifício a que os portugueses foram submetidos por mãos socialistas e que o anterior governo teve que pôr em prática conseguindo aos poucos levantar a economia do país de que estes herdaram e estão agora a tirar o proveito mas que nunca será mau esquecer de que já por várias vezes depois de um leve sucesso aparece alguém imaginando de que a galinha continua a dar ovos todos os dias acaba por tudo deitar abaixo de novo e mais vale prevenir do que remediar!.

  22. não venham com lições de boas maneiras a azia da direita é terrível queriam fazer o Quê anular as vidas de quem vive hoje tirando tudo aos portugueses como eu que trabalho de sol a sol sem férias nem direito a estar doente sequer para tirarem-me quase tudo e não vir ninguêm acertar as contas deixem-se de demagogia quem fala tem a barriga cheia ou vive á conta da política deixem governar quem trabalha bem e fora com os políticos corruptos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.