O outro lado das declarações recentes do ministro dos Negócios Estrangeiros da China. Rússia é um “peão” na versão chinesa.
A China sempre teve uma posição neutra na guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Mas na semana passada saiu uma declaração “fora da caixa”, vinda de um membro do Governo chinês.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, avisou a União Europeia: a China não aceita que a Rússia perca a guerra contra a Ucrânia.
Segundo esta versão – que surpreendeu alguns dos elementos da comitiva da União Europeia, numa reunião em Bruxelas – o Governo chinês tem um receio: os EUA.
Pequem acha que, se a Rússia perder o conflito, os EUA passariam a estar totalmente focados na China. Por isso, prefere uma guerra prolongada na Ucrânia, adiando o regresso da rivalidade mais acentuada entre EUA e China.
No encontro com Kaja Kallas, chefe da diplomacia da União Europeia, o ministro terá atirado a frase: “A China não se pode permitir a uma derrota da Rússia”.
“Ora, isto é tramado”, começa por analisar Jorge Silva Carvalho na CNN: “É uma daquelas frases fatais, que só pode ter sido dita sem se pensar muito”.
Há um ponto central nesta frase do ministro Wang Yi: “Para se dizer uma coisa destas, é porque a China acredita que a Rússia pode ser derrotada“.
Tendo em conta que a China é um país próximo da Rússia, não só geograficamente mas como aliado em vários níveis, “isto é significativo”.
A segunda conclusão do especialista é que a China considera que a Rússia é um “peão”, o Governo chinês assume a “subordinação” da Rússia. Ou seja, para a China, “até é bom que a Rússia se vá desgastando e, sobretudo, que vá atraindo a atenção dos europeus, da NATO e dos EUA”.
Guerra na Ucrânia
-
8 Julho, 2025 Rússia pode perder a guerra na Ucrânia, acredita (ou teme) a China
-
7 Julho, 2025 Combustíveis sobem, depois descem: “Calma, está tudo normal”Também em: Guerra no Médio Oriente
O mundo deveria ficar estupefacto com esta opinião ? Kaja Kallas, é uma parva, e quem é mesmo Jorge Silva Carvalho ?
Espero que sim. O Putin e todos os seus apoiantes são uns miseráveis e é por isso mesmo que merecem perder a guerra que ELES começaram, por razões nenhumas.