Corrida à vacina está a entupir o sistema informático (e a dificultar o cumprimento de prazo)

Vasco Célio / Lusa

Devido ao elevado número de inscrições na quinta e sexta-feira, o sistema informático não consegue dar resposta, em 72 horas, a todos os pedidos para confirmar o horário do agendamento da vacina da covid-19.

Desde que foi aberta a possibilidade de inscrição para pessoas com mais de 50 anos, houve mais de cem mil registos no portal de auto-agendamento em menos de 48 horas (quinta e sexta-feira).

Segundo o Correio da Manhã, o elevado número de pedidos faz com que o sistema informático não tenha capacidade de dar resposta, no período de 72 horas, a todos os pedidos para confirmar o horário do agendamento.

“Há uma elevada adesão, o que pode levar a que seja ultrapassado o prazo máximo de 72 horas”, referiu uma fonte da task force ao diário. O atraso é explicado pela “necessidade de os centros de vacinação terem de realizar a gestão dos horários também com as pessoas que vão tomar a segunda dose da vacina, tendo em conta que há três marcas diferentes”.

É de salientar que, além do auto-agendamento – que implica que o utente tenha de confirmar, posteriormente, o horário que lhe é proposto -, o processo contempla também a vacinação definida pelos serviços com base nos dados comunicados pelos centros de saúde.

O CM avança que, em Lisboa, é preciso esperar 12 dias para quem tem entre 50 anos e 55 anos. No Porto, Faro e Évora não há vagas disponíveis, enquanto em Coimbra, o pedido de agendamento é possível para dia 9 de junho e em Beja para dia 11. O sistema permite que a vacinação seja realizada fora do centro referente à área de residência.

Na sexta-feira, o pedido de agendamento já tinha sido feito, desde a abertura do portal, por 660 mil pessoas.

Até às 12h00 deste domingo, foram administradas 5.459 milhões de vacinas contra a covid-19, das quais 3.576 milhões referentes à primeira dose e 1.883 milhões à vacinação completa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O sistema já não responde de forma eficaz há pelo menos 15 dias. Fiz um agendamento para dia 19 em Braga e depois de sucessivas tentativas por junto do sns24 continua por agendar. Tenho mais de 60 e continuo em espera. O sistema mantém o dia 19, nem permite mudar nem dá alternativa, zero, e entretanto outros agendamentos de gente mais nova passaram para a frente.

RESPONDER

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …