/

Corrida à vacina está a entupir o sistema informático (e a dificultar o cumprimento de prazo)

1

Vasco Célio / Lusa

Devido ao elevado número de inscrições na quinta e sexta-feira, o sistema informático não consegue dar resposta, em 72 horas, a todos os pedidos para confirmar o horário do agendamento da vacina da covid-19.

Desde que foi aberta a possibilidade de inscrição para pessoas com mais de 50 anos, houve mais de cem mil registos no portal de auto-agendamento em menos de 48 horas (quinta e sexta-feira).

Segundo o Correio da Manhã, o elevado número de pedidos faz com que o sistema informático não tenha capacidade de dar resposta, no período de 72 horas, a todos os pedidos para confirmar o horário do agendamento.

“Há uma elevada adesão, o que pode levar a que seja ultrapassado o prazo máximo de 72 horas”, referiu uma fonte da task force ao diário. O atraso é explicado pela “necessidade de os centros de vacinação terem de realizar a gestão dos horários também com as pessoas que vão tomar a segunda dose da vacina, tendo em conta que há três marcas diferentes”.

É de salientar que, além do auto-agendamento – que implica que o utente tenha de confirmar, posteriormente, o horário que lhe é proposto -, o processo contempla também a vacinação definida pelos serviços com base nos dados comunicados pelos centros de saúde.

O CM avança que, em Lisboa, é preciso esperar 12 dias para quem tem entre 50 anos e 55 anos. No Porto, Faro e Évora não há vagas disponíveis, enquanto em Coimbra, o pedido de agendamento é possível para dia 9 de junho e em Beja para dia 11. O sistema permite que a vacinação seja realizada fora do centro referente à área de residência.

Na sexta-feira, o pedido de agendamento já tinha sido feito, desde a abertura do portal, por 660 mil pessoas.

Até às 12h00 deste domingo, foram administradas 5.459 milhões de vacinas contra a covid-19, das quais 3.576 milhões referentes à primeira dose e 1.883 milhões à vacinação completa.

ZAP //

1 Comment

  1. O sistema já não responde de forma eficaz há pelo menos 15 dias. Fiz um agendamento para dia 19 em Braga e depois de sucessivas tentativas por junto do sns24 continua por agendar. Tenho mais de 60 e continuo em espera. O sistema mantém o dia 19, nem permite mudar nem dá alternativa, zero, e entretanto outros agendamentos de gente mais nova passaram para a frente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.