Corrida à vacina está a entupir o sistema informático (e a dificultar o cumprimento de prazo)

Vasco Célio / Lusa

Devido ao elevado número de inscrições na quinta e sexta-feira, o sistema informático não consegue dar resposta, em 72 horas, a todos os pedidos para confirmar o horário do agendamento da vacina da covid-19.

Desde que foi aberta a possibilidade de inscrição para pessoas com mais de 50 anos, houve mais de cem mil registos no portal de auto-agendamento em menos de 48 horas (quinta e sexta-feira).

Segundo o Correio da Manhã, o elevado número de pedidos faz com que o sistema informático não tenha capacidade de dar resposta, no período de 72 horas, a todos os pedidos para confirmar o horário do agendamento.

“Há uma elevada adesão, o que pode levar a que seja ultrapassado o prazo máximo de 72 horas”, referiu uma fonte da task force ao diário. O atraso é explicado pela “necessidade de os centros de vacinação terem de realizar a gestão dos horários também com as pessoas que vão tomar a segunda dose da vacina, tendo em conta que há três marcas diferentes”.

É de salientar que, além do auto-agendamento – que implica que o utente tenha de confirmar, posteriormente, o horário que lhe é proposto -, o processo contempla também a vacinação definida pelos serviços com base nos dados comunicados pelos centros de saúde.

O CM avança que, em Lisboa, é preciso esperar 12 dias para quem tem entre 50 anos e 55 anos. No Porto, Faro e Évora não há vagas disponíveis, enquanto em Coimbra, o pedido de agendamento é possível para dia 9 de junho e em Beja para dia 11. O sistema permite que a vacinação seja realizada fora do centro referente à área de residência.

Na sexta-feira, o pedido de agendamento já tinha sido feito, desde a abertura do portal, por 660 mil pessoas.

Até às 12h00 deste domingo, foram administradas 5.459 milhões de vacinas contra a covid-19, das quais 3.576 milhões referentes à primeira dose e 1.883 milhões à vacinação completa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O sistema já não responde de forma eficaz há pelo menos 15 dias. Fiz um agendamento para dia 19 em Braga e depois de sucessivas tentativas por junto do sns24 continua por agendar. Tenho mais de 60 e continuo em espera. O sistema mantém o dia 19, nem permite mudar nem dá alternativa, zero, e entretanto outros agendamentos de gente mais nova passaram para a frente.

RESPONDER

Desvendada a origem misteriosa da aurora boreal

As partículas das tempestades solares são aceleradas pelo campo magnético da Terra e interagem com as partículas da atmosfera, criando o espetacular fenómeno da aurora boreal. Agora, e pela primeira vez, cientistas demonstraram o mecanismo …

Agricultura em Marte pode tornar-se uma realidade graças a inovação

Cultivar plantações em Marte pode tornar-se uma realidade graças a um catalisador criado por uma equipa de investigadores, que remove o perclorato, um composto químico perigoso. Popular o planeta vermelho é uma ambição de longa data …

O exercício físico afeta-nos de forma diferente. Um novo estudo explica porquê

Apesar de o exercício físico ser benéfico para toda a gente, não nos afeta da mesma forma. Agora, investigadores podem ter descoberto uma das razões. Uma equipa de cientistas realizou um estudo, no qual 654 adultos …

ESA escolhe a revolucionária EnVision para missão a Vénus

A Agência Espacial Europeia ESA selecionou esta quinta-feira a sonda EnVision para uma missão a Vénus, programada para 2030, com o objetivo de entender como o planeta se tornou um inferno tóxico inabitável. A decisão surge …

Advogado avança com ação judicial para destituir Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai ter de responder em tribunal numa ação judicial, interposta pelo advogado Jorge Mattamouros, sócio do clube, que visa a sua destituição, revelou esta quinta-feira o Expresso. Segundo o …

Dados enviados para a Rússia. Medina pediu auditoria a outras manifestações em Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, anunciou hoje que pediu uma auditoria sobre a realização de manifestações no município nos últimos anos, no seguimento da partilha indevida de dados de ativistas russos. Em …

Um McDonald's abandonado dá comida a milhares de famílias carenciadas em França

Um antigo McDonald's foi reconvertido num banco alimentar que dá comida a milhares de família carenciadas em Marselha, França. Fati Bouarua, de ascendência argelina, cresceu nos bairros mais negligenciados de Marselha, em França. Agora, ajudou a …

Floresta fóssil no Peru guarda segredos sobre a história da América do Sul

Nas colinas fora da pequena aldeia de Sexi, Peru, uma floresta fóssil guarda segredos sobre os últimos milhões de anos da América do Sul. Quando os investigadores visitaram as árvores petrificadas pela primeira vez, há mais …

Uma famosa ilusão pode ajudar a tratar o transtorno obsessivo-compulsivo

Um famoso truque psicológico chamada "ilusão da mão de borracha" pode ser útil para tratar pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. O que é a "ilusão da mão de borracha"? Nesta experiência, os participantes são colocados com a …

Macron agredido com bofetada. Agressor condenado a 18 meses de prisão

Um tribunal francês condenou esta quinta-feira a uma pena de prisão de 18 meses de prisão o homem que esbofeteou o presidente da França, Emmanuel Macron, na terça-feira, durante uma viagem ao sudeste do país. Segundo …