Corpos das vítimas do Chapecoense já chegaram ao Brasil

Mauricio Duenas Castaneda / EPA

-

Os corpos dos futebolistas e equipa técnica da Chapecoense, que morreram no acidente aéreo na Colômbia, chegaram este sábado a Chapecó, onde haverá um velório coletivo no estádio do clube.

Já chegaram ao Brasil os corpos dos jogadores e equipa técnica da equipa de futebol Chapecoense que, na passada segunda-feira, sofreram o acidente aéreo, na Colômbia, que tirou a vida a um total de 71 pessoas.

Os caixões foram transportados pela Força Aérea brasileira desde Medellín para Chapecó, no sul do Brasil, o município de onde era originária a equipa brasileira.

No aeroporto da região, o Presidente do Brasil, Michel Temer, esperou pela chegada dos caixões e saudou os familiares das vítimas, a quem entregou medalhas de honra desportiva.

Depois dessa cerimónia, iniciou-se o cortejo fúnebre até ao estádio Arena Condá, onde os corpos dos jogadores e dos restantes membros do clube serão velados por mais de 100 mil pessoas.

Inicialmente, a imprensa avançou que o chefe de Estado não ia comparecer ao velório coletivo por receio de protestos da população mas o diretor de comunicação do Chapecoense, Andrei Copetti, informou que Temer vai estar presente na cerimónia.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, também estará presente nos funerais deste sábado.

Desde as primeiras horas da manhã deste sábado que centenas de adeptos se encontram à porta do estádio, apesar da chuva, para se despedirem dos seus ídolos.

Do acidente, com um avião da companhia boliviana Lamia, apenas seis pessoas sobreviveram: três jogadores, dois membros da tripulação e um jornalista.

Das 71 pessoas que morreram no acidente, além dos jogadores e equipa técnica, estavam também jornalistas que acompanhavam a equipa, que se preparava para disputar a primeira mão da final da Taça Sul-Americana com os colombianos do Atlético Nacional.

A Segurança de Aviação Civil (Aerocivil) da Colômbia, já confirmou que “a aeronave não tinha combustível no momento do impacto”.

A Bolívia também já suspendeu a licença da companhia aérea, especializada em voos charters, e uma funcionária da administração de aeroportos do país foi afastada do cargo por ter percebido que alguma coisa não estava bem mas, mesmo assim, não impediu o voo.

O presidente boliviano Evo Morales já prometeu “medidas drásticas” a serem aplicadas quando descobertas todas as circunstâncias que levaram a este despiste aéreo.

ZAP / Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …