/

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma “oportunidade”)

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A “situação é preocupante”, segundo responsáveis do sector, mas também pode ser uma “oportunidade” para Portugal.

A paragem na produção na China devido aos casos do Covid-19, o novo coronavírus, está a afectar o sector têxtil português, dada a falta de matéria-prima. Algumas fábricas poderão ter que encerrar já em Março, mas a Associação Têxtil de Portugal (ATP) está à procura de alternativas e pode virar-se para mercados como a Índia e a Turquia.

“Sendo uma situação preocupante, não é dramática“, explica o presidente da Associação Têxtil de Portugal (ATP), Mário Jorge Machado, ao Correio da Manhã (CM),   salientando que também pode estar aqui uma “oportunidade” para Portugal.

“Temos uma série de compradores que vieram cá fazer compras. Perceberam que estar dependente da Ásia é uma ameaça”, sustenta.

O jornal espanhol La Vanguardia referia, na semana passada, que as empresas têxteis espanholas estariam já a olhar para Portugal como uma alternativa à China. O responsável da ATP fala ainda do interesse de países como França, Alemanha, Reino Unido e Suécia.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.