Seis mortes e 1020 infectados. Quarentena obrigatória para quem chegar a Portugal

José Sena Goulão / Lusa

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) anunciou a morte de mais três pessoas devido ao Covid-19, contando-se agora seis vítimas mortais devido à infecção provocada pelo novo coronavírus. O número de infectados já chegou aos 1020, o que representa um aumento de 30% relativamente à véspera, com mais 235 casos.

Mais duas pessoas já recuperaram da infecção, o que eleva para 5 o número total de pacientes dados como curados em Portugal.

Entretanto, 9.008 pessoas continuam sob vigilância pelas autoridades de saúde e há 850 casos suspeitos a aguardar resultados das análises.

A DGS refere, ainda, que entre os mais de mil infectados, apenas 126 pessoas estão internadas, das quais 26 estão nos Cuidados Intensivos. Quanto a idades, 142 pessoas têm idade igual ou superior a 70 anos, o que constitui o grupo de maior risco.

Entre as pessoas que morreram, uma faleceu na região Norte, duas na região Centro, duas na zona de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve.

Uma das pessoas que morreu será um homem de 64 anos, natural de Paços de Ferreira, como anunciou o vereador da área da Saúde da autarquia, Paulo Ferreira, revelando que faleceu numa unidade hospitalar, onde estava internado.

Na quinta-feira, a DGS anunciou que até às 11 horas tinham morrido três pessoas infectadas em Portugal. Um dos falecidos seria natural do concelho de Ovar, como referiu o presidente da Câmara local, Salvador Malheiro.

Quem entrar em Portugal, fica em quarentena 14 dias

Na conferência de imprensa da DGS, onde foi divulgado o boletim diário sobre o Covid-19, a directora-geral de Saúde, Graça Freitas, referiu que, a partir da próxima semana, “quem entre em Portugal vai ter de ficar em isolamento profiláctico durante 14 dias”.

A responsável de saúde também reforçou que o isolamento de pessoas doentes e sinalizadas é “obrigatório”, recomendando que os “hipertensos, diabéticos, pessoas com doença cardio-vascular ou doença oncológica” procurem “privar o mínimo possível com outros”. Graça Freitas refere que podem fazer “um passeio higiénico”, mas sem exagerar nos contactos.

A directora-geral também comentou a descida no número de testes de 1000 para 800 no último dia, considerando que “o número de testes que está a ser feito, não tem de ser crescente”. “Cada pessoa que precisa de fazer teste, faz o teste”, salientou Graça Freitas, considerando que “a maioria são negativos”

O secretário de Estado da Saúde, António Sales, referiu, por seu lado, que o Governo está a “estudar um conjunto de respostas para adquirir ventiladores, monitores e outros materiais” no estrangeiro.

António Sales também apontou que “o sucesso no combate à epidemia depende da resiliência pessoal” e da importância de “continuar a respeitar as orientações da DGS”.

Número de casos duplicou em 24 horas na Madeira

O número de casos de Covid-19 na Madeira duplicou nas últimas 24 horas, sendo agora de 6 pessoas infectadas, segundo o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE). Os infectados serão 5 cidadãos dos Países Baixos e uma madeirense.

A vice-presidente do IASAÚDE, Bruna Gouveia, refere que há “mais quatro casos que aguardam validação pelo Instituto Ricardo Jorge, com resultado preliminar positivo”.

Há também 320 pessoas em vigilância e “117 destas pessoas estão associadas aos casos confirmados”, refere Bruna Gouveia. Entre os casos suspeitos, 104 turistas estão em isolamento preventivo num hotel, no Funchal, onde foi detectado o primeiro caso positivo de Covid-19 a 16 de Março.

Todos os casos confirmados até ao momento “estão estáveis” e encontram-se no internamento dedicado à Covid-19, no Hospital Central do Funchal, “sem necessidade de cuidados muito diferenciados”, segundo a responsável.

Na Madeira, já foram sinalizados 48 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 38 foram negativos.

Os 6 casos de Covid-19 foram todos importados, incluindo o da cidadã madeirense que esteve no Dubai e estava em quarentena obrigatória decretada pelo Governo Regional.

Primeiro PSP infectado, na GNR há dois casos

A PSP registou o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus. Está em causa um agente de 30 anos, da esquadra de Queluz, em Sintra.

O polícia encontra-se isolado em casa e uma fonte oficial da PSP disse ao Diário de Notícias (DN) que a autoridade de saúde foi chamada de imediato e que a situação está a ser analisada, para saber que medidas adoptar.

A Guarda Nacional Republicana anunciou que tem dois militares infectados com o novo coronavírus, três com suspeitas de terem o vírus, 57 em quarentena e 77 em avaliação.

A pandemia de Covid-19 já atingiu mais de 235 mil pessoas em todo o mundo, contando-se mais de 9800 mortes e mais de 86.600 recuperadas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Todos os dias há mortos e feridos nas estradas. São milhões e milhões de feridos e mortos. Também vão decretar uma pandemia?

    • Caro leitor,
      Os mortos e feridos na estrada não contagiam outros condutores, e não matam os médicos e enfermeiros que deles tratam. Não saber o que é uma pandemia e tratá-la com ligeireza não é apenas ignorância, é irresponsabilidade social.

RESPONDER

Todo o Universo primitivo pode ter estado a girar em múltiplas direções

Novas evidências sugerem que todo o Universo primitivo esteve a girar como um planeta ou uma galáxia, deixando um rasto que ainda é visível nos céus. De acordo com o New Scientist, a nova teoria baseia-se …

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …