/

Coronavírus está a afetar o fornecimento de sangue nos EUA

3

Nos Estados Unidos, a cadeia de fornecimento de sangue está sob ameaça do novo coronavírus. Vários pacientes precisam de transfusões de sangue.

O coronavírus, que causa a doença Covid-19, criou uma enorme ansiedade, incerteza e perturbação nas nossas vidas. Muito já foi escrito sobre a possível escassez de medicamentos e máscaras, mas pouco foi dito sobre algo que apenas nós podemos fornecer: sangue que salva vidas.

O fornecimento de sangue do nosso país é essencial para a segurança dos cuidados de saúde. Transfusões de sangue são parte integrante de grandes cirurgias. O sangue é usado no tratamento de doenças, particularmente anemia e alguns tipos de cancro. É necessário sangue para as vítimas que sofram ferimentos causados por acidentes ou desastres naturais. Todos os dias, os EUA precisam de 36.000 unidades de glóbulos vermelhos, 7.000 unidades de plaquetas e 10.000 unidades de plasma.

A escalada da crise nos serviços de saúde com o coronavírus, deixa a professora norte-americana Anna Nagurney profundamente preocupada com o facto de a cadeia de fornecimento de sangue dos EUA estar sob stresse. O momento dificilmente poderia ser pior; o surto de Covid-19 coincide com as gripes e constipações sazonais.

Pacientes precisam de sangue

Muitos estados, incluindo Washington, Califórnia, Kansas, Pensilvânia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Massachusetts e Rhode Island, estão agora a pedir doações de sangue. Ao mesmo tempo, alguns estados estão a fechar escolas e outros sites que normalmente hospedam unidades de sangue móveis; mesmo antes do coronavírus, alguns eventos foram cancelados.

Em Massachusetts, a Cruz Vermelha anunciou em setembro passado que não hospedaria mais unidades de sangue nas partes central e oeste do estado. Obviamente, isto torna ainda mais difícil para as pessoas doarem.

Mesmo nas melhores épocas, menos de 10% da população dos EUA doa sangue num determinado ano, embora 38% sejam elegíveis. E estes não são os melhores tempos. Além de doações, não há como manter um fornecimento suficiente de sangue. Ele não pode ser fabricado e nenhum substituto foi inventado.

Além de mais, é perecível. Os glóbulos vermelhos duram 42 dias e as plaquetas apenas cinco. A reposição regular do fornecimento é imperativa. Além disso, o setor de bancos de sangue já enfrentava grandes desafios antes do Covid-19; a cadeia de fornecimento dos EUA está a atravessar grandes transformações económicas. Isto inclui aumento da concorrência entre as organizações de serviços de sangue.

A nossa cadeia de fornecimento de sangue é incrivelmente complexa. Requer doações altruístas, recolha, testes, processamento e distribuição para hospitais e centros médicos. Ao longo do caminho, o coronavírus pode interromper qualquer uma destas etapas essenciais.

Se os doadores estão doentes, eles não podem doar; se a equipe estiver doente, não poderá recolher, testar e processar. Se os profissionais de saúde estiverem comprometidos, eles não poderão fazer transfusões.

Um estudo recente sobre a cadeia de fornecimento de sangue oferece algumas soluções possíveis. Os investigadores desenvolveram um modelo de rede de cadeia de fornecimento competitivo e de vários níveis para o setor, focado nos Estados Unidos.

O modelo abordou o cenário muito relevante de um grande surto de doença acompanhado por quedas significativas de doadores e diminuição da capacidade devido a testes, processamento e armazenamento limitados. A ferramenta baseada revela que as organizações de serviços de sangue podem ganhar ao cooperar em vez de competir.

Na China, onde o coronavírus teve origem, as doações de sangue secaram. Os seus profissionais médicos, já sob grande stresse, estão a tentar assumir a responsabilidade doando o seu próprio sangue.

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.