Coronavírus está a afetar o fornecimento de sangue nos EUA

Nos Estados Unidos, a cadeia de fornecimento de sangue está sob ameaça do novo coronavírus. Vários pacientes precisam de transfusões de sangue.

O coronavírus, que causa a doença Covid-19, criou uma enorme ansiedade, incerteza e perturbação nas nossas vidas. Muito já foi escrito sobre a possível escassez de medicamentos e máscaras, mas pouco foi dito sobre algo que apenas nós podemos fornecer: sangue que salva vidas.

O fornecimento de sangue do nosso país é essencial para a segurança dos cuidados de saúde. Transfusões de sangue são parte integrante de grandes cirurgias. O sangue é usado no tratamento de doenças, particularmente anemia e alguns tipos de cancro. É necessário sangue para as vítimas que sofram ferimentos causados por acidentes ou desastres naturais. Todos os dias, os EUA precisam de 36.000 unidades de glóbulos vermelhos, 7.000 unidades de plaquetas e 10.000 unidades de plasma.

A escalada da crise nos serviços de saúde com o coronavírus, deixa a professora norte-americana Anna Nagurney profundamente preocupada com o facto de a cadeia de fornecimento de sangue dos EUA estar sob stresse. O momento dificilmente poderia ser pior; o surto de Covid-19 coincide com as gripes e constipações sazonais.

Pacientes precisam de sangue

Muitos estados, incluindo Washington, Califórnia, Kansas, Pensilvânia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Massachusetts e Rhode Island, estão agora a pedir doações de sangue. Ao mesmo tempo, alguns estados estão a fechar escolas e outros sites que normalmente hospedam unidades de sangue móveis; mesmo antes do coronavírus, alguns eventos foram cancelados.

Em Massachusetts, a Cruz Vermelha anunciou em setembro passado que não hospedaria mais unidades de sangue nas partes central e oeste do estado. Obviamente, isto torna ainda mais difícil para as pessoas doarem.

Mesmo nas melhores épocas, menos de 10% da população dos EUA doa sangue num determinado ano, embora 38% sejam elegíveis. E estes não são os melhores tempos. Além de doações, não há como manter um fornecimento suficiente de sangue. Ele não pode ser fabricado e nenhum substituto foi inventado.

Além de mais, é perecível. Os glóbulos vermelhos duram 42 dias e as plaquetas apenas cinco. A reposição regular do fornecimento é imperativa. Além disso, o setor de bancos de sangue já enfrentava grandes desafios antes do Covid-19; a cadeia de fornecimento dos EUA está a atravessar grandes transformações económicas. Isto inclui aumento da concorrência entre as organizações de serviços de sangue.

A nossa cadeia de fornecimento de sangue é incrivelmente complexa. Requer doações altruístas, recolha, testes, processamento e distribuição para hospitais e centros médicos. Ao longo do caminho, o coronavírus pode interromper qualquer uma destas etapas essenciais.

Se os doadores estão doentes, eles não podem doar; se a equipe estiver doente, não poderá recolher, testar e processar. Se os profissionais de saúde estiverem comprometidos, eles não poderão fazer transfusões.

Um estudo recente sobre a cadeia de fornecimento de sangue oferece algumas soluções possíveis. Os investigadores desenvolveram um modelo de rede de cadeia de fornecimento competitivo e de vários níveis para o setor, focado nos Estados Unidos.

O modelo abordou o cenário muito relevante de um grande surto de doença acompanhado por quedas significativas de doadores e diminuição da capacidade devido a testes, processamento e armazenamento limitados. A ferramenta baseada revela que as organizações de serviços de sangue podem ganhar ao cooperar em vez de competir.

Na China, onde o coronavírus teve origem, as doações de sangue secaram. Os seus profissionais médicos, já sob grande stresse, estão a tentar assumir a responsabilidade doando o seu próprio sangue.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …