Coronavírus está a afetar o fornecimento de sangue nos EUA

Nos Estados Unidos, a cadeia de fornecimento de sangue está sob ameaça do novo coronavírus. Vários pacientes precisam de transfusões de sangue.

O coronavírus, que causa a doença Covid-19, criou uma enorme ansiedade, incerteza e perturbação nas nossas vidas. Muito já foi escrito sobre a possível escassez de medicamentos e máscaras, mas pouco foi dito sobre algo que apenas nós podemos fornecer: sangue que salva vidas.

O fornecimento de sangue do nosso país é essencial para a segurança dos cuidados de saúde. Transfusões de sangue são parte integrante de grandes cirurgias. O sangue é usado no tratamento de doenças, particularmente anemia e alguns tipos de cancro. É necessário sangue para as vítimas que sofram ferimentos causados por acidentes ou desastres naturais. Todos os dias, os EUA precisam de 36.000 unidades de glóbulos vermelhos, 7.000 unidades de plaquetas e 10.000 unidades de plasma.

A escalada da crise nos serviços de saúde com o coronavírus, deixa a professora norte-americana Anna Nagurney profundamente preocupada com o facto de a cadeia de fornecimento de sangue dos EUA estar sob stresse. O momento dificilmente poderia ser pior; o surto de Covid-19 coincide com as gripes e constipações sazonais.

Pacientes precisam de sangue

Muitos estados, incluindo Washington, Califórnia, Kansas, Pensilvânia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Massachusetts e Rhode Island, estão agora a pedir doações de sangue. Ao mesmo tempo, alguns estados estão a fechar escolas e outros sites que normalmente hospedam unidades de sangue móveis; mesmo antes do coronavírus, alguns eventos foram cancelados.

Em Massachusetts, a Cruz Vermelha anunciou em setembro passado que não hospedaria mais unidades de sangue nas partes central e oeste do estado. Obviamente, isto torna ainda mais difícil para as pessoas doarem.

Mesmo nas melhores épocas, menos de 10% da população dos EUA doa sangue num determinado ano, embora 38% sejam elegíveis. E estes não são os melhores tempos. Além de doações, não há como manter um fornecimento suficiente de sangue. Ele não pode ser fabricado e nenhum substituto foi inventado.

Além de mais, é perecível. Os glóbulos vermelhos duram 42 dias e as plaquetas apenas cinco. A reposição regular do fornecimento é imperativa. Além disso, o setor de bancos de sangue já enfrentava grandes desafios antes do Covid-19; a cadeia de fornecimento dos EUA está a atravessar grandes transformações económicas. Isto inclui aumento da concorrência entre as organizações de serviços de sangue.

A nossa cadeia de fornecimento de sangue é incrivelmente complexa. Requer doações altruístas, recolha, testes, processamento e distribuição para hospitais e centros médicos. Ao longo do caminho, o coronavírus pode interromper qualquer uma destas etapas essenciais.

Se os doadores estão doentes, eles não podem doar; se a equipe estiver doente, não poderá recolher, testar e processar. Se os profissionais de saúde estiverem comprometidos, eles não poderão fazer transfusões.

Um estudo recente sobre a cadeia de fornecimento de sangue oferece algumas soluções possíveis. Os investigadores desenvolveram um modelo de rede de cadeia de fornecimento competitivo e de vários níveis para o setor, focado nos Estados Unidos.

O modelo abordou o cenário muito relevante de um grande surto de doença acompanhado por quedas significativas de doadores e diminuição da capacidade devido a testes, processamento e armazenamento limitados. A ferramenta baseada revela que as organizações de serviços de sangue podem ganhar ao cooperar em vez de competir.

Na China, onde o coronavírus teve origem, as doações de sangue secaram. Os seus profissionais médicos, já sob grande stresse, estão a tentar assumir a responsabilidade doando o seu próprio sangue.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …