/

Coreia do Sul vai fazer novos testes de emissões aos automóveis da Volkswagen

Julian Stratenschulte / EPA

-

A Coreia do Sul vai submeter os automóveis da Volkswagen a novos testes de emissões de poluentes depois de o fabricante admitir ter falseado os resultados em 400 mil carros nos EUA, revelaram fontes do Ministério do Meio Ambiente.

Os testes devem acontecer em meados de outubro e estender-se também “aos veículos que anteriormente passaram com êxito nos testes”, segundo indicaram fontes à agência Yonhap.

O Ministério do Meio Ambiente vai submeter a testes os modelos Golf e Jetta, da marca alemã, e os A3 e A7 da Audi, que também pertence à Volkswagen, segundo os funcionários.

Os representantes da Volkswagen tinham sido convocados pelo Governo sul-coreano para discutir os testes de emissão de poluentes depois de o fabricante automóvel ter sido acusado de manipular os resultados. “Chamámos os representantes da Volkswagen e os seus engenheiros ao ministério para uma reunião na quarta-feira”, disse à agência noticiosa AFP o vice-diretor do ministério, Park Pan-Kyu.

Segundo Park, é ainda muito cedo para dizer que tipo de medidas punitivas o Governo pode aplicar contra a empresa.

A Volkswagen anunciou esta terça-feira que mais de 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo foram equipados com um determinado tipo de motor que poderia distorcer os dados de emissões.

Em comunicado, o grupo fez questão de esclarecer que “os veículos novos do grupo Volkswagen com motores diesel UE 6, atualmente disponíveis na União Europeia, estão em conformidade com os requisitos legais e as normas ambientais”, mas que os veículos “com motores tipo EA 189, envolvendo cerca de onze milhões de automóveis em todo o mundo”, poderão ter discrepâncias nos dados das emissões.

A Volkswagen acrescenta estar a trabalhar “intensamente para eliminar as discrepâncias através de medidas técnicas”, estando em contacto com as autoridades competentes, principalmente a KBA (Autoridade Federal Alemã de Transportes).

A Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos acusou na sexta-feira a empresa de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um software incorporado no veículo, enfrentando uma multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros ao câmbio de hoje).

Dos cinco modelos equipados com este software, quatro foram importados pela Coreia do Sul – Golf, Audi A3, Jetta e Beetle. Cerca de 59 mil desses modelos estão atualmente nas estradas sul-coreanas, indicou Park.

Além dos EUA e da Coreia do Sul, também foram abertas investigações na Alemanha e em Itália.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.