Coreia do Norte de novo sem internet

A Coreia do Norte esteve de novo privada de ligações à internet, um dia após um primeiro corte geral da rede que poderá ter sido efectuado por represálias ao ataque informático contra a Sony Pictures, referiu uma empresa de cibersegurança.

Os serviços de acesso à internet na Coreia do Norte tinham esta terça-feira sido restaurados, após uma interrupção de cerca de 9 horas, durante as quais o país se viu privado de acesso internacional à rede.

O incidente ocorreu após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de que os EUA responderiam “de forma proporcional” ao ataque informático à Sony Pictures Entertainment. Os norte-coreanos negaram qualquer envolvimento no incidente.

No domingo, o Presidente Barack Obama assegurou que Washington iria retaliar contra Pyongyang, após a Sony ter cancelado a saída nas salas de cinema de “The Interview”, uma comédia que descreve uma tentativa de assassinato do líder norte-coreano Kim Jong-Un.

Na segunda-feira, o governo norte-americano assegurou que não possuía dados para comentar os problemas de ligação à internet na Coreia do Norte.

Esta terça-feira, as quatro redes de ligação norte-coreanas, que passam todas pelo gigante chinês das comunicações Unicom, estiveram novamente fora de serviço, após terem registado um sinal fraco, assegurou a empresa norte-americana de cibersegurança Dyn Research.

Várias fontes ligadas ao governo americano negam estar envolvidas em possíveis retaliações ao país asiático, mas segundo a Reuters os EUA terão pedido ajuda à China na identificação de hackers coreanos que estivessem a operar a partir da China, e para desligar servidores e routers usados pelos norte coreanos.

A China, tradicionalmente a mais forte aliada ca Coreia do Norte, afirma estar contra qualquer tipo de ataque informático e não respondeu ao pedido de ajuda dos EUA, alegando que não há provas suficientes de que a Coreia do Norte seja responsável pelo ataques à Sony.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ventura admite "entendimento" com o PSD/Madeira semelhante ao dos Açores

O líder do Chega admitiu, esta sexta-feira, que poderá haver um "entendimento" com o PSD/Madeira semelhante ao estabelecido nos Açores. "Se o que estiver em cima da mesa for o Partido Socialista estar à beira de …

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …