Coreia do Norte tem tropas especiais a controlar covid-19. Têm ordem de “atirar a matar”

Um comandante norte-americano denuncia que a Coreia do Norte tem tropas especiais para impedir entradas clandestinas no país, com ordem a matar, para evitar a propagação do novo coronavírus.

A Coreia do Norte tem a sua fronteira com a China fechada com o objetivo de controlar a propagação do novo coronavírus. Para impedir as entradas clandestinas no país, Pyongyang alocou tropas especiais para o terreno com ordem de “atirar a matar”, denuncia um comandante militar norte-americano.

Embora tenha havido rumores de que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, esteve infetado, o país ainda não relatou um único caso de covid-19. Na quinta-feira, o Presidente norte-americano, Donald Trump, publicou um tweet no qual diz: “Kim Jong Un está com boa saúde. Nunca o subestimem!”

A AFP escreve que Pyongyang encerrou a fronteira com a China em janeiro para tentar evitar a contaminação e, em julho, a imprensa estatal disse que tinha sido elevado o estado de emergência ao nível máximo.

Aparentemente, a Coreia do Norte está a tomar todas as precauções para evitar uma calamidade sanitária no país. Isto porque o seu sistema de saúde não tem vigor suficiente para lidar com um eventual surto.

O comandante das Forças Coreanas dos EUA (USFK), Robert Abrams, conta que com o encerramento da fronteira, a procura pro mercadorias contrabandeadas aumentou. Como tal, Pyongyang introduziu uma nova “zona tampão, um ou dois quilómetros acima na fronteira chinesa”.

“Eles têm SOF (Forças de Operações Especiais) norte-coreanas lá fora. Forças de ataque, têm em vigor ordens de atirar a matar”, disse Abrams numa conferência online organizada pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), na quinta-feira.

“O regime – os militares – está agora focado principalmente em recuperar o país e ajudar a mitigar o risco da covid-19”, acrescentou Abrams. “Não estamos a ver nenhuma indicação de qualquer tipo de ataque”.

Para além da pandemia do novo coronavírus, a Coreia do Norte está também a travar uma luta contra o tufão Maysak, que segundo a imprensa internacional já destruiu mais de 2 mil casas, alagou edifícios públicos e estradas, e fez colapsar mais de 59 pontes.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Até é de admirar,um pais sem casos ???
    Com fronteira com o aliado comercial ,fazer uma coisa destas …agora ???? Cheira-me a fumo , abafado para não se saber .
    Muita cpisa vai mal para aqueles lados ,muita mentira , só acredita quem for infantil.
    Até na china quase já não há casos .
    Basrou não comprarem salmão aos paises nórdicos e carne a Australia para acabar o virus.
    Será…que agora o virus não veio da china ???
    Só falta os inteligentes da saúde, afirmarem isso.
    Veio do cão, do gato , dos morcegos ,dos??? , dos ???, dos???
    Uma coisa o tramp tem razão unam-se e apresentem a conta a china e a oms , por conivencia .
    Mas já agora alguem sabe dos ventiladores comprados a china??será que já vieram???
    Será que tambem vieram com instruções em mandarim ?? Ou o secretario de estado já deu formação aos utilizadores dos aparelhos ???
    Depois destas patranhas todas , nem sei o que dizer!
    É como os dados atualizados do covid no pais
    continuam a estar errados ,e ninguem diz nada ????!!! Localidades que tem 66 casos só estão
    contabilisados 32 . Os outros ficam para a proxima semana .E não é caso único !!
    Humoristas , venham estão perdoados
    pelas verdades que disserem .
    Mesmo que digam mentiras , já estamos habituados ,não faz mal.
    Cuidem-se
    Mesmo que vos acusem de faltar a verdade
    de mandarim

  2. Coreia do Norte é uma DITADURA COMUNISTA COMO OUTRA QUAQUER DE OUTROS PAÍSES COMUNISTAS.
    É ASSIM A DEMOCRACIA DESSES PAÍSES, A TIRAR A MATAR COM SEMPRE FORAM OS PAÍSES COMUNISTAS…
    FORÇA ANDRÉ VENTURA

RESPONDER

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …