Coreia do Norte tem tropas especiais a controlar covid-19. Têm ordem de “atirar a matar”

Um comandante norte-americano denuncia que a Coreia do Norte tem tropas especiais para impedir entradas clandestinas no país, com ordem a matar, para evitar a propagação do novo coronavírus.

A Coreia do Norte tem a sua fronteira com a China fechada com o objetivo de controlar a propagação do novo coronavírus. Para impedir as entradas clandestinas no país, Pyongyang alocou tropas especiais para o terreno com ordem de “atirar a matar”, denuncia um comandante militar norte-americano.

Embora tenha havido rumores de que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, esteve infetado, o país ainda não relatou um único caso de covid-19. Na quinta-feira, o Presidente norte-americano, Donald Trump, publicou um tweet no qual diz: “Kim Jong Un está com boa saúde. Nunca o subestimem!”

A AFP escreve que Pyongyang encerrou a fronteira com a China em janeiro para tentar evitar a contaminação e, em julho, a imprensa estatal disse que tinha sido elevado o estado de emergência ao nível máximo.

Aparentemente, a Coreia do Norte está a tomar todas as precauções para evitar uma calamidade sanitária no país. Isto porque o seu sistema de saúde não tem vigor suficiente para lidar com um eventual surto.

O comandante das Forças Coreanas dos EUA (USFK), Robert Abrams, conta que com o encerramento da fronteira, a procura pro mercadorias contrabandeadas aumentou. Como tal, Pyongyang introduziu uma nova “zona tampão, um ou dois quilómetros acima na fronteira chinesa”.

“Eles têm SOF (Forças de Operações Especiais) norte-coreanas lá fora. Forças de ataque, têm em vigor ordens de atirar a matar”, disse Abrams numa conferência online organizada pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), na quinta-feira.

“O regime – os militares – está agora focado principalmente em recuperar o país e ajudar a mitigar o risco da covid-19”, acrescentou Abrams. “Não estamos a ver nenhuma indicação de qualquer tipo de ataque”.

Para além da pandemia do novo coronavírus, a Coreia do Norte está também a travar uma luta contra o tufão Maysak, que segundo a imprensa internacional já destruiu mais de 2 mil casas, alagou edifícios públicos e estradas, e fez colapsar mais de 59 pontes.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Até é de admirar,um pais sem casos ???
    Com fronteira com o aliado comercial ,fazer uma coisa destas …agora ???? Cheira-me a fumo , abafado para não se saber .
    Muita cpisa vai mal para aqueles lados ,muita mentira , só acredita quem for infantil.
    Até na china quase já não há casos .
    Basrou não comprarem salmão aos paises nórdicos e carne a Australia para acabar o virus.
    Será…que agora o virus não veio da china ???
    Só falta os inteligentes da saúde, afirmarem isso.
    Veio do cão, do gato , dos morcegos ,dos??? , dos ???, dos???
    Uma coisa o tramp tem razão unam-se e apresentem a conta a china e a oms , por conivencia .
    Mas já agora alguem sabe dos ventiladores comprados a china??será que já vieram???
    Será que tambem vieram com instruções em mandarim ?? Ou o secretario de estado já deu formação aos utilizadores dos aparelhos ???
    Depois destas patranhas todas , nem sei o que dizer!
    É como os dados atualizados do covid no pais
    continuam a estar errados ,e ninguem diz nada ????!!! Localidades que tem 66 casos só estão
    contabilisados 32 . Os outros ficam para a proxima semana .E não é caso único !!
    Humoristas , venham estão perdoados
    pelas verdades que disserem .
    Mesmo que digam mentiras , já estamos habituados ,não faz mal.
    Cuidem-se
    Mesmo que vos acusem de faltar a verdade
    de mandarim

  2. Coreia do Norte é uma DITADURA COMUNISTA COMO OUTRA QUAQUER DE OUTROS PAÍSES COMUNISTAS.
    É ASSIM A DEMOCRACIA DESSES PAÍSES, A TIRAR A MATAR COM SEMPRE FORAM OS PAÍSES COMUNISTAS…
    FORÇA ANDRÉ VENTURA

RESPONDER

Teia da morte. Cientistas desenvolvem nova forma de matar células cancerígenas

Um novo estudo sugere que, através de uma interrupção direcionada e localizada da estrutura das células cancerígenas, o seu mecanismo de autodestruição pode ser ativado. As células cancerígenas multiplicam-se de forma incontrolável, levando a um crescimento …

Boavista 2-0 Porto | “Manita” em 45 minutos demolidores

Goleada do “dragão” no Bessa. No dérbi portuense entre Boavista e FC Porto, os campeões nacionais sentiram dificuldades na primeira parte, não conseguiram sequer enquadrar qualquer um dos seus remates, mas na segunda parte tudo …

Magawa, o rato que deteta minas, ganhou uma medalha de ouro

Magawa, um rato gigante africano, foi treinado para descobrir minas terrestres e tem estado ao serviço no Camboja. O animal foi agora proclamado herói e premiado por salvar vidas naquele país. A instituição de caridade britânica …

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …