Coreia do Norte tem tropas especiais a controlar covid-19. Têm ordem de “atirar a matar”

Um comandante norte-americano denuncia que a Coreia do Norte tem tropas especiais para impedir entradas clandestinas no país, com ordem a matar, para evitar a propagação do novo coronavírus.

A Coreia do Norte tem a sua fronteira com a China fechada com o objetivo de controlar a propagação do novo coronavírus. Para impedir as entradas clandestinas no país, Pyongyang alocou tropas especiais para o terreno com ordem de “atirar a matar”, denuncia um comandante militar norte-americano.

Embora tenha havido rumores de que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, esteve infetado, o país ainda não relatou um único caso de covid-19. Na quinta-feira, o Presidente norte-americano, Donald Trump, publicou um tweet no qual diz: “Kim Jong Un está com boa saúde. Nunca o subestimem!”

A AFP escreve que Pyongyang encerrou a fronteira com a China em janeiro para tentar evitar a contaminação e, em julho, a imprensa estatal disse que tinha sido elevado o estado de emergência ao nível máximo.

Aparentemente, a Coreia do Norte está a tomar todas as precauções para evitar uma calamidade sanitária no país. Isto porque o seu sistema de saúde não tem vigor suficiente para lidar com um eventual surto.

O comandante das Forças Coreanas dos EUA (USFK), Robert Abrams, conta que com o encerramento da fronteira, a procura pro mercadorias contrabandeadas aumentou. Como tal, Pyongyang introduziu uma nova “zona tampão, um ou dois quilómetros acima na fronteira chinesa”.

“Eles têm SOF (Forças de Operações Especiais) norte-coreanas lá fora. Forças de ataque, têm em vigor ordens de atirar a matar”, disse Abrams numa conferência online organizada pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), na quinta-feira.

“O regime – os militares – está agora focado principalmente em recuperar o país e ajudar a mitigar o risco da covid-19”, acrescentou Abrams. “Não estamos a ver nenhuma indicação de qualquer tipo de ataque”.

Para além da pandemia do novo coronavírus, a Coreia do Norte está também a travar uma luta contra o tufão Maysak, que segundo a imprensa internacional já destruiu mais de 2 mil casas, alagou edifícios públicos e estradas, e fez colapsar mais de 59 pontes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Até é de admirar,um pais sem casos ???
    Com fronteira com o aliado comercial ,fazer uma coisa destas …agora ???? Cheira-me a fumo , abafado para não se saber .
    Muita cpisa vai mal para aqueles lados ,muita mentira , só acredita quem for infantil.
    Até na china quase já não há casos .
    Basrou não comprarem salmão aos paises nórdicos e carne a Australia para acabar o virus.
    Será…que agora o virus não veio da china ???
    Só falta os inteligentes da saúde, afirmarem isso.
    Veio do cão, do gato , dos morcegos ,dos??? , dos ???, dos???
    Uma coisa o tramp tem razão unam-se e apresentem a conta a china e a oms , por conivencia .
    Mas já agora alguem sabe dos ventiladores comprados a china??será que já vieram???
    Será que tambem vieram com instruções em mandarim ?? Ou o secretario de estado já deu formação aos utilizadores dos aparelhos ???
    Depois destas patranhas todas , nem sei o que dizer!
    É como os dados atualizados do covid no pais
    continuam a estar errados ,e ninguem diz nada ????!!! Localidades que tem 66 casos só estão
    contabilisados 32 . Os outros ficam para a proxima semana .E não é caso único !!
    Humoristas , venham estão perdoados
    pelas verdades que disserem .
    Mesmo que digam mentiras , já estamos habituados ,não faz mal.
    Cuidem-se
    Mesmo que vos acusem de faltar a verdade
    de mandarim

  2. Coreia do Norte é uma DITADURA COMUNISTA COMO OUTRA QUAQUER DE OUTROS PAÍSES COMUNISTAS.
    É ASSIM A DEMOCRACIA DESSES PAÍSES, A TIRAR A MATAR COM SEMPRE FORAM OS PAÍSES COMUNISTAS…
    FORÇA ANDRÉ VENTURA

RESPONDER

Chovem eletrões. Descoberto furacão de plasma espacial acima do Polo Norte

Uma equipa de cientistas, liderados pela Universidade Shandong, na China, identificou um furacão espacial acima do Polo Norte. Os investigadores usaram dados de satélite para identificar o furacão espacial acima do Polo Norte e revelaram que não …

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …