Copiloto da Germanwings ensaiou queda do avião no voo anterior

O copiloto alemão Andreas Lubitz, que despenhou o avião da Germanwings contra os Alpes franceses, ensaiou o suicídio no voo do aparelho da Alemanha para Espanha, segundo noticia o diário alemão Bild, baseando-se nas informações aéreas francesas.

O documento, que avalia os dados da segunda caixa negra do avião, será conhecido esta quarta-feira e colocado à disposição da procuradoria francesa.

Na viagem de ida do avião da Germanwings de Dusseldorf para Barcelona, a 24 de março passado, Lubitz fez um voo picado sem justificação alguma, disse uma fonte ao Bild, citado pela agência noticiosa Efe.

O relatório fala de “um voo picado controlado, de vários minutos, sem justificação alguma”, de acordo com o diário alemão, que acrescenta não estar ainda descartado se esse voo picado não foi um ensaio, mas sim uma primeira tentativa para cometer o ato suicida.

As novas informações revelam que o suicídio de Lubitz foi planeado anteriormente e não resultante de uma crise momentânea.

No voo de regresso, Lubitz, de acordo com os dados disponíveis, consumou o suicídio depois de fechar a cabine e deixar do lado de fora o piloto para conduzir o avião contra os Alpes sem que ninguém o pudesse impedir.

O Airbus A320 da Germanwings, que fazia a ligação entre Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha), despenhou-se a 24 de março passado nos Alpes franceses, matando todos os 144 passageiros e seis tripulantes.

Entretanto, sabe-se que a low cost da Lufthansa vai passar para a Eurowings até novembro. De acordo com o jornal francês Le Figaro, a atividade da companhia aérea será gradualmente substituída pela Eurowings, outra subsidiária low cost do Grupo Lufthansa de vocação regional. A decisão já teria sido decidida em janeiro, com um timing tragicamente adequado à necessidade de melhorar a reputação da marca depois da tragédia.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Mais um que passa os olhos pelas notícias na diagonal e depois vem mandar bitaites para a secção de comentários. Leia de novo o artigo 😉

RESPONDER

Devedores da banca. Sigilo e fim da legislatura impedem ação dos deputados

Depois de um esforço hercúleo para conseguir acesso à lista dos grandes devedores da banca, os deputados veem-se agora incapacitados devido ao sigilo bancário e ao fim da legislatura. A lista dos grandes devedores em incumprimento …

Costa promete baixar impostos à classe média (e prefere que Centeno não vá para o FMI)

Mais deduções e mais escalões de IRS para baixar os impostos para as famílias com os filhos e a classe média. Eis o que António Costa promete na antecâmara das eleições legislativas, numa entrevista onde …

Contadores de luz inteligentes acabam com leitura por estimativa

A EDP quer generalizar a instalação de contadores de eletricidade inteligentes. Esta tecnologia vai pôr fim à leitura por estimativa, que era razão de queixa de vários clientes. Os contadores inteligentes vão permitir pôr um fim …

Contas do Metro de Lisboa podem ter “buraco” de três mil milhões, alerta auditoria

As contas do Metropolitano de Lisboa (ML) referentes a 2018, enviadas esta quinta-feira pela empresa pública à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), podem evidenciar um eventual "buraco" de quase três mil milhões de …

Rackete fica em liberdade e apela em tribunal para a ação da UE

A capitã do navio humanitário Sea Watch 3 Carola Rackete, suspeita em Itália de ajuda à imigração ilegal, regressou esta quinta-feira a um tribunal na Sicília para ser ouvida pela justiça italiana. Carola Rackete, a capitã …

“Ganhou um Nobel porquê?”, perguntou Trump a Nadia Murad

Na sala Oval, na Casa Branca, cheia de sobreviventes de perseguição religiosa, o presidente dos EUA falou com cada um, ouviu vários pedidos de ajuda.  Quando chegou a vez Nadia Murad, que ganhou em conjunto com …

Sismo de magnitude 5 atinge Atenas. Há partes da cidade sem eletricidade

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi esta sexta-feira sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega. O …

Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita …

Inspetores da PJ entregam pré-aviso de greve (e fazem ultimato a Costa)

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal dá uma semana ao Governo para alterar estatuto profissional dos polícias, caso contrário, não desmarca a greve. A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da Polícia …

Ministro coloca Chefe das Forças Armadas em sentido

O ministro da Defesa desdramatiza as declarações do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) que falou numa situação "insustentável". João Gomes Cravinho fala em "infelicidade na linguagem" e diz que se o CEMGFA …