Copiloto da Germanwings ensaiou queda do avião no voo anterior

O copiloto alemão Andreas Lubitz, que despenhou o avião da Germanwings contra os Alpes franceses, ensaiou o suicídio no voo do aparelho da Alemanha para Espanha, segundo noticia o diário alemão Bild, baseando-se nas informações aéreas francesas.

O documento, que avalia os dados da segunda caixa negra do avião, será conhecido esta quarta-feira e colocado à disposição da procuradoria francesa.

Na viagem de ida do avião da Germanwings de Dusseldorf para Barcelona, a 24 de março passado, Lubitz fez um voo picado sem justificação alguma, disse uma fonte ao Bild, citado pela agência noticiosa Efe.

O relatório fala de “um voo picado controlado, de vários minutos, sem justificação alguma”, de acordo com o diário alemão, que acrescenta não estar ainda descartado se esse voo picado não foi um ensaio, mas sim uma primeira tentativa para cometer o ato suicida.

As novas informações revelam que o suicídio de Lubitz foi planeado anteriormente e não resultante de uma crise momentânea.

No voo de regresso, Lubitz, de acordo com os dados disponíveis, consumou o suicídio depois de fechar a cabine e deixar do lado de fora o piloto para conduzir o avião contra os Alpes sem que ninguém o pudesse impedir.

O Airbus A320 da Germanwings, que fazia a ligação entre Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha), despenhou-se a 24 de março passado nos Alpes franceses, matando todos os 144 passageiros e seis tripulantes.

Entretanto, sabe-se que a low cost da Lufthansa vai passar para a Eurowings até novembro. De acordo com o jornal francês Le Figaro, a atividade da companhia aérea será gradualmente substituída pela Eurowings, outra subsidiária low cost do Grupo Lufthansa de vocação regional. A decisão já teria sido decidida em janeiro, com um timing tragicamente adequado à necessidade de melhorar a reputação da marca depois da tragédia.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Mais um que passa os olhos pelas notícias na diagonal e depois vem mandar bitaites para a secção de comentários. Leia de novo o artigo 😉

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …