Há conversas informais entre o Governo e os partidos pequenos. Bloco está de fora (para já)

Manuel de Almeida / Lusa

Até agora, avança o Expresso, só tem havido negociações informais com o PAN e o Livre. O Bloco de Esquerda espera para ver esboço do Orçamento do Estado antes de se sentar à mesa com os socialistas.

O canal de negociação está aberto, mas não com os parceiros de longa data Bloco de Esquerda e CDU. O Executivo volta-se agora para o Livre e para o PAN, no âmbito do programa do Governo. O Bloco de Esquerda só voltará a conversar com o Governo de forma oficial sobre o Orçamento do Estado e, para já, não há contactos informais, avança o Expresso.

Isabel Mendes Lopes, dirigente nacional do Livre e membro da equipa de negociação, adiantou ao matutino que, “em breve, haverá uma reunião oficial, mas temos estado a falar”.

Em cima da mesa, o partido colocou duas questões fundamentais, relacionadas com a alteração da lei da nacionalidade e a aceleração da transição energética. “Sentimos abertura na questão da lei da nacionalidade, mas nada está fechado.”

Ao que o Expresso apurou, tem havido também conversas informais com o PAN, mas o Bloco de Esquerda está de fora – não houve qualquer tipo de conversa desde que foi cancelada a reunião que deveria ter acontecido na terça-feira da semana passada.

Antes de se sentarem à mesa, cara-a-cara com os socialistas, o Bloco de Esquerda quer ver um esboço das medidas do Orçamento do Estado para 2020. Entre os temas principais, o partido de Catarina Martins quer ver o Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Salário Mínimo Nacional (SMN), a legislação laboral, o Estatuto do Cuidador Informal e as questões raciais.

Já o PAN quer reformas profundas em algumas das suas áreas fortes, como a agricultura. Contudo, o partido de André Silva vai também fazer uma aposta forte na próxima legislatura na área do trabalho, pelo que pede o alargamento da licença parental para as grávidas a partir da 32ª semana de gestação e mais medidas de proteção para os trabalhadores por turnos.

Ao Expresso, o gabinete de Duarte Cordeiro, secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, recusou tecer qualquer comentário sobre conversas não oficiais. Adiantou apenas que havia intenção de se realizarem reuniões com os vários partidos à esquerda.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP de volta às negociações. Bloco rejeita bluff e exige mais reuniões com Costa

Ameaçou, mas não caiu. O PCP ainda está vivo e oficialmente de volta à mesa das negociações. A comitiva do Bloco de Esquerda esteve esta terça-feira reunida com o primeiro-ministro, em São Bento. No final de …

Apoio à retoma. Empresas com quebras de faturação superiores a 75% podem reduzir horários a 100%

A possibilidade de redução total do horário de trabalho em empresas abrangidas pelo Apoio à Retoma Progressiva estará disponível para empresas que registem quebras de faturação homólogas iguais ou superiores a 75%. Na segunda-feira, o ministro …

FC Porto é "passado". Otamendi promete "defender Benfica até à morte"

O internacional argentino prometeu, esta terça-feira, durante a sua apresentação como novo reforço dos encarnados, "defender a camisola do Benfica até à morte". Nicolás Otamendi é o novo reforço das águias e foi apresentado, na noite …

Manso Neto tenta evitar que 3 mil emails seus entrem no processo que envolve Manuel Pinho

A defesa de João Manso Neto quer impedir o Ministério Público (MP) de usar 3.277 emails seus como prova no processo no qual é arguido, juntamente com António Mexia, por suspeitas de corrupção que envolvem …

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …