Confrontos na Ucrânia fazem 21 mortos

snamess / Flickr

-

Confrontos entre militares e separatistas pró-russos em Mariupol, no sudeste da Ucrânia, causaram a morte de pelo menos 21 pessoas, anunciou o ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov.

A violência matou cerca de 20 rebeldes e um polícia, disse o governante na sua página oficial na rede social Facebook, acrescentando que quatro outros polícias ficaram feridos e quatro militantes separatistas foram capturados.

Os combates aconteceram quando mais de cinquenta militantes pró-russos atacaram a sede da polícia de Mariupol, segundo o governante.

“Houve a intenção de tomar o edifício. Irrompeu um tiroteio que resultou num confronto em grande escala, coincidindo com a chegada dos reforços do Serviço de Segurança e da Guarda Nacional”, acrescentou Arsen Avakov.

O dirigente também confirmou que, devido aos combates, o imóvel ficou em chamas.

De acordo com fontes médicas citadas pelas agências de notícias ucranianas, três pessoas perderam a vida por disparos de balas em Mariupol, outras 25 ficaram feridas e foram hospitalizadas.

Os pró-russos disseram que o tiroteio aconteceu durante o assalto das forças governamentais à sede da polícia, onde se encontrava entrincheirado um grupo de agentes que se nega a seguir ordens do governo central de Kiev.

Mais de mil pessoas dirigiram-se ao edifício para impedir a prisão dos polícias insubordinados, mas as forças leais a Kiev, que contam com apoio de blindados, receberam as pessoas com disparos de advertência, segundo os separatistas.

Outras fontes indicaram que os entrincheirados não são polícias, mas sim homens armados da autoproclamada “República Popular de Donetsk“, que pretendem realizar no domingo um referendo sobre a saída da região da Ucrânia.

Entre os feridos está um jornalista da televisão russa RT, que levou um tiro no estômago, apesar de estar com um colete à prova de balas, segundo a diretora do canal, Margarita Simonian.

O ministro da Defesa da Ucrânia anunciou na quinta-feira que prosseguirá com a ofensiva contra as milícias pró-russas sublevadas no leste do país, incluindo os insurgentes das regiões de Donetsk e Lugansk, que preparam um referendo sobre a separação destes regiões da Ucrânia.

Os separatistas repudiaram por unanimidade o pedido do Presidente russo, Vladimir Putin, de adiar o referendo, que Kiev considera “fraude política” e “aventura” sem perspetivas de sucesso.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Las “autoridades” de Kiev están matando a civiles a sangre fría en la Ucrania oriental, como se ve en los videos publicados en los siguientes sites de Internet:
    As “autoridades” de Kiev estão matando civis a sangue frio no Leste da Ucrânia, como se pode ver nos vídeos postados nos seguintes sítios da internet:
    http://pocamadrenews.wordpress.com/2014/05/09/ejercito-ucraniano-esta-matando-civiles-ucrania-nazis/
    http://www.frequency.com/video/ucrnia-09052014-mariupol-fascistas-de/167654724/-/5-1851

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …