“Confraternizações familiares” são responsáveis por 67% dos casos dos últimos dias

Mário Cruz / Lusa

Na habitual conferência de imprensa desta sexta-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, salientou que 67% dos novos casos dos últimos dias são resultado de “confraternizações familiares”.

“A senhora ministra há pouco fez um apelo para que todas as pessoas nos ajudem para que o número de casos não continue a aumentar. E o facto é que nós verificamos é que confraternizações familiares, estes festejos, a propósito de um batizado, uma boda, têm sido responsáveis sido responsáveis por 67% dos casos reportados em Portugal”, disse Graça Freitas.

Como tal, a responsável da Direção-Geral da Saúde (DGS) apelou para que os portugueses evitassem fazer este tipo de eventos festivos. “Não estamos em 2019”, lembrou Graça Freitas, que apelou a que as famílias e amigos “tentem confraternizar menos nesta fase em que o vírus está bastante ativo em Portugal e na Europa”.

“Quando as autoridades de Saúde fazem a investigação epidemiológica encontram de facto esse tipo de convívio. Deixo aqui um grande apelo às pessoas, às famílias, que se coíbam nesta fase em que há transmissão crescente do vírus na comunidade de terem esses encontros festivos que obviamente levam à descontração e a descontração leva a múltiplos contactos e leva a contactos de proximidade. Muitas vezes isto é acompanhado de refeições, de ingestão de alimentos e bebidas e as máscaras serão retiradas nestas alturas o que aumenta o risco”, acrescentou Graça Freitas.

Marta Temido salientou ainda que há “muitas coisas para continuar a melhorar”, nomeadamente o “atendimento telefónico e as zonas de espera dos cuidados de saúde primários”.

“Estamos a falar de intervenções complexas e de problemas antigos do SNS que se agravaram no contexto da pandemia”, disse a ministra da Saúde.

Portugal voltou a registar um dos piores dias em termos de infeções desde o início da pandemia. Houve mais 1.394 casos positivos e 12 mortes nas últimas 24 horas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …