Confinamento ao fim de semana é pouco eficaz, diz estudo

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Um novo estudo avaliou as medidas aplicadas em Portugal contra a covid-19, e chegou à conclusão que o impacto da inibição de circulação entre concelhos não é assim tão eficaz. Pelo contrário, optar pelo ensino online seria a melhor opção.

Muito se tem falado da eficácia das últimas medidas aplicadas no país contra a covid-19. O mais eficaz seria que toda a circulação de pessoas fosse condicionada, porém esta opção seria catastrófica para a economia, como já têm vindo a realçar alguns especialistas.

De acordo com o Expresso, uma equipa de analistas de dados da consultora PSE calculou, com base nas decisões impostas pelo Governo até ao momento, e que se deverão prolongar nas próximas semanas, quais seriam as medidas mais eficazes a aplicar em contexto de pandemia.

O estudo, que monitorizou os meios de deslocação via aplicação móvel de um painel de 3670 indivíduos, concluiu que as restrições ao comércio podem não ser muito eficazes.

“Com a imposição de restrições horárias a pontos comerciais não se espera que tenha um impacto significativo na mobilidade”, asseguram os especialistas, que aconselham, em vez disso, estabelecer restrições horárias das compras por segmentos etários.

Segundo o estudo, medidas como o confinamento total, mesmo quando aplicado apenas a concelhos com contágio elevado, ou o trabalho alternado por equipas, não são eficazes porque, embora promovam a contenção do contágio, são as que acarretam um impacto económico mais negativo, “gerador de desemprego estrutural”.

A equipa de peritos apurou ainda que a inibição de circulação entre concelhos e o recolhimento obrigatório às 13h aos fins de semana são medidas de eficácia média.

Neste último caso, foi possível perceber que a medida tem um efeito na pandemia “relativamente baixo, dado o perfil de mobilidade da população durante a semana”.

A conduta sugerida pelo estudo, defende as aulas online para alunos do 3º ciclo ou do ensino superior. Mesmo que o ensino presencial seja considerado pelo Governo e pela OMS como essencial, neste estudo, esta decisão é tida como a que “menor entropia cria à atividade económica”, ao mesmo tempo que limita o movimento “de uma parte significativa da população portuguesa (cerca de 12%)”, explica a consultora.

Também o teletrabalho obrigatório e a limitação da lotação dos transportes públicos são consideradas medidas com “impacto significativo no controlo da pandemia, e simultaneamente, um resultado reduzido na economia”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Restringir horários e circulação depois das 13h é só estúpido. As pessoas apinham-se todas de manhã nos mesmos sítios, e perdem muito mais tempo em filas e por isso estão muito mais tempo juntas e em risco do que seria o normal.

  2. F***-*, é preciso fazer um estudo?
    Só quem não andar neste mundo e esteja enfiado nos gabinetes a fazer leis desta natureza, é que não vê isso. Bando de iluminados, é que o vírus tira férias durante a semana e só ataca ao fim de semana a partir das 13:00 horas. Vai ser bonito quando o povo que trabalha toda a semana e ficar proibido de descontrair um pouco ao final de semana após uma semana de trabalho, com todo o sofrimento físico e psicológico daí associado, verificar que estas medidas estúpidas e paradoxais, não surtem qualquer efeito e de nada valeram. Em minha opinião é primeiro passo para a descrença em qualquer nova medida posterior, bem como o desrespeito por elas.

  3. para que que este governo aplica estas medidas .
    os numeros aumentam na mesma com ou sem elas .
    mais valia o Governo reforçar o serviço Nacional de Saude com os meios Necessarios .
    pedir que todas as camras municipais façam o seu proprio plano de estado de emergencia ou ate mesmo Cerca sanitaria se for preçiso

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …