Confinamento ao fim de semana é pouco eficaz, diz estudo

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Um novo estudo avaliou as medidas aplicadas em Portugal contra a covid-19, e chegou à conclusão que o impacto da inibição de circulação entre concelhos não é assim tão eficaz. Pelo contrário, optar pelo ensino online seria a melhor opção.

Muito se tem falado da eficácia das últimas medidas aplicadas no país contra a covid-19. O mais eficaz seria que toda a circulação de pessoas fosse condicionada, porém esta opção seria catastrófica para a economia, como já têm vindo a realçar alguns especialistas.

De acordo com o Expresso, uma equipa de analistas de dados da consultora PSE calculou, com base nas decisões impostas pelo Governo até ao momento, e que se deverão prolongar nas próximas semanas, quais seriam as medidas mais eficazes a aplicar em contexto de pandemia.

O estudo, que monitorizou os meios de deslocação via aplicação móvel de um painel de 3670 indivíduos, concluiu que as restrições ao comércio podem não ser muito eficazes.

“Com a imposição de restrições horárias a pontos comerciais não se espera que tenha um impacto significativo na mobilidade”, asseguram os especialistas, que aconselham, em vez disso, estabelecer restrições horárias das compras por segmentos etários.

Segundo o estudo, medidas como o confinamento total, mesmo quando aplicado apenas a concelhos com contágio elevado, ou o trabalho alternado por equipas, não são eficazes porque, embora promovam a contenção do contágio, são as que acarretam um impacto económico mais negativo, “gerador de desemprego estrutural”.

A equipa de peritos apurou ainda que a inibição de circulação entre concelhos e o recolhimento obrigatório às 13h aos fins de semana são medidas de eficácia média.

Neste último caso, foi possível perceber que a medida tem um efeito na pandemia “relativamente baixo, dado o perfil de mobilidade da população durante a semana”.

A conduta sugerida pelo estudo, defende as aulas online para alunos do 3º ciclo ou do ensino superior. Mesmo que o ensino presencial seja considerado pelo Governo e pela OMS como essencial, neste estudo, esta decisão é tida como a que “menor entropia cria à atividade económica”, ao mesmo tempo que limita o movimento “de uma parte significativa da população portuguesa (cerca de 12%)”, explica a consultora.

Também o teletrabalho obrigatório e a limitação da lotação dos transportes públicos são consideradas medidas com “impacto significativo no controlo da pandemia, e simultaneamente, um resultado reduzido na economia”.

  ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Restringir horários e circulação depois das 13h é só estúpido. As pessoas apinham-se todas de manhã nos mesmos sítios, e perdem muito mais tempo em filas e por isso estão muito mais tempo juntas e em risco do que seria o normal.

  2. F***-*, é preciso fazer um estudo?
    Só quem não andar neste mundo e esteja enfiado nos gabinetes a fazer leis desta natureza, é que não vê isso. Bando de iluminados, é que o vírus tira férias durante a semana e só ataca ao fim de semana a partir das 13:00 horas. Vai ser bonito quando o povo que trabalha toda a semana e ficar proibido de descontrair um pouco ao final de semana após uma semana de trabalho, com todo o sofrimento físico e psicológico daí associado, verificar que estas medidas estúpidas e paradoxais, não surtem qualquer efeito e de nada valeram. Em minha opinião é primeiro passo para a descrença em qualquer nova medida posterior, bem como o desrespeito por elas.

  3. para que que este governo aplica estas medidas .
    os numeros aumentam na mesma com ou sem elas .
    mais valia o Governo reforçar o serviço Nacional de Saude com os meios Necessarios .
    pedir que todas as camras municipais façam o seu proprio plano de estado de emergencia ou ate mesmo Cerca sanitaria se for preçiso

RESPONDER

Miguel Pinto Luz: "O grande vencedor deste Orçamento chama-se Pedro Nuno Santos"

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais considera que o "grande vencedor" deste Orçamento do Estado é Pedro Nuno Santos e que o ministro "aumentou o seu capital político". Em entrevista ao Diário de Notícias e …

Médicos libaneses ajudam a retirar pessoas depois dos confrontos durante uma manifestação em Beirute

Líbano decreta dia de luto nacional depois de tiroteio durante manifestação causar seis mortos

Confrontos durante uma manifestação convocada pelo Hezbollah na manhã de ontem causaram seis vítimas mortais. O protesto era contra o juiz que lidera o inquérito à explosão no porto de Beirute no ano passado. O Líbano …

Argentina ganhou: os números de Emiliano e a crítica de Messi

Resultado positivo diante do Peru não impediu uma "boca" do número 10 ao árbitro. Mais um jogo em que Emiliano Martínez não sofreu golos. A Argentina está cada vez mais perto de assegurar a presença na …

Leão promete "boa notícia" para as empresas sobre o preço da electricidade

Com as negociações em torno do Orçamento do Estado para 2022 ao rubro, o ministro das Finanças, João Leão, acredita num entendimento à esquerda e revela que o próximo ano vai trazer "uma boa notícia" …

"Não tenho problema em ir para casa" - e foi mesmo, no dia seguinte

Eduardo Berizzo, seleccionador do Paraguai, disse que não teria que receber qualquer indemnização, se fosse demitido. E foi. O percurso de qualificação para a fase final do Mundial 2022 não está propriamente famoso para os lados …

Revolta contra os preços dos combustíveis. Greves, ameaças de bloqueio e transporte escolar em risco

A contínua subida dos preços dos combustíveis está a gerar uma onda de contestação, com cidadãos a apelarem à greve ao abastecimento, os camionistas a ameaçarem com protestos, alertas de aumento de bens essenciais, como …

Supercomputador prevê classificação final da Premier League — com Brentford à frente do United

Um supercomputador previu a classificação final da Premier League deste ano e pode-se dizer que a tabela classificativa está recheada de surpresas. O atual campeão europeu Chelsea é apontado como o futuro vencedor da Premier League, …

Gary Neville identificou o ponto fraco de Cristiano Ronaldo

Gary Neville diz que Cristiano Ronaldo "não trabalha o suficiente nos grandes jogos". O ex-futebolista alerta o treinador do United para tomar medidas para precaver isto. Apesar dos seus feitos extraordinários, Cristiano Ronaldo é um ser …

Infarmed aprovou financiamento público para o medicamento mais caro do mundo

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma para a atrofia muscular espinhal tipo 1. "Foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma, uma nova opção …

Explosão em mesquita no Afeganistão faz vários mortos

Uma forte explosão atingiu, esta sexta-feira, uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, no Afeganistão, tendo feito vários mortos e feridos. De acordo com a BBC, pelo menos 16 pessoas morreram e 32 ficaram feridas, na …