Clientes do BES terão sido enganados em mais de 10 mil milhões de euros

Nisopedia / Wikimedia

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O Grupo Espírito Santo terá beneficiado de um esquema de financiamento fraudulento num processo que terá passado pela sociedade suíça Eurofin e que envolve clientes do BES que terão sido enganados em 10 mil milhões de euros.

Este processo está a ser investigado pelo Ministério Público (MP) e o Observador teve acesso a dados do inquérito, revelando que as autoridades já contaram mais de 10 mil milhões de euros desta alegada fraude.

Em causa está a subscrição de aplicações financeiras de alto risco que terão sido “vendidas” aos clientes do BES como produtos de rentabilidade garantida, como se meros depósitos a prazo se tratassem. Na realidade, eram “títulos de dívida de diversas sociedades do Grupo Espírito Santo (GES)”, frisa o Observador.

A Eurofin, sociedade gerida por “pessoas próximas de Ricardo Salgado”, conforme nota a publicação, é apontada como figura central neste alegado esquema que terá sido posto em prática entre Janeiro de 2011 e Abril de 2014.

O MP terá recolhido indícios de que os clientes do BES terão sido enganados com o objectivo de financiar ilicitamente o GES, mas que o próprio BES terá também sido lesado, não tendo recebido qualquer retorno financeiro.

As mais-valias obtidas com os produtos financeiros subscritos terão chegado a valores da ordem dos 800 milhões de euros e terão beneficiado sociedades do GES, através de contas bancárias domiciliadas em Londres, Ilhas Caimão e Luxemburgo.

O alegado esquema terá contado com o contributo de “altos quadros do GES e do BES” e o objectivo principal seria ocultar o passivo das holdings do grupo – respectivamente, a Espírito Santo Internacional (ESI), a Espírito Santo Control, a Espírito Santo Financial Group (ESFG) e a Rio Forte que ficaram sob gestão judicial em 2014, depois de terem entrado em processo de insolvência.

O Observador nota que o passivo destas sociedades terá passado de valores da ordem dos 180 milhões de euros, em 2008, para cerca de 1,4 mil milhões de euros em 2012. Antes da insolvência, o valor, devidamente rectificado, chegou aos 4,7 mil milhões de euros.

Entretanto, o Correio da Manhã revela a lista dos principais devedores do BES, notando que “21 devem 6,6 mil milhões” ao Banco e que Luís Filipe Vieira e o Benfica têm uma “dívida superior a 600 milhões”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns dr. Ricardo Salgado pela sua brilhante honestidade. Você deve ter-se transformado num excelente vigarista aí aos 14 anos, não?

  2. A família de magnatas cá da parvonia que tem o estorial mais sujo e antigo: desde escravatura nas colónias de África, até negócios com o ouro roubado pelos nazis. Cá no sitio todos lhes iam comer à mão. Ou será que ainda vão?

RESPONDER

Índice de transmissibilidade sobe. É de 0,71 em Portugal Continental (e acima de 1 nas ilhas)

O índice de transmissibilidade da covid-19 subiu ligeiramente a nível nacional nas últimas duas semanas. Entre 24 e 28 de fevereiro, o índice foi de 0,71. O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está …

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …