Clientes do BES terão sido enganados em mais de 10 mil milhões de euros

Nisopedia / Wikimedia

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O Grupo Espírito Santo terá beneficiado de um esquema de financiamento fraudulento num processo que terá passado pela sociedade suíça Eurofin e que envolve clientes do BES que terão sido enganados em 10 mil milhões de euros.

Este processo está a ser investigado pelo Ministério Público (MP) e o Observador teve acesso a dados do inquérito, revelando que as autoridades já contaram mais de 10 mil milhões de euros desta alegada fraude.

Em causa está a subscrição de aplicações financeiras de alto risco que terão sido “vendidas” aos clientes do BES como produtos de rentabilidade garantida, como se meros depósitos a prazo se tratassem. Na realidade, eram “títulos de dívida de diversas sociedades do Grupo Espírito Santo (GES)”, frisa o Observador.

A Eurofin, sociedade gerida por “pessoas próximas de Ricardo Salgado”, conforme nota a publicação, é apontada como figura central neste alegado esquema que terá sido posto em prática entre Janeiro de 2011 e Abril de 2014.

O MP terá recolhido indícios de que os clientes do BES terão sido enganados com o objectivo de financiar ilicitamente o GES, mas que o próprio BES terá também sido lesado, não tendo recebido qualquer retorno financeiro.

As mais-valias obtidas com os produtos financeiros subscritos terão chegado a valores da ordem dos 800 milhões de euros e terão beneficiado sociedades do GES, através de contas bancárias domiciliadas em Londres, Ilhas Caimão e Luxemburgo.

O alegado esquema terá contado com o contributo de “altos quadros do GES e do BES” e o objectivo principal seria ocultar o passivo das holdings do grupo – respectivamente, a Espírito Santo Internacional (ESI), a Espírito Santo Control, a Espírito Santo Financial Group (ESFG) e a Rio Forte que ficaram sob gestão judicial em 2014, depois de terem entrado em processo de insolvência.

O Observador nota que o passivo destas sociedades terá passado de valores da ordem dos 180 milhões de euros, em 2008, para cerca de 1,4 mil milhões de euros em 2012. Antes da insolvência, o valor, devidamente rectificado, chegou aos 4,7 mil milhões de euros.

Entretanto, o Correio da Manhã revela a lista dos principais devedores do BES, notando que “21 devem 6,6 mil milhões” ao Banco e que Luís Filipe Vieira e o Benfica têm uma “dívida superior a 600 milhões”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns dr. Ricardo Salgado pela sua brilhante honestidade. Você deve ter-se transformado num excelente vigarista aí aos 14 anos, não?

  2. A família de magnatas cá da parvonia que tem o estorial mais sujo e antigo: desde escravatura nas colónias de África, até negócios com o ouro roubado pelos nazis. Cá no sitio todos lhes iam comer à mão. Ou será que ainda vão?

RESPONDER

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …

Rio Nilo tem 30 milhões de anos. É seis vezes mais antigo do que se pensava

Um grupo de cientistas estudou diferentes sedimentos do rio, incluindo as rochas vulcânicas da região planáltica da Etiópia, e fez simulações computacionais para traçar a vida do rio até ao passado mais longínquo, contabilizou agora …