Clientes do BES terão sido enganados em mais de 10 mil milhões de euros

Nisopedia / Wikimedia

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O Grupo Espírito Santo terá beneficiado de um esquema de financiamento fraudulento num processo que terá passado pela sociedade suíça Eurofin e que envolve clientes do BES que terão sido enganados em 10 mil milhões de euros.

Este processo está a ser investigado pelo Ministério Público (MP) e o Observador teve acesso a dados do inquérito, revelando que as autoridades já contaram mais de 10 mil milhões de euros desta alegada fraude.

Em causa está a subscrição de aplicações financeiras de alto risco que terão sido “vendidas” aos clientes do BES como produtos de rentabilidade garantida, como se meros depósitos a prazo se tratassem. Na realidade, eram “títulos de dívida de diversas sociedades do Grupo Espírito Santo (GES)”, frisa o Observador.

A Eurofin, sociedade gerida por “pessoas próximas de Ricardo Salgado”, conforme nota a publicação, é apontada como figura central neste alegado esquema que terá sido posto em prática entre Janeiro de 2011 e Abril de 2014.

O MP terá recolhido indícios de que os clientes do BES terão sido enganados com o objectivo de financiar ilicitamente o GES, mas que o próprio BES terá também sido lesado, não tendo recebido qualquer retorno financeiro.

As mais-valias obtidas com os produtos financeiros subscritos terão chegado a valores da ordem dos 800 milhões de euros e terão beneficiado sociedades do GES, através de contas bancárias domiciliadas em Londres, Ilhas Caimão e Luxemburgo.

O alegado esquema terá contado com o contributo de “altos quadros do GES e do BES” e o objectivo principal seria ocultar o passivo das holdings do grupo – respectivamente, a Espírito Santo Internacional (ESI), a Espírito Santo Control, a Espírito Santo Financial Group (ESFG) e a Rio Forte que ficaram sob gestão judicial em 2014, depois de terem entrado em processo de insolvência.

O Observador nota que o passivo destas sociedades terá passado de valores da ordem dos 180 milhões de euros, em 2008, para cerca de 1,4 mil milhões de euros em 2012. Antes da insolvência, o valor, devidamente rectificado, chegou aos 4,7 mil milhões de euros.

Entretanto, o Correio da Manhã revela a lista dos principais devedores do BES, notando que “21 devem 6,6 mil milhões” ao Banco e que Luís Filipe Vieira e o Benfica têm uma “dívida superior a 600 milhões”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns dr. Ricardo Salgado pela sua brilhante honestidade. Você deve ter-se transformado num excelente vigarista aí aos 14 anos, não?

  2. A família de magnatas cá da parvonia que tem o estorial mais sujo e antigo: desde escravatura nas colónias de África, até negócios com o ouro roubado pelos nazis. Cá no sitio todos lhes iam comer à mão. Ou será que ainda vão?

RESPONDER

Índia vai lançar missão à Lua na próxima segunda-feira

A agência espacial da União Indiana informou nesta quinta-feira que vai efetuar na próxima segunda-feira o lançamento da nave não-tripulada para a Lua depois de a missão ter sido abortada esta semana. O organismo Indian Space …

Proprietários em centros históricos podem reclamar IMI dos últimos quatro anos

Os proprietários de imóveis localizados em centros históricos classificados pela UNESCO podem reclamar o imposto municipal sobre imóveis (IMI) pago nos últimos quatro anos, escreve o Dinheiro Vivo esta quinta-feira. A notícia agora avançada pelo Dinheiro Vivo …

Nuno Freitas é o novo presidente da CP

O Governo nomeou Nuno Freitas como novo presidente da CP – Comboios de Portugal, num Conselho de Administração alargado a cinco elementos, sucedendo a Carlos Nogueira, cujo mandado terminava no final deste ano. De acordo com …

Erros na prescrição obrigam a novas medidas de segurança para medicamentos para cancro e doenças inflamatórias

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomenda novas medidas de segurança para evitar erros na prescrição e administração de medicamentos com metotrexato. Devido a erros de prescrição, a Agência Europeia do Medicamento recomenda novas medidas de …

Cartel de construtoras dos estádios do Mundial do Brasil investigado

Foi aberto um processo administrativo para investigar um cartel mantido por empresas de engenharia que atuou nas obras dos estádios usados no Mundial de futebol do Brasil, em 2014. O Governo brasileiro informou esta quarta-feira que …

Novos modelos de carros elétricos vão triplicar. Produção em Portugal "será praticamente inexistente"

O número de modelos de veículos elétricos irá triplicar no mercado europeu até 2021, mas a produção destes veículos em Portugal será praticamente inexistente até 2025, indica um estudo da Federação Europeia dos Transportes e …

Bruxelas investiga Amazon por alegado uso de dados pessoais de vendedores

A Comissão Europeia abriu, esta quarta-feira, uma investigação à Amazon para determinar se a empresa usou informações pessoais “confidenciais” de vendedores independentes, quebrando as regras comunitárias na área da concorrência. A Comissão Europeia abriu uma investigação …

Parlamento não sabe o que fazer ao Acordo Ortográfico

Depois de dois anos de meio, foram ouvidas 16 entidades, recebidos 20 contributos escritos, houve uma petição, um projeto de resolução chumbado e uma iniciativa legislativa de cidadãos. Mas a Assembleia da República continua sem …

Ministério da Educação quer reduzir peso excessivo das mochilas dos alunos

O Ministério da Educação lançou esta quinta-feira uma campanha para sensibilizar pais, alunos, professores e diretores escolares a adotar medidas que reduzam o peso excessivo das mochilas dos alunos. A campanha de sensibilização lançada esta quinta-feira …

Morreu o eurodeputado do PS André Bradford. Estava em coma induzido

O eurodeputado do PS André Bradford, que estava em coma induzido desde dia 8 deste mês, faleceu nesta quinta-feira no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, revelou à agência Lusa fonte do PS/Açores. Bradford, …