Cientistas podem ter desvendado um dos maiores mistérios das pinturas de Leonardo da Vinci

Justin Lane / EPA

Os cientistas podem ter desvendado um dos grandes mistérios da pintura de Leonardo da Vinci: porque é que a esfera de vidro na obra Salvator Mundi, a pintura mais cara do mundo, não mostra sinais de de refração e reflexo da luz?

A resposta, de acordo com os modelos de computador administrados por uma equipa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, é que, na pintura, Jesus está a segurar uma esfera oca em vez de sólida.

A ideia de uma esfera oca já tinha sido falada no passado por historiadores de arte, juntamente com outras hipóteses alternativas – como um cristal. No entanto, agora, uma renderização 3D avançada mostrou que a pintura de da Vinci representa com precisão um objeto de vidro oco.

“As nossas experiências mostram que uma renderização oticamente precisa, qualitativamente igual à da pintura, é realmente possível usando materiais, fontes de luz e conhecimento científico disponível para Leonardo da Vinci por volta de 1500”, escreveram os investigadores num artigo que está disponível no site de pré-impressão arXiv.

As vestes de Cristo mostradas atrás da esfera em Salvator Mundi não estão distorcidas ou ampliadas, enquanto que também há três manchas brancas pintadas na superfície. Alguns historiadores sugeriram que Da Vinci deliberadamente pintou a esfera de uma forma irrealista.

Esfera sólida (e) e esfera oca (d)

No entanto, usando uma técnica de computação gráfica conhecida como renderização inversa – onde detalhes tridimensionais de uma cena são extrapolados de uma imagem bidimensional -, os cientistas conseguiram recriar o que Da Vinci pintou há centenas de anos.

Com base nos cálculos da equipa, o globo tinha um raio de 6,8 centímetros e 25 centímetros à frente do objeto da pintura. A esfera não pode ter mais de 1,3 milímetros de espessura, sugere a análise.

As sombras na pintura sugerem uma forte fonte de luz de cima, bem como uma luz difusa mais geral, de acordo com os modelos de computador.

Apesar de ainda precisar de ser revista pelos pares, a análise por computador corresponde ao que está pintado na tela. Pelas dobras das vestes de Cristo, quando passam por trás da esfera, parece que Da Vinci tinha um conhecimento sólido sobre como as esferas de vidro funcionavam. A maioria das dobras não está distorcida, mas uma sofre algumas mudanças atrás da esfera.

O Salvator Mundi chegou a ser anunciado como a primeira obra de Leonardo da Vinci descoberta desde 1909, mas a autoria do quadro está ainda por confirmar. Há suspeitas de que possa ter sido pintada por um pupilo de Da Vinci, Giovanni Antonio Boltraffio.

Apesar das dúvidas, em 2017, a pintura foi vendida por um valor recorde de 400 milhões de euros. Depois de esta ter sido comprada por Bader bin Abdullah bin Mohammed bin Farhan al-Saud, parente afastado da família real da Arábia Saudita, foi anunciado que a pintura de Cristo seria a estrela do novo Louvre de Abu Dhabi, que abriu portas em novembro desse ano.

Apesar de se acreditar que Leonardo da Vinci esteve envolvido na produção do quadro, vários especialistas continuam a questionar e a pôr em causa a sua autoria, que chegou a ser atribuída a Bernardo Luini, que fazia parte do círculo do pintor florentino. Esta teoria voltou a ser defendida muito recentemente pelo historiador de arte Matthew Landrus.

Segundo o ScienceAlert, o facto de a esfera de vidro ser retratada com precisão acrescenta credibilidade às alegações de que Da Vinci realmente teve uma mão na composição – e que usou o seu conhecimento sobre ótica e luzes para produzir uma representação verdadeira.

Em maio, foi noticiado que Salvator Mundi poderia fazer parte da exposição, uma vez que desapareceu subitamente. Uma teoria apresentada recentemente diz que o quadro poderá estar guardado no iate do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …