Cientistas podem ter desvendado um dos maiores mistérios das pinturas de Leonardo da Vinci

Justin Lane / EPA

Os cientistas podem ter desvendado um dos grandes mistérios da pintura de Leonardo da Vinci: porque é que a esfera de vidro na obra Salvator Mundi, a pintura mais cara do mundo, não mostra sinais de de refração e reflexo da luz?

A resposta, de acordo com os modelos de computador administrados por uma equipa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, é que, na pintura, Jesus está a segurar uma esfera oca em vez de sólida.

A ideia de uma esfera oca já tinha sido falada no passado por historiadores de arte, juntamente com outras hipóteses alternativas – como um cristal. No entanto, agora, uma renderização 3D avançada mostrou que a pintura de da Vinci representa com precisão um objeto de vidro oco.

“As nossas experiências mostram que uma renderização oticamente precisa, qualitativamente igual à da pintura, é realmente possível usando materiais, fontes de luz e conhecimento científico disponível para Leonardo da Vinci por volta de 1500”, escreveram os investigadores num artigo que está disponível no site de pré-impressão arXiv.

As vestes de Cristo mostradas atrás da esfera em Salvator Mundi não estão distorcidas ou ampliadas, enquanto que também há três manchas brancas pintadas na superfície. Alguns historiadores sugeriram que Da Vinci deliberadamente pintou a esfera de uma forma irrealista.

Esfera sólida (e) e esfera oca (d)

No entanto, usando uma técnica de computação gráfica conhecida como renderização inversa – onde detalhes tridimensionais de uma cena são extrapolados de uma imagem bidimensional -, os cientistas conseguiram recriar o que Da Vinci pintou há centenas de anos.

Com base nos cálculos da equipa, o globo tinha um raio de 6,8 centímetros e 25 centímetros à frente do objeto da pintura. A esfera não pode ter mais de 1,3 milímetros de espessura, sugere a análise.

As sombras na pintura sugerem uma forte fonte de luz de cima, bem como uma luz difusa mais geral, de acordo com os modelos de computador.

Apesar de ainda precisar de ser revista pelos pares, a análise por computador corresponde ao que está pintado na tela. Pelas dobras das vestes de Cristo, quando passam por trás da esfera, parece que Da Vinci tinha um conhecimento sólido sobre como as esferas de vidro funcionavam. A maioria das dobras não está distorcida, mas uma sofre algumas mudanças atrás da esfera.

O Salvator Mundi chegou a ser anunciado como a primeira obra de Leonardo da Vinci descoberta desde 1909, mas a autoria do quadro está ainda por confirmar. Há suspeitas de que possa ter sido pintada por um pupilo de Da Vinci, Giovanni Antonio Boltraffio.

Apesar das dúvidas, em 2017, a pintura foi vendida por um valor recorde de 400 milhões de euros. Depois de esta ter sido comprada por Bader bin Abdullah bin Mohammed bin Farhan al-Saud, parente afastado da família real da Arábia Saudita, foi anunciado que a pintura de Cristo seria a estrela do novo Louvre de Abu Dhabi, que abriu portas em novembro desse ano.

Apesar de se acreditar que Leonardo da Vinci esteve envolvido na produção do quadro, vários especialistas continuam a questionar e a pôr em causa a sua autoria, que chegou a ser atribuída a Bernardo Luini, que fazia parte do círculo do pintor florentino. Esta teoria voltou a ser defendida muito recentemente pelo historiador de arte Matthew Landrus.

Segundo o ScienceAlert, o facto de a esfera de vidro ser retratada com precisão acrescenta credibilidade às alegações de que Da Vinci realmente teve uma mão na composição – e que usou o seu conhecimento sobre ótica e luzes para produzir uma representação verdadeira.

Em maio, foi noticiado que Salvator Mundi poderia fazer parte da exposição, uma vez que desapareceu subitamente. Uma teoria apresentada recentemente diz que o quadro poderá estar guardado no iate do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …