O Salvator Mundi desaparecido estará “escondido” no iate do príncipe herdeiro saudita

Justin Lane / EPA

“Salvator Mundi”, atribuído a Leonardo da Vinci, foi vendido no leilão Christie’s em novembro de 2017.

O misterioso quadro Salvator Mundi, atribuído por alguns a Leonardo da Vinci e desaparecido desde que foi vendido por 401 milhões de euros em 2017, pode estar guardado no iate do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman.

A teoria é apresentada pelo professor e curador de arte Kenny Schachter num artigo de opinião no site especializado Artnet. De acordo com esta ideia, a obra que se tornou no quadro mais caro do mundo, quando foi adquirido por 401 milhões de euros em 2017, estará no iate “Serene”, propriedade de Mohammed bin Salman, que se encontra ancorado no Egipto.

Kenny Schachter cita “uma fonte com fortes ligações no Médio Oriente” para defender que o Salvator Mundi está “escondido” no iate do príncipe saudita. Este especialista fala ainda em “dois responsáveis envolvidos na transacção” do quadro, num leilão na leiloeira Christie’s de Nova Iorque, notando que terão garantido que a obra se encontra no barco.

“Aparentemente, a obra foi rapidamente levada a meio da noite no avião de MBS [as iniciais pelas quais é conhecido Mohammed bin Salman] e recolocada no seu iate, o Serene”, aponta Kenny Schachter.

O quadro datado de 1500 retrata Jesus Cristo com uma roupa renascentista e a mão direita levantada em sinal de bênção, enquanto a esquerda segura uma esfera cristalina. E a sua história tem ingredientes mais do que suficientes para um filme de Hollywood.

O Salvator Mundi foi propriedade do rei francês Luís XII, além de ter integrado as colecções dos reis Carlos I e II de Inglaterra. Passou também pelas mãos do Duque de Buckingham, tendo sido leiloado em 1763. Após anos sem se lhe conhecer o paradeiro, o quadro voltou ao mercado de arte depois do divórcio do milionário russo Dmitri Rybolovlev.

Chegou a ser anunciado como a primeira obra de Leonardo da Vinci descoberta desde 1909, mas a autoria do quadro está ainda por confirmar. Há suspeitas de que possa ter sido pintada por um pupilo de Da Vinci, Giovanni Antonio Boltraffio.

Apesar das dúvidas, em 2017 o quadro atingiu um valor recorde no mercado de arte, após ter sido vendido a um comprador anónimo por 401 milhões de euros. Esse comprador terá sido o príncipe saudita.

Depois disso, foi anunciado que o Salvator Mundi seria exposto no Museu Louvre Abu Dhabi, na capital dos Emirados Árabes Unidos. Também se especulou que o Museu do Louvre de Paris teria retirado a obra da sua exposição comemorativa do 500.º aniversário da morte de Leonardo da Vinci, dada a discussão em torno da sua autoria.

O que é certo é que após o leilão, a obra não voltou a ser vista em público. Anuncia-se agora que estará “escondida” dos olhares do mundo no iate do príncipe saudita.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Então Abu Dhabi é a capital da Arábia Saudita ??? Sim senhor, bela reportagem que está aqui … se calhar deviam estudar mais um pouco de geografia… ou ter ido à escola não ??

  2. O Museu Louvre Abu Dhabi, não se encontra na capital da Arábia Saudita (Riad), mas sim na capital dos Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi).

  3. Acho interessante, um quadro de expressão de cristianismo, ter ido parar a alguém, de um dos países islâmicos mais conservadores, do mundo. Onde executam pessoas, por serem gays, cristãos (ou não-islâmicos), adolescentes (Como o tal jovem, que se manifestou de bicicleta, aos dez anos, e esperaram que fizesse 18, para o executar da maneira mais penosa, disponível). Isto Segundo notícias zap, e os anteriores, segundo explicitado em conferência, por Milo Yanopoulos..

    • Tão interessante como se ver que o país exportador de democracias (EUA) é o principal aliado da Arábia Saudita – que é “só” a ditadura mais radical do mundo!!

  4. Se foi comprado e pago o dono é que terá a ver com o seu paradeiro, o problema maior que eu encontro nisto é haver gente no mundo que nada faz pela vida e são donos de fortunas ou praticamente países, isto sim é mais do que desumano e escandaloso!.

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …