O Salvator Mundi desaparecido estará “escondido” no iate do príncipe herdeiro saudita

Justin Lane / EPA

“Salvator Mundi”, atribuído a Leonardo da Vinci, foi vendido no leilão Christie’s em novembro de 2017.

O misterioso quadro Salvator Mundi, atribuído por alguns a Leonardo da Vinci e desaparecido desde que foi vendido por 401 milhões de euros em 2017, pode estar guardado no iate do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman.

A teoria é apresentada pelo professor e curador de arte Kenny Schachter num artigo de opinião no site especializado Artnet. De acordo com esta ideia, a obra que se tornou no quadro mais caro do mundo, quando foi adquirido por 401 milhões de euros em 2017, estará no iate “Serene”, propriedade de Mohammed bin Salman, que se encontra ancorado no Egipto.

Kenny Schachter cita “uma fonte com fortes ligações no Médio Oriente” para defender que o Salvator Mundi está “escondido” no iate do príncipe saudita. Este especialista fala ainda em “dois responsáveis envolvidos na transacção” do quadro, num leilão na leiloeira Christie’s de Nova Iorque, notando que terão garantido que a obra se encontra no barco.

“Aparentemente, a obra foi rapidamente levada a meio da noite no avião de MBS [as iniciais pelas quais é conhecido Mohammed bin Salman] e recolocada no seu iate, o Serene”, aponta Kenny Schachter.

O quadro datado de 1500 retrata Jesus Cristo com uma roupa renascentista e a mão direita levantada em sinal de bênção, enquanto a esquerda segura uma esfera cristalina. E a sua história tem ingredientes mais do que suficientes para um filme de Hollywood.

O Salvator Mundi foi propriedade do rei francês Luís XII, além de ter integrado as colecções dos reis Carlos I e II de Inglaterra. Passou também pelas mãos do Duque de Buckingham, tendo sido leiloado em 1763. Após anos sem se lhe conhecer o paradeiro, o quadro voltou ao mercado de arte depois do divórcio do milionário russo Dmitri Rybolovlev.

Chegou a ser anunciado como a primeira obra de Leonardo da Vinci descoberta desde 1909, mas a autoria do quadro está ainda por confirmar. Há suspeitas de que possa ter sido pintada por um pupilo de Da Vinci, Giovanni Antonio Boltraffio.

Apesar das dúvidas, em 2017 o quadro atingiu um valor recorde no mercado de arte, após ter sido vendido a um comprador anónimo por 401 milhões de euros. Esse comprador terá sido o príncipe saudita.

Depois disso, foi anunciado que o Salvator Mundi seria exposto no Museu Louvre Abu Dhabi, na capital dos Emirados Árabes Unidos. Também se especulou que o Museu do Louvre de Paris teria retirado a obra da sua exposição comemorativa do 500.º aniversário da morte de Leonardo da Vinci, dada a discussão em torno da sua autoria.

O que é certo é que após o leilão, a obra não voltou a ser vista em público. Anuncia-se agora que estará “escondida” dos olhares do mundo no iate do príncipe saudita.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Então Abu Dhabi é a capital da Arábia Saudita ??? Sim senhor, bela reportagem que está aqui … se calhar deviam estudar mais um pouco de geografia… ou ter ido à escola não ??

  2. O Museu Louvre Abu Dhabi, não se encontra na capital da Arábia Saudita (Riad), mas sim na capital dos Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi).

  3. Acho interessante, um quadro de expressão de cristianismo, ter ido parar a alguém, de um dos países islâmicos mais conservadores, do mundo. Onde executam pessoas, por serem gays, cristãos (ou não-islâmicos), adolescentes (Como o tal jovem, que se manifestou de bicicleta, aos dez anos, e esperaram que fizesse 18, para o executar da maneira mais penosa, disponível). Isto Segundo notícias zap, e os anteriores, segundo explicitado em conferência, por Milo Yanopoulos..

    • Tão interessante como se ver que o país exportador de democracias (EUA) é o principal aliado da Arábia Saudita – que é “só” a ditadura mais radical do mundo!!

  4. Se foi comprado e pago o dono é que terá a ver com o seu paradeiro, o problema maior que eu encontro nisto é haver gente no mundo que nada faz pela vida e são donos de fortunas ou praticamente países, isto sim é mais do que desumano e escandaloso!.

RESPONDER

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …