O Salvator Mundi desaparecido estará “escondido” no iate do príncipe herdeiro saudita

Justin Lane / EPA

“Salvator Mundi”, atribuído a Leonardo da Vinci, foi vendido no leilão Christie’s em novembro de 2017.

O misterioso quadro Salvator Mundi, atribuído por alguns a Leonardo da Vinci e desaparecido desde que foi vendido por 401 milhões de euros em 2017, pode estar guardado no iate do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman.

A teoria é apresentada pelo professor e curador de arte Kenny Schachter num artigo de opinião no site especializado Artnet. De acordo com esta ideia, a obra que se tornou no quadro mais caro do mundo, quando foi adquirido por 401 milhões de euros em 2017, estará no iate “Serene”, propriedade de Mohammed bin Salman, que se encontra ancorado no Egipto.

Kenny Schachter cita “uma fonte com fortes ligações no Médio Oriente” para defender que o Salvator Mundi está “escondido” no iate do príncipe saudita. Este especialista fala ainda em “dois responsáveis envolvidos na transacção” do quadro, num leilão na leiloeira Christie’s de Nova Iorque, notando que terão garantido que a obra se encontra no barco.

“Aparentemente, a obra foi rapidamente levada a meio da noite no avião de MBS [as iniciais pelas quais é conhecido Mohammed bin Salman] e recolocada no seu iate, o Serene”, aponta Kenny Schachter.

O quadro datado de 1500 retrata Jesus Cristo com uma roupa renascentista e a mão direita levantada em sinal de bênção, enquanto a esquerda segura uma esfera cristalina. E a sua história tem ingredientes mais do que suficientes para um filme de Hollywood.

O Salvator Mundi foi propriedade do rei francês Luís XII, além de ter integrado as colecções dos reis Carlos I e II de Inglaterra. Passou também pelas mãos do Duque de Buckingham, tendo sido leiloado em 1763. Após anos sem se lhe conhecer o paradeiro, o quadro voltou ao mercado de arte depois do divórcio do milionário russo Dmitri Rybolovlev.

Chegou a ser anunciado como a primeira obra de Leonardo da Vinci descoberta desde 1909, mas a autoria do quadro está ainda por confirmar. Há suspeitas de que possa ter sido pintada por um pupilo de Da Vinci, Giovanni Antonio Boltraffio.

Apesar das dúvidas, em 2017 o quadro atingiu um valor recorde no mercado de arte, após ter sido vendido a um comprador anónimo por 401 milhões de euros. Esse comprador terá sido o príncipe saudita.

Depois disso, foi anunciado que o Salvator Mundi seria exposto no Museu Louvre Abu Dhabi, na capital dos Emirados Árabes Unidos. Também se especulou que o Museu do Louvre de Paris teria retirado a obra da sua exposição comemorativa do 500.º aniversário da morte de Leonardo da Vinci, dada a discussão em torno da sua autoria.

O que é certo é que após o leilão, a obra não voltou a ser vista em público. Anuncia-se agora que estará “escondida” dos olhares do mundo no iate do príncipe saudita.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Então Abu Dhabi é a capital da Arábia Saudita ??? Sim senhor, bela reportagem que está aqui … se calhar deviam estudar mais um pouco de geografia… ou ter ido à escola não ??

  2. O Museu Louvre Abu Dhabi, não se encontra na capital da Arábia Saudita (Riad), mas sim na capital dos Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi).

  3. Acho interessante, um quadro de expressão de cristianismo, ter ido parar a alguém, de um dos países islâmicos mais conservadores, do mundo. Onde executam pessoas, por serem gays, cristãos (ou não-islâmicos), adolescentes (Como o tal jovem, que se manifestou de bicicleta, aos dez anos, e esperaram que fizesse 18, para o executar da maneira mais penosa, disponível). Isto Segundo notícias zap, e os anteriores, segundo explicitado em conferência, por Milo Yanopoulos..

    • Tão interessante como se ver que o país exportador de democracias (EUA) é o principal aliado da Arábia Saudita – que é “só” a ditadura mais radical do mundo!!

  4. Se foi comprado e pago o dono é que terá a ver com o seu paradeiro, o problema maior que eu encontro nisto é haver gente no mundo que nada faz pela vida e são donos de fortunas ou praticamente países, isto sim é mais do que desumano e escandaloso!.

RESPONDER

Artistas exigem 1% do Orçamento do Estado para a Cultura

Mais de 300 artistas concentrados esta terça-feira em frente ao Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, exigiram um valor imediato de 1% do Orçamento do Estado para a Cultura, em 2020. O protesto, convocado pela …

Depois do Idai, ainda há carência de comida e água potável

São milhares os desalojados que, após o ciclone Idai, continuam sem acesso a água potável. Além disso, a necessidade de comida mantém-se em níveis inalterados. Os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), patentes no …

Há mulheres-polícia que recebem menos quando estão grávidas

De acordo com um relatório sobre as iniquidades de género dentro da Polícia de Segurança Pública (PSP), ao qual a revista Sábado teve acesso, há mulheres-polícia que recebem menos quando ficam grávidas. Segundo o inquérito realizado …

França. Governo adia entrada em vigor das novas pensões

O novo sistema universal de pensões em França vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e só terá nova formulação, através de pontos, a partir de 2025. O novo sistema universal de pensões …

Greta Thunberg é a "Personalidade do Ano" da revista Time

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” mais jovem alguma vez escolhida pela revista Time. A capa da edição de 23 de dezembro foi divulgada esta quarta-feira. A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca …

Erupção do Whakaari. Nova Zelândia encomendou 120 metros quadrados de pele para tratar os feridos

A Nova Zelândia já encomendou 120 metros quadrados de pele humana aos Estados Unidos para tratar os 30 feridos do vulcão Whakaari, na Ilha Branca. Cirurgiões neozelandeses têm trabalhado sem parar dado o número de queimados …

Entidade Reguladora da Saúde diz que fez tudo o que devia no caso do bebé sem rosto

Esta quarta-feira, a presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou que o regulador fez tudo o que devia ter feito no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves não detetadas as …

Legislação não impede que animais selvagens sejam vendidos a circos estrangeiros

A nova lei de proteção a animais selvagens não impede que estes sejam vendidos e continuem a ser usados em circos estrangeiros. Animais como camelos, cães e cavalos continuam a poder ser usados. A lei de …

Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo

Oito migrantes oriundos do norte de África foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima, depois de desembarcarem em Monte Gordo, no Algarve. Oito migrantes foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima em …

Universidade impede que Laurent seja o mais novo a licenciar-se e criança desiste

Laurent Simons já não deverá ser o menino mais novo do mundo a licenciar-se, depois de a universidade ter alargado os seus estudos até meados de 2020. A Universidade Técnica de Eindhoven, na Holanda, propôs a …