Descoberta a primeira obra de Da Vinci (ou talvez não)

(h) Press Office / EPA

O arcanjo Gabriel, ou provavelmente o primeiro autorretrato de Leonardo da Vinci

O primeiro trabalho pictórico do génio do Renascimento Leonardo da Vinci terá sido um azulejo datado de 1471, no qual está representado o Arcanjo Gabriel, anunciou esta quinta-feira o especialista de arte Ernesto Solari, que apresentou a peça em Roma.

O professor expôs a peça “pela primeira vez ao mundo” durante uma conferência de imprensa em Roma, como se fosse uma relíquia religiosa, e defendeu a sua autenticidade, que defende ser evidente num estudo de 6 mil páginas realizado durante três anos “com diferentes análises técnicas, científicas e históricas”.

Trata-se de um azulejo quadrado em terracota, propriedade da família nobre Fenice da Ravello, que terá sido pintado por um jovem Leonardo com 18 anos, explicou o especialista. A assinatura presente na obra, “Da Vinci lionardo LDV“, encontra-se visível no rosto do próprio Arcanjo Gabriel, parcialmente mimetizada na mandíbula.

Esta obra é 100% de Leonardo, é a primeira“, disse Solari, reputado especialista sobre a obra do génio renascentista.

A obra, protegida numa urna e por dois agentes de segurança, tem 20 centímetros de comprimento e largura e 1,2 centímetros de espessura. Mostra o rosto, busto e a parte superior das asas de um arcanjo Gabriel visto de lado, coroado com uma auréola dourada.

O especialista considera que esta é a obra mais antiga de Leonardo, que chegou até aos nossos dias e que conta com sua primeira assinatura, da esquerda para direita e coberta pela última camada de cozimento do azulejo, o que demonstra que não foi falsificada posteriormente.

Solari diz ter decifrado as inscrições secretas presentes no azulejo, escritas de trás para a frente como habitualmente fazia da Vinci, e que as mesmas são claras: “Eu, Leonardo da Vinci, nascido em 1452, representando-me a mim próprio como o Arcanjo Gabriel“.

“Este é com muito grande probabilidade um auto-retrato de Leonardo, o primeiro em absoluto”, garante Solari.

A grafóloga Ivana Rosa Bonfantinio , envolvida na autenticação da obra, explica que para estuda a assinatura foi usada a mesma técnica que usa para os tribunais, e destaca que, com base nos resultados, “podemos afirmar que é a primeira obra realizada e assinada por Leonardo Da Vinci”.

Solari sustenta que “o valor desta obra é inestimável“, por ser a primeira, e que o estado italiano deveria adquiri-la para a mostrar ao público.

Dúvidas sobre a autenticidade

No entanto, há quem duvide da autenticidade da obra de arte apresentada esta quinta-feira por Solari.

É esse o caso de Martin Kemp, professor de História da Arte da Universidade de Oxford e conceituado especialista em Leonardo da Vinci, que ainda hoje questiona também veementemente a autenticidade de “Salvator Mundi, o último da Vinci“, vendido em leilão em 2017 por um valor recorde de 380 milhões de euros.

A probabilidade de isto ser de Leonardo da Vinci é menos que zero“, diz Kemp ao jornal britânico The Guardian. O especialista considera particularmente duvidoso o vermelho vermicelli do cabelo da figura retratada, e o facto de o azulejo ter sobrevivido incólume durante mais de 500 anos.

Com efeito, realça o perito britânico, não passa um ano sem que apareça uma qualquer nova obra alegadamente realizada ou supervisionada pelo prolífico génio renascentista. “silly season de Leonardo da Vinci, de facto, nunca fecha“, conclui Martin Kemp.

ZAP // EFE / Live Science

PARTILHAR

RESPONDER

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …