Descoberta a primeira obra de Da Vinci (ou talvez não)

(h) Press Office / EPA

O arcanjo Gabriel, ou provavelmente o primeiro autorretrato de Leonardo da Vinci

O primeiro trabalho pictórico do génio do Renascimento Leonardo da Vinci terá sido um azulejo datado de 1471, no qual está representado o Arcanjo Gabriel, anunciou esta quinta-feira o especialista de arte Ernesto Solari, que apresentou a peça em Roma.

O professor expôs a peça “pela primeira vez ao mundo” durante uma conferência de imprensa em Roma, como se fosse uma relíquia religiosa, e defendeu a sua autenticidade, que defende ser evidente num estudo de 6 mil páginas realizado durante três anos “com diferentes análises técnicas, científicas e históricas”.

Trata-se de um azulejo quadrado em terracota, propriedade da família nobre Fenice da Ravello, que terá sido pintado por um jovem Leonardo com 18 anos, explicou o especialista. A assinatura presente na obra, “Da Vinci lionardo LDV“, encontra-se visível no rosto do próprio Arcanjo Gabriel, parcialmente mimetizada na mandíbula.

Esta obra é 100% de Leonardo, é a primeira“, disse Solari, reputado especialista sobre a obra do génio renascentista.

A obra, protegida numa urna e por dois agentes de segurança, tem 20 centímetros de comprimento e largura e 1,2 centímetros de espessura. Mostra o rosto, busto e a parte superior das asas de um arcanjo Gabriel visto de lado, coroado com uma auréola dourada.

O especialista considera que esta é a obra mais antiga de Leonardo, que chegou até aos nossos dias e que conta com sua primeira assinatura, da esquerda para direita e coberta pela última camada de cozimento do azulejo, o que demonstra que não foi falsificada posteriormente.

Solari diz ter decifrado as inscrições secretas presentes no azulejo, escritas de trás para a frente como habitualmente fazia da Vinci, e que as mesmas são claras: “Eu, Leonardo da Vinci, nascido em 1452, representando-me a mim próprio como o Arcanjo Gabriel“.

“Este é com muito grande probabilidade um auto-retrato de Leonardo, o primeiro em absoluto”, garante Solari.

A grafóloga Ivana Rosa Bonfantinio , envolvida na autenticação da obra, explica que para estuda a assinatura foi usada a mesma técnica que usa para os tribunais, e destaca que, com base nos resultados, “podemos afirmar que é a primeira obra realizada e assinada por Leonardo Da Vinci”.

Solari sustenta que “o valor desta obra é inestimável“, por ser a primeira, e que o estado italiano deveria adquiri-la para a mostrar ao público.

Dúvidas sobre a autenticidade

No entanto, há quem duvide da autenticidade da obra de arte apresentada esta quinta-feira por Solari.

É esse o caso de Martin Kemp, professor de História da Arte da Universidade de Oxford e conceituado especialista em Leonardo da Vinci, que ainda hoje questiona também veementemente a autenticidade de “Salvator Mundi, o último da Vinci“, vendido em leilão em 2017 por um valor recorde de 380 milhões de euros.

A probabilidade de isto ser de Leonardo da Vinci é menos que zero“, diz Kemp ao jornal britânico The Guardian. O especialista considera particularmente duvidoso o vermelho vermicelli do cabelo da figura retratada, e o facto de o azulejo ter sobrevivido incólume durante mais de 500 anos.

Com efeito, realça o perito britânico, não passa um ano sem que apareça uma qualquer nova obra alegadamente realizada ou supervisionada pelo prolífico génio renascentista. “silly season de Leonardo da Vinci, de facto, nunca fecha“, conclui Martin Kemp.

ZAP // EFE / Live Science

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …

Rússia vai permitir que astronautas levem armas em viagens espaciais

Os astronautas russos vão começar a levar consigo uma arma de fogo durante as suas viagens espaciais. O objetivo é poderem afastar animais selvagens quando aterrarem em áreas remotas na Terra. A Rússia começou a armar …

Hotel no Peru vai ser demolido porque destruiu muro da época Inca

A justiça peruana determinou a demolição de um hotel da rede Sheraton que estava em construção em Cusco, por ter destruído, durante as obras, muros incas de 500 anos numa região considerada Património Cultural da …

No Museu do Louvre, os guias turísticos vão ser refugiados sírios e iraquianos

O Museu do Louvre, em Paris, vai treinar refugiados sírios e iraquianos como guias turísticos para os visitantes que solicitam um tour em árabe. Para os refugiados e requerentes de asilo, é agora gratuito entrar no …

Casal inglês tem um bebé com 17 meses (mas recusa-se a dizer se é menino ou menina)

Há casais que não querem saber o sexo do filho antes do momento do parto. Mas para um casal inglês, o parto da criança não acabou com o mistério em relação ao género. Decididos a proteger …

Costinha obrigou Maniche a corrigir livro por causa da história da camisola rasgada

O ex-internacional português Costinha processou o amigo e ex-colega de equipa no FC Porto Maniche por causa do livro "MANICHE 18, As Histórias (ainda) não contadas". Nele, Maniche conta que foi Costinha quem rasgou a …