Salvator Mundi, a pintura milionária de Da Vinci, está desaparecida

Justin Lane / EPA

“Salvator Mundi”, de Leonardo da Vinci, foi vendido no leilão Christie’s em novembro

Onde está Salvator Mundi? A pintura de Leonardo Da Vinci, a mais valiosa alguma vez vendida em leilão (mais de 450 milhões de dólares), desapareceu há seis meses do Louvre Abu Dhabi e, desde então, ninguém sabe do seu paradeiro. 

Funcionários da filial do Museu do Louvre, nos Emirados Árabes Unidos, confessaram este domingo que não sabem onde está Salvator Mundi, a pintura de da Vinci, que foi comprada por mais de 450 milhões de dólares e foi lhes foi cedida para exposição.

Em comunicado confidencial ao The New York Times, funcionários do Louvre em Abu Dhabi revelaram que “não têm conhecimento do paradeiro da pintura“, para a qual estava agendada uma exposição em setembro passado, mas que acabou por ser cancelada sem qualquer explicação. De acordo com o jornal norte-americano, a Secretaria da Cultura e do Turismo de Abu Dhabi recusa-se a comentar o assunto.

A publicação do diário sugere que a pintura possa estar na posse do seu dono, o príncipe saudita Badr bin Abdullah bin Mohammed bin Farhan Al Saud. Fonte ouvida pelo NYT afirma que a pintura foi levada para a Europa depois da compra.

Diane Modestini, professora do Instituto de Belas Artes de Nova Iorque, que trabalhou na restauração da tela atribuída Da Vinci, confirmou que havia uma encomenda para um estudo da obra, a ser realizado em Zurique, mas que acabou por ser cancelada.

No ano em que se assinala o 500.º aniversário da morte do ícone do Renascimento, uma das suas escassas obras encontra-se desaparecida. O desaparecimento de Salvator Mundi reacendeu a velha polémica sobre a sua autenticidade, havendo quem sustente que o novo proprietário teme o escrutínio do público, nota ainda o NYT.

É trágico“, lamenta Dianne Modestini. “Privar os amantes de arte e todos os que de alguma forma são tocados por esta pintura de uma obra-prima de tamanha raridade é profundamente injusto”, considera ainda a professora sobre o desapreciamento da obra.

Pintada a óleo em meados de 1500 para o rei francês Luís XII, a obra de Da Vinci, de 45 x 66 centímetros, retrata Jesus vestido com uma túnica renascentista que faz com uma mão um gestão de bênção, enquanto segura na outra mão uma esfera de cristal. O quadro é também muitas vezes mencionado como “uma espécie de versão religiosa de Mona Lisa”.

Em 2017, foi comprado por 450,3 milhões de dólares (401 milhões de euros) pelo príncipe saudita, ficado rotulado como “a obra de arte mais cara do mundo”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …