/

Salvator Mundi, a pintura milionária de Da Vinci, está desaparecida

3

Justin Lane / EPA

“Salvator Mundi”, de Leonardo da Vinci, foi vendido no leilão Christie’s em novembro

Onde está Salvator Mundi? A pintura de Leonardo Da Vinci, a mais valiosa alguma vez vendida em leilão (mais de 450 milhões de dólares), desapareceu há seis meses do Louvre Abu Dhabi e, desde então, ninguém sabe do seu paradeiro. 

Funcionários da filial do Museu do Louvre, nos Emirados Árabes Unidos, confessaram este domingo que não sabem onde está Salvator Mundi, a pintura de da Vinci, que foi comprada por mais de 450 milhões de dólares e foi lhes foi cedida para exposição.

Em comunicado confidencial ao The New York Times, funcionários do Louvre em Abu Dhabi revelaram que “não têm conhecimento do paradeiro da pintura“, para a qual estava agendada uma exposição em setembro passado, mas que acabou por ser cancelada sem qualquer explicação. De acordo com o jornal norte-americano, a Secretaria da Cultura e do Turismo de Abu Dhabi recusa-se a comentar o assunto.

A publicação do diário sugere que a pintura possa estar na posse do seu dono, o príncipe saudita Badr bin Abdullah bin Mohammed bin Farhan Al Saud. Fonte ouvida pelo NYT afirma que a pintura foi levada para a Europa depois da compra.

Diane Modestini, professora do Instituto de Belas Artes de Nova Iorque, que trabalhou na restauração da tela atribuída Da Vinci, confirmou que havia uma encomenda para um estudo da obra, a ser realizado em Zurique, mas que acabou por ser cancelada.

No ano em que se assinala o 500.º aniversário da morte do ícone do Renascimento, uma das suas escassas obras encontra-se desaparecida. O desaparecimento de Salvator Mundi reacendeu a velha polémica sobre a sua autenticidade, havendo quem sustente que o novo proprietário teme o escrutínio do público, nota ainda o NYT.

É trágico“, lamenta Dianne Modestini. “Privar os amantes de arte e todos os que de alguma forma são tocados por esta pintura de uma obra-prima de tamanha raridade é profundamente injusto”, considera ainda a professora sobre o desapreciamento da obra.

Pintada a óleo em meados de 1500 para o rei francês Luís XII, a obra de Da Vinci, de 45 x 66 centímetros, retrata Jesus vestido com uma túnica renascentista que faz com uma mão um gestão de bênção, enquanto segura na outra mão uma esfera de cristal. O quadro é também muitas vezes mencionado como “uma espécie de versão religiosa de Mona Lisa”.

Em 2017, foi comprado por 450,3 milhões de dólares (401 milhões de euros) pelo príncipe saudita, ficado rotulado como “a obra de arte mais cara do mundo”.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.