O quadro mais caro do mundo pode ser falso

Justin Lane / EPA

“Salvator Mundi”, de Leonardo da Vinci, foi vendido no leilão Christie’s

Um crítico de arte expressou dúvidas sobre a autoria da pintura Salvator Mundi que, logo após ter sido atribuída a Leonardo da Vinci, tornou-se a obra de arte mais cara já leiloada e objeto de maior apreço em menos tempo de história.

O autor Ben Lewis disse que a pintura não foi aclamada como uma obra do mestre italiano consensualmente quando foi examinada por um painel de especialistas anos antes de 2017, quando um príncipe saudita a comprou por mais de 450 milhões de dólares.

De acordo com o The Times, o crítico de arte fez estas declarações no seu recente livro “The Last Leonardo”, cujo título é também o chamado “Salvator Mundi”, por ser a última pintura atribuída a Da Vinci.

Pintada por volta do ano 1500, esta pintura a óleo de nogueira com 45,4 por 65,6 centímetros é considerada a primeira descoberta de uma pintura do famoso pintor florentino desde 1909, a única das suas pinturas em mãos privadas e uma das poucas 20 pinturas a óleo de Da Vinci que estão preservadas até à atualidade.

Lewis afirma que cinco historiadores da arte reviram a pintura em 2008, três anos depois de ter sido descoberta, mas apenas dois determinaram que fosse autêntica. Um deles assegurou que era falso e os dois restantes abstiveram-se de emitir qualquer conclusão.

Segundo o crítica de arte, esta avaliação foi solicitada pela National Gallery of London, que, apesar das dúvidas dos estudiosos, incluiu Salvator Mundi numa exposição em 2011, na qual foi descrita como uma obra de Da Vinci feita sem ajuda dos seus assistentes.

Dada esta indicação, a galeria britânica disse ao The Times que faz sempre “uma consideração cuidadosa antes de incluir qualquer quadro numa exposição”.

Esta não é a primeira vez que especialistas expressam dúvidas sobre estas imagem. Os críticos opinaram que poderia ser um trabalho conjunto: as mãos de Cristo e da esfera cristalina seriam claramente obra de Leonardo, mas uma parte considerável da pintura poderia ser do seu discípulo Giovanni Boltraffio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …