O quadro mais caro do mundo pode ser falso

Justin Lane / EPA

“Salvator Mundi”, de Leonardo da Vinci, foi vendido no leilão Christie’s

Um crítico de arte expressou dúvidas sobre a autoria da pintura Salvator Mundi que, logo após ter sido atribuída a Leonardo da Vinci, tornou-se a obra de arte mais cara já leiloada e objeto de maior apreço em menos tempo de história.

O autor Ben Lewis disse que a pintura não foi aclamada como uma obra do mestre italiano consensualmente quando foi examinada por um painel de especialistas anos antes de 2017, quando um príncipe saudita a comprou por mais de 450 milhões de dólares.

De acordo com o The Times, o crítico de arte fez estas declarações no seu recente livro “The Last Leonardo”, cujo título é também o chamado “Salvator Mundi”, por ser a última pintura atribuída a Da Vinci.

Pintada por volta do ano 1500, esta pintura a óleo de nogueira com 45,4 por 65,6 centímetros é considerada a primeira descoberta de uma pintura do famoso pintor florentino desde 1909, a única das suas pinturas em mãos privadas e uma das poucas 20 pinturas a óleo de Da Vinci que estão preservadas até à atualidade.

Lewis afirma que cinco historiadores da arte reviram a pintura em 2008, três anos depois de ter sido descoberta, mas apenas dois determinaram que fosse autêntica. Um deles assegurou que era falso e os dois restantes abstiveram-se de emitir qualquer conclusão.

Segundo o crítica de arte, esta avaliação foi solicitada pela National Gallery of London, que, apesar das dúvidas dos estudiosos, incluiu Salvator Mundi numa exposição em 2011, na qual foi descrita como uma obra de Da Vinci feita sem ajuda dos seus assistentes.

Dada esta indicação, a galeria britânica disse ao The Times que faz sempre “uma consideração cuidadosa antes de incluir qualquer quadro numa exposição”.

Esta não é a primeira vez que especialistas expressam dúvidas sobre estas imagem. Os críticos opinaram que poderia ser um trabalho conjunto: as mãos de Cristo e da esfera cristalina seriam claramente obra de Leonardo, mas uma parte considerável da pintura poderia ser do seu discípulo Giovanni Boltraffio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …