/

Cientistas desenvolvem bateria de alumínio que carrega em 60 segundos

Um dos maiores problemas que os dispositivos móveis enfrentam atualmente é a duração da bateria. Sejam smartphones, smartwatches o utilizador está sempre condicionado pela capacidade da bateria em manter o aparelho ligado mas esse problema pode estar mais perto de ser resolvido. Agora, cientistas da Universidade de Stanford criaram uma bateria que carrega em 60 segundos.

Segundo Hongjie Dai, professor de química na Universidade, os cientistas criaram uma bateria de alumínio recarregável que pode substituir as atuais fontes de energia como as pilhas alcalinas, que são más para o ambiente e as baterias de lítio que têm tendência a pegar fogo. Segundo o professor a bateria que criaram não se incendiará mesmo que seja perfurada.

A bateria de iões de alumínio contém um ânodo carregado negativamente e um cátodo de grafite carregado positivamente. Os investigadores colocaram estes dois elementos dentro de uma bolsa de polimérico flexível com um eletrólito líquido iónico.

O alumínio sempre foi um material apetecível para o fabrico de baterias, mas sempre foi difícil de trabalhar com ele. É um material barato, não inflamável e com grande capacidade – a dificuldade estava em encontrar os materiais certos para produzir voltagem suficiente após múltiplos ciclos de carregamento.

Outra dos pontos fortes é que mesmo após 7500 ciclos de carga e descarga a bateria não perdeu capacidade, ao contrário das atuais que começam a perder capacidade depois de 1000 ciclos ou até menos.

Esta tecnologia ainda terá de ser melhorada até que possa ser usada em smartphones, já que neste momento a voltagem conseguida é apenas metade da necessária ao funcionamento de um smartphone.

No entanto, promete bastante.

Nelson Paiva, telemoveis.com.pt

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.