Cientistas desenvolvem bateria de alumínio que carrega em 60 segundos

Um dos maiores problemas que os dispositivos móveis enfrentam atualmente é a duração da bateria. Sejam smartphones, smartwatches o utilizador está sempre condicionado pela capacidade da bateria em manter o aparelho ligado mas esse problema pode estar mais perto de ser resolvido. Agora, cientistas da Universidade de Stanford criaram uma bateria que carrega em 60 segundos.

Segundo Hongjie Dai, professor de química na Universidade, os cientistas criaram uma bateria de alumínio recarregável que pode substituir as atuais fontes de energia como as pilhas alcalinas, que são más para o ambiente e as baterias de lítio que têm tendência a pegar fogo. Segundo o professor a bateria que criaram não se incendiará mesmo que seja perfurada.

A bateria de iões de alumínio contém um ânodo carregado negativamente e um cátodo de grafite carregado positivamente. Os investigadores colocaram estes dois elementos dentro de uma bolsa de polimérico flexível com um eletrólito líquido iónico.

O alumínio sempre foi um material apetecível para o fabrico de baterias, mas sempre foi difícil de trabalhar com ele. É um material barato, não inflamável e com grande capacidade – a dificuldade estava em encontrar os materiais certos para produzir voltagem suficiente após múltiplos ciclos de carregamento.

Outra dos pontos fortes é que mesmo após 7500 ciclos de carga e descarga a bateria não perdeu capacidade, ao contrário das atuais que começam a perder capacidade depois de 1000 ciclos ou até menos.

Esta tecnologia ainda terá de ser melhorada até que possa ser usada em smartphones, já que neste momento a voltagem conseguida é apenas metade da necessária ao funcionamento de um smartphone.

No entanto, promete bastante.

Nelson Paiva, telemoveis.com.pt

PARTILHAR

RESPONDER

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …

Trabalhadores da Autoeuropa temem perda de centenas de postos de trabalho

A entidade coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa assumiu hoje, em comunicado, recear a perda de centenas de empregos no parque industrial, que está sem condições para trabalhar sete dias por semana, após a …

Espécies recém-descobertas de anfíbios já estão em risco de extinção

Uma equipa internacional de cientistas acaba de anunciar a descoberta de duas novas espécies e uma nova subespécie de anfíbios perto do Rio Negro, a norte do Vietname, avança o portal IFL Science. As espécies …

BE e CDS rejeitam "paraministros". Só negoceiam com Costa e Centeno

O Bloco de Esquerda e CDS rejeitam negociações com "paraministros", sublinhando que só discutem com membros do Governo, comentando a manchete do Expresso segundo a qual um gestor petrolífero está a assumir esse papel. O semanário …

Países reinventam turismo. No México, hotéis oferecem 2 noites por cada 2 pagas

A pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo o mundo, pôs travão ao turismo mas já há países que preparam a retoma do setor com muitas ofertas e até …