Cientistas desenvolvem bateria de alumínio que carrega em 60 segundos

Um dos maiores problemas que os dispositivos móveis enfrentam atualmente é a duração da bateria. Sejam smartphones, smartwatches o utilizador está sempre condicionado pela capacidade da bateria em manter o aparelho ligado mas esse problema pode estar mais perto de ser resolvido. Agora, cientistas da Universidade de Stanford criaram uma bateria que carrega em 60 segundos.

Segundo Hongjie Dai, professor de química na Universidade, os cientistas criaram uma bateria de alumínio recarregável que pode substituir as atuais fontes de energia como as pilhas alcalinas, que são más para o ambiente e as baterias de lítio que têm tendência a pegar fogo. Segundo o professor a bateria que criaram não se incendiará mesmo que seja perfurada.

A bateria de iões de alumínio contém um ânodo carregado negativamente e um cátodo de grafite carregado positivamente. Os investigadores colocaram estes dois elementos dentro de uma bolsa de polimérico flexível com um eletrólito líquido iónico.

O alumínio sempre foi um material apetecível para o fabrico de baterias, mas sempre foi difícil de trabalhar com ele. É um material barato, não inflamável e com grande capacidade – a dificuldade estava em encontrar os materiais certos para produzir voltagem suficiente após múltiplos ciclos de carregamento.

Outra dos pontos fortes é que mesmo após 7500 ciclos de carga e descarga a bateria não perdeu capacidade, ao contrário das atuais que começam a perder capacidade depois de 1000 ciclos ou até menos.

Esta tecnologia ainda terá de ser melhorada até que possa ser usada em smartphones, já que neste momento a voltagem conseguida é apenas metade da necessária ao funcionamento de um smartphone.

No entanto, promete bastante.

Nelson Paiva, telemoveis.com.pt

PARTILHAR

RESPONDER

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …

Centro Hospitalar Lisboa Norte vai alargar uso de medicamento para fibrose quística a mais cinco doentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, disse hoje que a instituição já usa há cerca de um mês um novo medicamento para a fibrose quística, que poderá chegar em …