Com Florença deserta, as estátuas centenárias “falaram” aos humanos

A cidade de Florença, em Itália, está completamente deserta devido à pandemia de covid-19. Num vídeo, as esculturas centenárias viram, pela primeira vez, a cidade vazia e “falaram”, elogiando a sua beleza.

O vídeo, patrocinado pelo conselho da cidade de Florença, entre outras instituições, é intitulado “Para os humanos, de Florença”. A ideia do estúdio Riprese Firenze era narrar a cidade vazia através da nostalgia causada pelas estátuas, sozinha nas praças, ruas e pontes da capital da Toscana devido à ausência de turistas e locais.

“Que estranho este silêncio, eu não o percebia há anos, as ruas desertas, as cortinas caídas. Nunca teria pensado em dizer algo assim, mas sinto falta daqueles homenzinhos frágeis”, admitem tristemente as esculturas no início das filmagens.

A escultura de Filippo Brunelleschi recorda os turistas que, antes da crise dos coronavírus, admiravam a cidade do alto da imponente cúpula que criaram para a catedral há exatamente seis séculos.

As estátuas na Plaza de la Signoria central também expressam a sua descrença, como a réplica de David de Michelangelo, o Perseus de bronze que triunfantemente segura a cabeça da Górgona Medusa ou Neptuno e os seus tritões que coroam sua fonte.

O busto do artista Benvenuto Cellini aguarda da Ponte Vecchio o retorno dos amantes e o Grão-Duque Ferdinando I, no seu cavalo, confessa que sente falta das crianças que contam as abelhas que decoram o seu pedestal.

Dante Alighieri recomenda ler poesia e refletir sobre o amor durante o confinamento, porque, segudo ele, quando as pessoas voltarem a andar pelas ruas históricas de Florença, as suas estátuas e a sua imensa herança cultural continuarão lá à espera.

O diretor do vídeo, Matteo Gazzarri, explicou, de acordo com o jornal espanhol ABC, que a sua intenção era “construir uma história para mudar” e aproximar a cidade de todo o mundo neste momento de pandemia.

Florença, cujo centro histórico é património da UNESCO desde 1982, é, na sua opinião, “para todos, florentinos de nascimento ou adoção, tuscanos, italianos e estrangeiros”.

O vídeo despede-se com um desejo: “Veremo-nos em breve”, quando a normalidade começar a estabelecer-se em Itália, um país especialmente atingido pelo coronavírus, com mais de 200 mil infeções e mais de 27 mil mortos.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Cabeceiras de Basto recua no desconfinamento. Quatro concelhos podem agora avançar

A ministra Mariana Vieira da Silva apresentou um quadro geral da situação em Portugal e revela que há um concelho que vai recuar no desconfinamento: Cabeceiras de Basto. A ministra de Estado e da Presidência acrescentou …

Aeroporto no Montijo pode levar à perda das principais áreas de alimentação das aves migratórias

Caso o Montijo venha mesmo a receber um novo aeroporto, poderá levar à perda de até 30% das principais áreas de alimentação das aves migratórias que passam o Inverno no estuário do Tejo. A conclusão está …

Príncipe de Liechtenstein acusado de matar Arthur, o maior urso da Roménia

Grupos ambientalistas acusaram um príncipe da família real de Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia, violando a proibição da caça de grandes carnívoros. Em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a ONG romena …

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …