Com Florença deserta, as estátuas centenárias “falaram” aos humanos

A cidade de Florença, em Itália, está completamente deserta devido à pandemia de covid-19. Num vídeo, as esculturas centenárias viram, pela primeira vez, a cidade vazia e “falaram”, elogiando a sua beleza.

O vídeo, patrocinado pelo conselho da cidade de Florença, entre outras instituições, é intitulado “Para os humanos, de Florença”. A ideia do estúdio Riprese Firenze era narrar a cidade vazia através da nostalgia causada pelas estátuas, sozinha nas praças, ruas e pontes da capital da Toscana devido à ausência de turistas e locais.

“Que estranho este silêncio, eu não o percebia há anos, as ruas desertas, as cortinas caídas. Nunca teria pensado em dizer algo assim, mas sinto falta daqueles homenzinhos frágeis”, admitem tristemente as esculturas no início das filmagens.

A escultura de Filippo Brunelleschi recorda os turistas que, antes da crise dos coronavírus, admiravam a cidade do alto da imponente cúpula que criaram para a catedral há exatamente seis séculos.

As estátuas na Plaza de la Signoria central também expressam a sua descrença, como a réplica de David de Michelangelo, o Perseus de bronze que triunfantemente segura a cabeça da Górgona Medusa ou Neptuno e os seus tritões que coroam sua fonte.

O busto do artista Benvenuto Cellini aguarda da Ponte Vecchio o retorno dos amantes e o Grão-Duque Ferdinando I, no seu cavalo, confessa que sente falta das crianças que contam as abelhas que decoram o seu pedestal.

Dante Alighieri recomenda ler poesia e refletir sobre o amor durante o confinamento, porque, segudo ele, quando as pessoas voltarem a andar pelas ruas históricas de Florença, as suas estátuas e a sua imensa herança cultural continuarão lá à espera.

O diretor do vídeo, Matteo Gazzarri, explicou, de acordo com o jornal espanhol ABC, que a sua intenção era “construir uma história para mudar” e aproximar a cidade de todo o mundo neste momento de pandemia.

Florença, cujo centro histórico é património da UNESCO desde 1982, é, na sua opinião, “para todos, florentinos de nascimento ou adoção, tuscanos, italianos e estrangeiros”.

O vídeo despede-se com um desejo: “Veremo-nos em breve”, quando a normalidade começar a estabelecer-se em Itália, um país especialmente atingido pelo coronavírus, com mais de 200 mil infeções e mais de 27 mil mortos.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …