Parlamento chumba suplemento salarial aos profissionais de saúde

Hugo Delgado / Lusa

As propostas do BE, PCP, Chega e de Joacine Katar Moreira para a implementação de suplementos remuneratórios a profissionais de saúde que combatem a covid-19 foi hoje chumbado no parlamento.

A proposta do BE propunha a criação de um suplemento remuneratório de risco “durante o período de prevenção, contenção, mitigação e tratamento de infeção epidemiológica por covid-19, de funções que representem risco acrescido para os trabalhadores” para trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e organismos de administração direta ou indireta do Ministério da Saúde.

O BE pretendia ainda a “proteção social dos beneficiários que se encontrem impedidos, temporariamente, do exercício da sua atividade profissional por ordem da autoridade de saúde, devido a perigo de contágio pelo covid-19″.

O PCP propunha um suplemento remuneratório de 20% do salário base para os trabalhadores que “assegurem serviços essenciais”, relativamente aos dias em que prestem efetivamente atividade, “tendo em conta a exposição ao risco de contágio com covid-19 a que se submetem no exercício das suas funções”.

Ambas as propostas foram rejeitadas com votos contra do PS, abstenção do PSD e CDS-PP, e votos favoráveis de PAN, IL, PCP e BE. As propostas do Chega e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, que iam no mesmo sentido, também foram rejeitadas pelos deputados.

// Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Uma autentica palhaçada estes políticos, primeiro tanto o PPD como o CDS queriam a redução do IVA na electricidade, e agora abstém-se, faz-me lembrar a saudosa Ivone Silva quando dizia com um vestido preto eu nunca me comprometo,querem dar-se bem com Deus e com o Diabo depois admiram-se quando os cidadãos dizem que são todos iguais, vão mas é lamber sabão todos.

  2. Comentários?… Impossível tê-los! Só à estalada! Devia ser como a Polícia: quando precisarem deles não os terem!

  3. Como médico que estive na linha da frente em Março e desde então todos os dias trabalho com pessoas doentes rejeito quer as palmas nas varandas (de quem nos ama quando à minima falha nos apedreja e faz questão de nos tentarem queimar com queixas no livro de reclamações) quer suplementos Covid19 (após 10 anos de vencimento congelado tive um aumento de 4 euros, e somos sortudos porque mutios profissionais por esse mundo afora estão desempregados).
    Deixem os profissionais tentar fazer o melhor que sabem e podem e mantenham a distância fisica e usem máscara. Todos juntos poderemos continuar a luta por uma vida melhor.

    • Muito bem!!
      Continuação de bom trabalho.
      O resto são politiquices para entreter a carneirada!…
      O bastonário da Ordem dos Médicos também gosta desse “circo” – e, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, nem se fala!…

  4. Srs. Doutores voçes só estão a cumprir o vosso juramento e profissão, os policias, seguranças, mulheres de limpeza, enfermeiros auxiliares e todos os outros que não pararam também correm os riscos, quem trabalha nos lares, se vocês merecessem prémio todos estes também mereciam.
    Façam o vosso trabalho, já são bem remunerados, quando vou ao hospital (poucas vezes graças a DEUS) voçes são mais que muitos.
    Mania de Portugal os doutorzinhos são sempre os prioritários. E pergunto eu quem se preocupam com os que ficaram sem trabalho, sem nada, nem comer. Esses são os heróis que tem de sobreviver e dar comer aos filhos.

RESPONDER

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …