Parlamento chumba suplemento salarial aos profissionais de saúde

Hugo Delgado / Lusa

As propostas do BE, PCP, Chega e de Joacine Katar Moreira para a implementação de suplementos remuneratórios a profissionais de saúde que combatem a covid-19 foi hoje chumbado no parlamento.

A proposta do BE propunha a criação de um suplemento remuneratório de risco “durante o período de prevenção, contenção, mitigação e tratamento de infeção epidemiológica por covid-19, de funções que representem risco acrescido para os trabalhadores” para trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e organismos de administração direta ou indireta do Ministério da Saúde.

O BE pretendia ainda a “proteção social dos beneficiários que se encontrem impedidos, temporariamente, do exercício da sua atividade profissional por ordem da autoridade de saúde, devido a perigo de contágio pelo covid-19″.

O PCP propunha um suplemento remuneratório de 20% do salário base para os trabalhadores que “assegurem serviços essenciais”, relativamente aos dias em que prestem efetivamente atividade, “tendo em conta a exposição ao risco de contágio com covid-19 a que se submetem no exercício das suas funções”.

Ambas as propostas foram rejeitadas com votos contra do PS, abstenção do PSD e CDS-PP, e votos favoráveis de PAN, IL, PCP e BE. As propostas do Chega e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, que iam no mesmo sentido, também foram rejeitadas pelos deputados.

// Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Uma autentica palhaçada estes políticos, primeiro tanto o PPD como o CDS queriam a redução do IVA na electricidade, e agora abstém-se, faz-me lembrar a saudosa Ivone Silva quando dizia com um vestido preto eu nunca me comprometo,querem dar-se bem com Deus e com o Diabo depois admiram-se quando os cidadãos dizem que são todos iguais, vão mas é lamber sabão todos.

  2. Comentários?… Impossível tê-los! Só à estalada! Devia ser como a Polícia: quando precisarem deles não os terem!

  3. Como médico que estive na linha da frente em Março e desde então todos os dias trabalho com pessoas doentes rejeito quer as palmas nas varandas (de quem nos ama quando à minima falha nos apedreja e faz questão de nos tentarem queimar com queixas no livro de reclamações) quer suplementos Covid19 (após 10 anos de vencimento congelado tive um aumento de 4 euros, e somos sortudos porque mutios profissionais por esse mundo afora estão desempregados).
    Deixem os profissionais tentar fazer o melhor que sabem e podem e mantenham a distância fisica e usem máscara. Todos juntos poderemos continuar a luta por uma vida melhor.

    • Muito bem!!
      Continuação de bom trabalho.
      O resto são politiquices para entreter a carneirada!…
      O bastonário da Ordem dos Médicos também gosta desse “circo” – e, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, nem se fala!…

  4. Srs. Doutores voçes só estão a cumprir o vosso juramento e profissão, os policias, seguranças, mulheres de limpeza, enfermeiros auxiliares e todos os outros que não pararam também correm os riscos, quem trabalha nos lares, se vocês merecessem prémio todos estes também mereciam.
    Façam o vosso trabalho, já são bem remunerados, quando vou ao hospital (poucas vezes graças a DEUS) voçes são mais que muitos.
    Mania de Portugal os doutorzinhos são sempre os prioritários. E pergunto eu quem se preocupam com os que ficaram sem trabalho, sem nada, nem comer. Esses são os heróis que tem de sobreviver e dar comer aos filhos.

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …