Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

António Cotrim / Lusa

O deputado do Partido Ecologista Os Verdes, José Luis Ferreira, intervém durante o debate quinzenal.

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses.

A proposta do PSD, BE e PAN que previa o alargamento do lay-off aos sócios-gerentes foi chumbada, esta terça-feira, pelos deputados da Comissão de Economia.

No entanto, foi aprovado o fim do teto máximo de faturação exigido para que os sócios-gerentes pudessem aceder ao apoio que está em vigor. A informação foi avançada pelo jornal ECO e, desde então, já foi confirmada por vários órgãos de comunicação.

A ideia inicial era alargar o lay-off simplificado aos sócios-gerentes. A proposta acabou por ser chumbada em Parlamento com o voto contra do PS e a abstenção do PCP e do PEV. PAN, BE, PSD e CDS-PP votaram a favor.

A proposta do PEV previa que caísse o limite máximo de 80 mil euros de faturação para que os sócios-gerentes tivessem direito ao apoio de até 635 euros. De acordo com o Observador, atualmente, o apoio pressupõe um pagamento de, no mínimo, 219,4 euros, mas a proposta do PEV prevê que esse patamar suba para 438,81 euros.

“Estamos muito satisfeitos, andámos de volta desta guerra, já tínhamos questionado o primeiro-ministro em debates quinzenais e em reuniões”, disse José Luís Ferreira, deputado do PEV, ao jornal Público.

Com a aprovação desta proposta, o apoio a conceder aos sócios-gerentes e trabalhadores independentes aumenta. Assim, a base de cálculo passa a corresponder ao valor da remuneração registada como base de incidência contributiva, com o limite mínimo de 438,81 euros.

“O PCP introduziu uma alteração muito simples no texto: eliminou a barreira da faturação. Deixa de existir plafond de faturação no ano anterior que não seja o da lei geral sobre as PME”, explicou Bruno Dias, deputado do PCP, ao Expresso.

As medidas serão ainda submetidas a votação final global, no Parlamento.

Ao Observador, o deputado do PSD Cristóvão Norte diz que o seu grupo parlamentar está “satisfeito pelo facto de ter havido uma solução e de ter sido possível encontrar um compromisso de maioria positiva que alargou a proteção dos sócios-gerentes”.

Os sócios-gerentes das micro e pequenas empresas têm agora direito a um mês de apoio, que pode ser prorrogado por seis meses, calculado com base no desconto feito para a Segurança Social e com retroatividade a 13 de março.

No pacote de medidas inicial de apoio à economia em tempos de pandemia, o Governo não incluiu qualquer apoio para os sócios-gerentes.

Um apoio para estes trabalhadores acabou depois por ser incluído, à semelhança daquele que é o apoio dos trabalhadores independentes (os chamados “recibos verdes”), mas apenas aos sócios gerentes com volume de faturação inferior a 60 mil euros anuais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …

A água é, em simultâneo, dois líquidos num só

O super-resfriamento da água líquida a temperaturas mais baixas do que as alcançadas anteriormente revelou novas evidências de que a água pode existir como dois líquidos diferentes ao mesmo tempo. Uma equipa do Pacific Northwest National Laboratory …

Descoberto novo tipo de planeta no Deserto Neptuniano. Tem um "ano" que dura 19 horas

Uma equipa de cientistas da Universidade do Chile acaba de descobrir um novo tipo de exoplaneta, com um período orbital de 19 horas. Em comunicado, a equipa precisa que o planeta, batizado de LTT 9779 …

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …