//

Chineses fazem arte de protesto contra poluição

A poluição do ar, responsável por fazer muitos chineses saírem de casa a usar máscaras cirúrgicas, está a causar uma onda de criatividade entre os artistas plásticos do país.

A grave poluição da atmosfera tornou Pequim imprópria para viver, diz um relatório da Academia de Ciencias Sociais de Xangai, segundo o qual a poluída capital chinesa é apenas ultrapassada por Moscovo.

Kong Ning, uma artista inspirada pela poluição quotidiana nas cidades da China, viu uma das suas pinturas popularizar-se na internet depois de publicar numa rede social uma imagem a segurar o quadro na Praça da Paz Celestial.

O governo, pouco acostumado a críticas, apagou os tweets de Kong Ning, que mostravam os seus quadros típicos, com personagens que usavam as máscaras cirúrgicas.

A artista diz que, apesar das suas manifestações em público, não é uma dissidente política e apenas ambiciona deixar a sua arte para as gerações futuras.

Outros artistas conhecidos fazem performances públicas que tentam representar a sensação de sufoco causada pelos poluentes.

Mas o tema leva até desenhadores amadores a postar também nas redes sociais chinesas os seus desenhos, com pessoas cobertas por equipamentos para respirar.

marvelous_blue / Wikimedia

-

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.