Poluição está a tornar os chineses inférteis

Augapfel

foto: Augapfel

foto: Augapfel

Os chineses estão a sentir os efeitos negativos na saúde da população após décadas de poluição no país. Segundo informações do Quartz, os chineses estão com cada vez mais dificuldades em ter filhos, por problemas de fertilidade.

O mais recente e preocupante episódio relacionado com as consequência da poluição na China é a situação trágica do índice de fertilidade da população: cerca de 40 milhões de pessoas entre os 20 e os 40 anos possuem dificuldades de fertilização. Trata-se de 12,5% da população do país.

Dois terços dos espécimes de espermatozóides falharam os standards da Organização Mundial da Saúde, revela o Dr. Li Zheng, médico do principal banco de esperma de Xangai.

O sémen na China passou a ser um bem bastante escasso: o “produto” chega a custar cerca de 3.600 euros no mercado negro do país.

Mesmo sendo um dos países mais populosos do planeta, a China possui uma população bastante envelhecida. “Se a China não proteger o ambiente, assistiremos a uma verdadeira catástrofe de infertilidade”, explicou Li Zheng ao Xangai Morning Post.

A China quer mais chineses

Recentemente, o país que possuía uma lei bastante rígida de controle de natalidade, anunciou a flexibilização da política de controle de natalidade, a ‘lei do filho único’.

A nova proposta define que os casais em que um dos pais seja filho único, possam ter até dois filhos, atendendo aos alertas que vem sendo feitos dentro e fora da China de que o rápido envelhecimento da população poderá reduzir a competitividade da segunda maior economia do planeta.

Segundo a lei em vigor, os casais que vivam em áreas urbanas podem ter apenas um filho, enquanto aqueles que vivem em ares rurais podem ter dois, desde que o primeiro seja do sexo feminino.

Adriano Padilha, MA

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tribunal de Contas continua a encontrar lacunas na informação sobre custo das medidas de resposta à pandemia

No seu segundo relatório sobre a execução orçamental das medidas de resposta à covid-19, que cobre o período até 30 de setembro, o Tribunal de Contas vê melhorias no reporte de informação face ao que …

Biden propõe ajuda financeira para as famílias separadas na fronteira com o México

Os EUA poderão vir a pagar transportes, cuidados de saúde, serviços jurídicos e serviços de emprego e de educação aos migrantes que foram separados ao abrigo da estratégia de “tolerância zero” nas fronteiras, disse o …

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há precisamente um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Ex-presidente do Peru forçou esterilizações ilegais para reduzir pobreza no país

O ex-Presidente peruano Alberto Fujimori e os seus ministros da Saúde Eduard Yong, Marino Costa e Alejandro Aguinaga foram acusados esta segunda-feira em tribunal de terem utilizado e forçado a esterilização de mulheres andinas para …

Há um mistério geológico na Sibéria a intrigar os cientistas da NASA

Umas ondulações visíveis na superfície de uma região siberiana próxima ao rio Markha, na Rússia, estão a intrigar os investigadores da NASA. Cientistas da NASA publicaram recentemente um conjunto de imagens no portal Earth Observatory de …

ONU revela provas de envolvimento do Governo russo no envenenamento de Navalny

Especialistas da ONU que investigaram o envenenamento do líder da oposição russa, Alexei Navalny, disseram esta segunda-feira que as provas apontam para um "provável envolvimento" de altos funcionários do Estado russo. As duas investigadoras, que durante …

Saída de Costa e regresso de Passos Coelho "pode mudar de alto a baixo a trajetória da vida política"

Luís Marques Mendes e António Costa Pinto debateram a política nacional pós-pandemia. Convergiram na convicção de que a legislatura chegará ao fim, em 2023, mas uma saída de cena de Costa e um regresso de …

"O próximo Bruno Fernandes?". Pedro Gonçalves em destaque na BBC

"Terá o Sporting encontrado o novo Bruno Fernandes?", pergunta a BBC num artigo em que destaca o papel de Pedro Gonçalves na transformação do Sporting num candidato ao título. As exibições de Pedro Gonçalves não têm …

Tortura e prisões arbitrárias após o 25 de Abril. Marcelo retirou selo de "secreto" ao Relatório das Sevícias

A Presidência da República retirou a classificação de "secreto" ao chamado "Relatório das Sevícias" que analisou os acontecimentos entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, concluindo que houve …

Com a situação "longe de estar tranquila", Temido diz que é prematuro falar sobre reabertura das escolas

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta terça-feira que a situação pandémica em Portugal está "longe de estar tranquila" e por isso considera que ainda não é altura para falar da reabertura das escolas …